segunda-feira, 13 de maio de 2013

Cardápios a Serem Praticados nas Unidades Escolares – Semana de 13 a 19/05/2013

 http://crhsmerjecoando.blogspot.com/

Aviso E/SUBG/CIN de 10/05/2013 (D.O. Rio nº 36 de 10/05/2013p. 51 a 56).
O Coordenador da Coordenadoria de Infraestrutura em atendimento ao Decreto nº 30.863 de 02/07/2009 divulga os cardápios do Programa de Alimentação Escolar a serem praticados na semana de 06 a 12/05/2013.
A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através do Programa de Alimentação Escolar (PAE), atende aos alunos matriculados na rede municipal de ensino, escolas e creches, com cardápios elaborados por nutricionistas, tendo o objetivo de garantir às crianças o acesso a uma alimentação saudável e adequada, que compreende o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura e que promovam a formação de hábitos alimentares saudáveis, levando em consideração o tempo de permanência do aluno na unidade e a faixa etária nas creches.
O planejamento dos cardápios é composto por quatro semanas (semana A, semana B, semana C e semana D) de acordo com o tipo de refeição a ser fornecida. Os cardápios são os mesmos para toda a rede municipal de ensino e a sua execução ocorre de forma alternada, ou seja, as Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) utilizam semanas diferentes, conforme anexos.

(Publicado no Ecoando n.º 29 - 2013)

Decreto institui o programa “Amor de Mãe”

 http://crhsmerjecoando.blogspot.com/

Atos do Prefeito
Decreto nº 37.122 de 10/05/2013 (D.O. Rio nº 37 de 13/05/2013p. 03).
Institui na cidade do Rio de Janeiro o Programa “Amor de Mãe” que assegura que todas as crianças atendidas pela Rede Municipal de Educação desprovidas da presença da mãe no seio familiar estejam contempladas nos programas sociais ofertados pela Prefeitura que promovam o seu desenvolvimento físico, intelectual e social.

(Publicado no Ecoando n.º 29 - 2013)

FIQUE SABENDO - Veja o que muda nas regras sobre reprodução assistida

 http://drauziovarella.com.br/
reproducao assistidaO CFM (Conselho Federal de Medicina) divulgou a nova resolução sobre os procedimentos de reprodução assistida no País. A Resolução CFM nº 2.013/13 estabelece normas para regulamentar a inseminação artificial e a fertilização in vitro, já que no Brasil não existe nenhuma legislação que regulamente a prática da reprodução assistida e ainda destaca a segurança da saúde da mulher e a defesa dos direitos reprodutivos para todos os indivíduos.

Saiba mais

  1. Reprodução assistida

    Gravidez após os 40 pode traze [...]

  2. Entrevista

    Infertilidade

Os médicos que não cumprirem o que a resolução determina podem ser alvo de processo ético e receber punições, que vão desde advertência e suspensão até a cassação do registro profissional.
Para esta revisão, o CFM contou com contribuições dos conselhos regionais de medicina do país e sociedades de especialidades. Em 2010, a resolução já havia passado por uma atualização, após ficar quase 20 anos sem renovação.
Veja como eram as regras e como ficaram após a nova resolução: 
tabela_repropng800

IDÉIAS - BILHETINHOS AVISANDO SOBRE PIOLHOS

http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br

Bilhetes avisando sobre piolho para imprimir - Recados e bilhetinhos sobre piolho para os pais prontos para imprimir 

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiqlP40k_TOKxAKh_W_8dNc3bnqkLMFB5TflxZEnanC4vCu87A4zpJAueeSUSmWTHEkiPuDFamT0hsAjmUP089Eo3ScwJxKtMIYzmOrpB_GJkYTQx_PLyC5jg0u6jCpqCen1ELUxr-pKEg/s1600/BILHETE-PIOLHO.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjMR_J3aB20Ya0DPYKxZ_6UZWLKmM06wJ-z6qm5926lwgu8x6yoLXnBaxpgmL0L8h4cIPgtJCmIN4Dh96buDoGGxVwCY5dhuFE1K8NZBZGYfQ6KgHG719ZFrdoMXv4KygYNeRMR4jG1JyA/s1600/bilhete_piolho.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjefjmtK-YSt8XeuusUgSrQf64kv3u7NwrGIlw9NkW_-KDC4K9B14UoSbzr1YO1hFR9iyH-Y2Dqvm-NddFREDQyKgeNhteyvP8eS5P7Pc9hZsQvVcK_XHt973hic3abm3rpSB4iyr-Ayxw/s1600/007.JPG

ATENÇÃO - REUNIÃO DO PSE COM ESCOLAS DO 2º SEGMENTO






São 2 reuniões uma às 13:30h e outra as 15:00h, veja o convite enviado pra sua escola e verifique o seu horário, mas não deixe de comparecer.
Abçs
Darci

IDÉIAS E ATIVIDADES - SAÚDE BUCAL

0

 http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br

Atividades sobre higiene bucal - atividades sobre a higiene dentária - higiene dos dentinho








 Lembrancinha gravata dos dentes saudáveis



Muito Legal - Projeto Higiene - Sem saúde não há vida

 http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br
❤ESPAÇO EDUCAR❤: Projeto Higiene - Sem saúde não há vida: "SEM SAÚDE NÃO HÁ VIDA" 1- INTRODUÇÃO ...

III SEMINÁRIO TECENDO A REDE DE PROTEÇÃO

FIQUE SABENDO - Compressa quente ou fria: em que situação usar cada uma?

 http://drauziovarella.com.br/
compressaAssim que o corpo sofre um trauma, como uma batida ou uma lesão, não demora muito para  a dor, a vermelhidão e o inchaço aparecerem. Em casos corriqueiros como esses, a ajuda de um especialista é frequentemente substituída pela velha receita caseira: compressa de água quente ou fria. O problema é que nem sempre sabemos qual das duas é a ideal para o problema em questão. Embora ambas sejam excelentes analgésicos locais, fazer a escolha certa aumenta a eficácia do tratamento.
Segundo o Dr. Francisco Collet, médico assistente da Divisão de Emergência Cirúrgica Geral e do Trauma do Hospital das Clínicas de São Paulo, a compressa fria é ideal após quedas, pancadas ou lesões nas articulações, sendo recomendada nas primeiras 48 horas após o ocorrido (veja aqui como baixar o aplicativo de Primeiros Socorros do Dr. Drauzio para saber como proceder em cada caso). “Geralmente tais traumas podem romper alguns vasos, deixando vazar sangue (formando hematomas que causam vermelhidão) ou linfa (formando edemas que causam inchaço). Quando esses vasos se deparam com a temperatura fria da compressa, sofrem espasmos, contraem e diminuem o fluxo dos respectivos fluidos. Com isso, o local lesionado não sofrerá acúmulo de líquido”.

Saiba mais

Já a compressa quente é ideal para situações infecciosas, como aquelas em que há formação de pus (furúnculo, terçol etc.), e para amenizar edemas e hematomas que se formaram após um trauma não tratado em 48 horas. De acordo com a fisioterapeuta Vivian Modolo, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), a água quente tem função contrária à da fria. Ao invés de contrair os vasos, ela dilata, aumentando o fluxo sanguíneo. “Esse efeito acaba contendo o processo inflamatório, pois a grande quantidade de sangue correndo nos vasos acaba recolhendo e purificando os líquidos que vazaram e se acumularam em torno da região afetada após o trauma”. A compressa quente também proporciona relaxamento muscular, o que a torna ideal para tratar dores como torcicolos, e pode ser usada ainda para aliviar desconfortos comuns como dor de dente e cólicas abdominais provocadas pela TPM.
Embora ambas proporcionem alívio, é preciso ficar atento ao seu uso. Tanto compressas quentes como frias podem ferir peles sensíveis e, dependendo da temperatura e do tempo de aplicação, podem até mesmo provocar queimaduras. “O ideal é deixar a compressa sobre a região por no máximo 15 minutos enrolada em um pano para amenizar a temperatura, seja quente ou fria”, recomenda Collet.

SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA E. M. THOMAS JEFFERSON



NSEC: CSF MARCOS VALADÃO

Datas: 10/05/2013;

Local: ESCOLA MUNICIPAL THOMAS JEFFERSON

Horário previsto: de    09:00    às   13:00H

Horário efetivo: de      09:00    às   13:00H


I – Pauta, (Atividade de comemoração de dia das mães)


II – Informes gerais

Presença do CRAS e BAIRRO EDUCADOR.

III – Ações
  1. Já realizadas / responsáveis:

ESCOVAÇÃO SUPERVISIONADA, TRA E LEVANTAMENTO EIDEMIOLÓGICO.

       b: Em curso / responsáveis / prazo:

       APRESENTAÇÃO DE VÍDEOS DAS ATIVIDADES REALIZADAS NA ESCOLA DURANTE O ANO DE 2012 E 2013.
      
                    



       c: Proposta / responsáveis / prazo:

       DESENVOLVER ATIVIDADES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE ATENDENDO OS TEMAS PROPOSTOS PELO PSE EM PARALEO COM ATIVIDADES DE SAÚDE BUCAL.


IV – Materiais / dinâmicas utilizadas:


KITS ODONTOLÓGICOS:
V – Observações:

BOA RECEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS POR PARTE DA ESCOLA (DIREÇÃO, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS) E BOA ADESÃO ÀS AÇÕES POR PARTE DOS ALUNOS.

VI – Anexos


CD CANDIDA REALIZANDO A APRESENTAÇÃO DO SLIDE.





APRESENTAÇÃO DO SLIDE.


CD RODRIGO REALIZANDO LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO.

       BDFBFGFBFBFFF


VII – Próxima reunião

Data: 13/06/2013



Horário: 09h00min AS 13h00min

Local: ESCOLA MUNICIPAL THOMAS JEFFERSON

Pauta: VIOLÊNCIA NO NAMORO.


Responsável pelo preenchimento:

CD CANDIDA LOBO

                                               PSE - SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA


SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA MUNICIPAL ANDRE FONTES PEIXOTO




NSEC: CSF MARCOS VALADÃO

Datas: 09/05/2013;

Local: ESCOLA MUNICIPAL ANDREA FONTES

Horário previsto: de    09:00    às   16:30H

Horário efetivo: de      09:00    às   16:30H


I – Pauta, (LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO)


II – Informes gerais

LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO, TURMAS: 1402, 7701 E 1803.

III – Ações
  1. Já realizadas / responsáveis:

ESCOVAÇÃO SUPERVISIONADA

       b: Em curso / responsáveis / prazo:

       ESCOVAÇÃO SUPERVISIONADA E LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO.

       c: Proposta / responsáveis / prazo:

       DESENVOLVER ATIVIDADES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE ATENDENDO OS TEMAS PROPOSTOS PELO PSE EM PARALEO COM ATIVIDADES DE SAÚDE BUCAL.


IV – Materiais / dinâmicas utilizadas:


KITS ODONTOLÓGICOS:
V – Observações:

BOA RECEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS POR PARTE DA ESCOLA (DIREÇÃO, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS) E BOA ADESÃO ÀS AÇÕES POR PARTE DOS ALUNOS.

VI – Anexos


CD RODRIGO REALIZANDO LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO








CD RODRIGO E CD JOSEANE REALIZANDO LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO




CD RODRIGO REALIZANDO LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO.

       BDFBFGFBFBFFF


VII – Próxima reunião

Data: 06/06/2013

Horário: 09h00min AS 16h30min

Local: ESCOLA MUNICIPAL ANDREA FONTES
Pauta: LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO.

Responsável pelo preenchimento:

CD RODRIGO MOTTA

 PSE - SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA