quarta-feira, 18 de abril de 2012

Cadastro de doadores de medula óssea oferece oportunidade única de salvar vidas

http://www.blog.saude.gov.br/
Cadastro de doadores de medula óssea oferece oportunidade única de salvar vidas:
Pacientes com doenças que afetam as células do sangue, como leucemia e linfoma, esperam por alguém que possa lhes devolver a esperança de uma vida normal. Para os que sentem necessidade de fazer algo por essas pessoas, existe uma opção. Basta se cadastrar no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) e se tornar um possível doador. Quando um paciente necessita de transplante e não possui um doador na família, esse cadastro é consultado. Se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação.
Flávia Piovani Afonso, 27 anos, estudante de Engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é um exemplo a ser seguido. Em 2005, ela se cadastrou no Redome durante uma campanha de doação de sangue do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) na universidade. Um ano depois, foi procurada pelo INCA. Ela era compatível com uma pessoa que esperava pela doação de medula óssea. “Eu tinha medo, tinha dúvidas, não sabia se exatamente o que iam tirar de mim. Depois que fui orientada, entendi o que aconteceria e fiquei tranquila”.
Comuns a outros doadores, o sentimento de solidariedade e a chance de proteger uma vida marcaram a trajetória de Flávia. “Se tivesse que fazer de novo, eu faria. Não dói nem tira pedaço. Você saber que ajudou a salvar uma vida é uma sensação única”, conta a estudante. “Minha mãe até hoje fala sobre a importância da doação que fiz. Eu costumo lembrar aos que estão próximos que a gente nunca sabe se amanhã um de nós também irá precisar de um transplante”.
O transplante de medula óssea é um procedimento no qual o doador se submete à retirada de um líquido que ocupa o interior dos ossos. Para a realização do procedimento, é necessária a compatibilidade entre as células do doador e do receptor, que é, em média, de uma em 100 mil.
A doação pode ser feita de três maneiras. A mais comum é por meio de punções, realizadas em centro cirúrgico, sob anestesia, com agulhas nos ossos posteriores da bacia, onde é aspirada a medula. Retira-se um volume de medula do doador de, no máximo, 15%. O procedimento não causa qualquer prejuízo à saúde. Existe também a doação por sangue periférico, que foi o caso da estudante Flávia, e com o sangue de cordão umbilical, após consulta no Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (BSCUP).
Amélia Trindade, nefrologista e coordenadora substituta do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde, explica que o método de punção é o mais comum porque garante o sucesso do tratamento. “A captação periférica é mais segura, porém demora um pouco mais e nem sempre é efetiva. Por isso, a grande maioria das equipes faz a coleta pelo osso. Essa decisão não é do doador, é resultado da avaliação de diversos fatores feita pela equipe médica”, afirma. De acordo com Amélia Trindade, este método é seguro e não provoca dor porque é feito sob anestesia. “Temos no Brasil o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo. São quase 2 milhões e 700 mil pessoas cadastradas”, afirma.
De acordo com o INCA, o número se deve aos investimentos e campanhas de sensibilização da população, promovidas pelo Ministério da Saúde. Essas campanhas mobilizam hemocentros, laboratórios, ONGs, instituições públicas e privadas e a sociedade em geral. Desde a criação do Redome, em 2000, o Sistema Único de Saúde (SUS) já investiu R$ 673 milhões na identificação de doadores para transplante de medula óssea. Os investimentos cresceram 4.308,51% de 2001 a 2009.
Seja um doador - Para se cadastrar, basta que o candidato tenha entre 18 e 55 anos e apresente boa saúde. O cadastro pode ser feito em um dos hemocentros dos estados. Na ocasião, será feita a coleta de uma amostra de sangue de 5 ml para testes que determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente.
Os dados são inseridos no cadastro do Redome e, sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada. Uma vez confirmada, o doador será consultado para decidir quanto à doação. É recomendado, no entanto, que o candidato à doação esteja ciente do que se trata ao fazer o cadastro para evitar desistências ao ser convocado.
Fonte: Samuel Bessa/ Comunicação Interna do Ministério da Saúde

PSE NSEC 06 - Dores de cabeça podem estar ligadas à articulação que movimenta a boca

http://www.blog.saude.gov.br/
Dores de cabeça podem estar ligadas à articulação que movimenta a boca:

Foto: Corbis Images
Como diferenciar dor de cabeça ou enxaqueca de outros problemas que apresentam sintomas parecidos? É o caso dos distúrbios ligados à ATM, articulação temporomandibular, responsável pela movimentação da boca. A maioria das pessoas não associa a dor de cabeça com algum problema na boca. Com isso, o tratamento não é realizado e a doença piora.
Segundo o coordenador da Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, uma das causas é o bruxismo, o ranger dos dentes enquanto a pessoa dorme e com o tempo gera o desgaste na superfície dos dentes. Pucca explica que essa articulação funciona como um amortecedor, por isso, é importante ficar atento a alguns sinais: ”Reparar se a articulação, quando você abre e fecha a boca, causa um estalo. Isso é um sinal de que pode estar iniciando algum tipo de problema nessa articulação. Quer dizer, se for só o estalo não há problema na medida em que não esteja acompanhando de dor, mas se a dor é persistente, se o diagnóstico é difícil, nós recomendamos também que a busca dessa causa pode ser um problema nessa articulação.”
O coordenador conta que o tratamento vai depender do diagnóstico de cada paciente: “Às vezes é preciso colocar o que nós chamamos de placa de mordida, que é uma placa que a pessoa dorme com ela para evitar que ela ranja os dentes durante à noite. Em quadros mais graves, às vezes, até pode ser indicado uma cirurgia, mas evidente isso em quadros mais avançados.”
Pucca afirma ainda que um problema na ATM pode levar a uma dor de cabeça crônica. Por esse motivo, reforça a importância da pessoa buscar orientação médica e odontológica para que o problema seja resolvido.
Fonte: Hortência Guedes / Web Rádio Saúde

Transplante de medula óssea é a esperança de portadores de leucemia

http://www.blog.saude.gov.br/
Transplante de medula óssea é a esperança de portadores de leucemia:

Pedro busca um doador de medula óssea compatível. Foto: Blog Casa do Pedro
Pedro tem um ano e sete meses de vida e já passou por muita coisa. Próximo ao primeiro aniversário, ele foi diagnosticado com leucemia (doença maligna que atinge os glóbulos brancos e não tem origem conhecida) e desde então busca um doador compatível.
Aos seis meses de vida começaram os primeiros sintomas. As alergias comuns desde o nascimento se tornaram mais severas. Pedro aprendeu a andar, mas logo a doença o fez parar. Os primeiros atendimentos médicos foram realizados na rede privada, entretanto, assim que o diagnóstico da leucemia foi comprovado, o pequeno foi encaminhado para atendimento no Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira, do Hospital da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPMG/UFRJ).
A mãe de Pedro, Júlia Ribeiro, contou ao Blog da Saúde que ao chegar ao hospital já havia uma equipe médica à espera do bebê. “A maior parte do sucesso no tratamento do Pedro se deve ao atendimento recebido. No mesmo dia que ele chegou ao hospital já recebeu o medicamento que fez com que, quatro dias depois, os leucócitos já tivessem praticamente em níveis normais”.
Depois de feito um estudo sobre o tipo de leucemia que atinge Pedro, e comprovada a necessidade de um doador de medula óssea, ele foi inscrito no Sistema Nacional de Transplantes. Os pais, que não são doadores compatíveis, começaram a usar as redes sociais para incentivar outras pessoas a se cadastrarem no sistema e assim acharem uma pessoa compatível com Pedro.
Por meio do blog casadopedro.blogspot.com os pais do pequenino informam sobre o tratamento, dão dicas a outros pais, e fazem campanha em busca angariar mais doadores de medula. “Qualquer pessoa do mundo pode ser compatível com meu filho, mas a gente só vai saber se for atrás, buscar e fizer campanha”, ressalta Júlia.
Mas há pouco tempo a família passou por um drama. Em dezembro foi encontrado um doador compatível para o Pedro, e os exames pré-transplante começaram em janeiro. Porém, o doador desistiu do procedimento e Pedro continua a fazer a quimioterapia para combater a doença. Júlia ainda não entende direito o motivo da desistência. “É difícil a gente pensar que a pessoa desistiu”.
Atualmente Pedro está no final do processo quimioterápico. Mesmo tendo que ficar recluso em casa e passando por uma fase delicada da doença, ele já está mais forte e com os cabelos voltando a crescer. Júlia está grávida novamente e a esperança é de que o irmãozinho que está por vir possa ajudar na cura de Pedrinho.
Como se tornar um doador de Medula Óssea – Atualmente o Brasil possui o terceiro maior banco de doadores de medula do mundo. Para se tornar um doador de medula óssea basta ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado de saúde. É possível se cadastrar nos Hemocentros de todo o país.
Foi assim que a estudante Flávia Piovani se tornou doadora de medula óssea. Quando passou para engenharia na UERJ, em 2005, o trote proposto aos novos alunos era que todos fizessem uma doação de sangue e se cadastrassem voluntariamente como doadores de medula óssea no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME). “Em 2006 o Inca (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva) me ligou dizendo que tinha um receptor e que eu podia ir lá para fazer os exames. Fui até o Inca e fiz mais um exame de sangue, para um estudo mais aprofundado e então comecei o processo”.
Existem três tipos de doação de medula: o de coleta de medula direto do osso da bacia, transplante de sangue periférico e o de utilização de cordão umbilical. A equipe médica é que define qual o melhor jeito de realizar a doação. O método mais comum é o de coleta da medula direto do osso. Neste procedimento fica garantida a quantidade suficiente de medula para realização do transplante. Este procedimento é feito em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação por um mínimo de 24 horas. Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana.
O método escolhido por Flávia foi o do sangue periférico. Nele é feito uma filtragem do sangue, por meio de hemodiálise e de medicamentos, para limpeza e produção de glóbulos brancos suficientes para a doação.  “Enquanto eu tomava os remédios eu tive alguns sintomas como dores na lombar e dor de cabeça, mas nada que me prejudicasse”, ressalta a doadora.
A coordenadora substituta do Sistema Nacional de Transplantes, Amélia Trindade, explica que o método do sangue periférico é um pouco mais demorado porque tem que captar estas células do sangue. “Este método é o mais seguro de sucesso, porém nem sempre é efetivo”.
Flávia contou que não conheceu a pessoa para quem doou, mas que se sentiu muito orgulhosa em saber que ajudou a salvar uma vida. “Eu tinha muito medo, muitas dúvidas, eu não sabia se o que iam tirar de mim me faria falta. Hoje, eu tenho certeza que não me faz falta alguma. Depois de duas semanas eu voltei para fazer alguns exames para ver se depois da doação estava tudo normal. Estava tudo certinho. E eu posso ir lá outras vezes: quem sabe eu não dou a sorte de ser doadora de outra pessoa de novo?!”.
O transplante de medula óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue.
Ilana Paiva / Blog da Saúde

As redes sociais do cérebro

http://drauziovarella.com.br/
As redes sociais do cérebro:
A evolução do cérebro humano esteve associada às demandas da complexidade do ambiente social.
Provavelmente válida também para os demais primatas, essa ideia tem sido testada em sistemas experimentais. Nesses trabalhos, surgiram evidências de que determinadas regiões do cérebro são mais desenvolvidas em pessoas que mantém contato com maior número de parentes, amigos e colegas de trabalho.
Não sabemos, entretanto, se existe relação de causa e efeito entre essas variações anatômicas e a capacidade de estabelecer relacionamentos interpessoais. Em outras palavras, não sabemos se a interação com maior número de personagens cria novos neurônios e conexões que hipertrofiam determinadas partes do cérebro ou se indivíduos nos quais essas áreas são naturalmente hipertrofiadas têm mais habilidade para criar laços sociais.
Dois estudos publicados em 2009 demostraram que estímulos sensoriais e motores provocam alterações na anatomia do cérebro, mesmo na vida adulta. Por exemplo, aprender a usar uma nova ferramenta aumenta a densidade da massa cinzenta em certas regiões cerebrais dos macacos Rhesus.
Massa ou substância cinzenta é a camada de 2 mm a 6 mm que envolve a parte mais externa dos hemisférios cerebrais, como se fosse uma casca (daí o nome córtex cerebral). Nela estão localizados os corpos dos neurônios (os axônios), enquanto seus prolongamentos (os dendritos) penetram a substância branca para conectar-se uns aos outros (as sinapses).
A integridade dos neurônios do córtex é essencial para a coordenação do pensamento, dos movimentos voluntários, da linguagem, da percepção e do julgamento.
Em Oxford, Jérôme Sallet e Matthew Rushworth realizaram um experimento com macacos Rhesus, para testar se o agrupamento altera a concentração de neurônios em estruturas ligadas ao controle de uma variedade de características envolvidas na convivência em sociedade.
O experimento foi realizado com 23 macacos (14 machos e 9 fêmeas) com 4,3 anos de idade, em média, alojados ao acaso em ambientes com dois a sete indivíduos. Apenas um ficou em local separado.
Depois de passar em média 15 meses em seu grupo, cada animal foi submetido à ressonância magnética para avaliar a configuração anatômica do cérebro, e confrontá-la com as características das interações grupais.
Os macacos mantidos em ambientes com maior número de indivíduos apresentaram hipertrofia da massa cinzenta em diversas partes do córtex do lobo temporal, que incluíam o sulco temporal superior. Neurônios desse sulco estão envolvidos no reconhecimento de faces, nos movimentos voluntários e na curiosidade pelo objeto da atenção alheia.
É provável que a hipertrofia cinzenta do sulco temporal superior tenha surgido em resposta à necessidade crescente de decodificar expressões, gestos e movimentos, à medida que aumentam o número e complexidade dos contatos interindividuais.
No ano passado, o grupo de Geraint Rees, da Universidade de Londres, mostrou que a densidade de massa cinzenta presente nesse mesmo sulco, em humanos, é proporcional ao número de participantes inscritos em suas redes no Facebook.
Nos animais alojados em grupos mais numerosos, a ressonância também revelou aumento de volume da massa cinzenta na amídala, estrutura situada na profundidade do lobo temporal, intimamente ligada às emoções.
Sob o comando da amídala, decidimos para que indivíduos e eventos devemos dirigir a atenção. Numa festa, é ela que nos orienta para evitarmos pessoas desagradáveis e nos aproximarmos das mais simpáticas.
Nos macacos que pertenciam aos grupos maiores houve ainda hipertrofia do córtex pré-frontal, área ligada à “teoria da mente”, isto é, ao reconhecimento de que outros podem ter intenções e valores diferentes dos nossos. O animal com maior volume de massa cinzenta pré-frontal tende a ser dominante.
Estudo publicado em 2011 revelou que a densidade de massa cinzenta na região pré-frontal humana, também está associada à hierarquia social.
Embora modificações na configuração das áreas descritas possam não ser a causa, mas simples consequência da complexidade dos relacionamentos interpessoais, está cada vez mais evidente que o cérebro é uma ferramenta social.

PSE NSEC 06 - Higiene íntima da mulher

http://drauziovarella.com.br/
Higiene íntima da mulher:
Tanto quanto escovar os dentes e tomar banho, a higiene íntima deve fazer parte do cuidado pessoal diário. Além de eliminar odores, o asseio previne infecções e a proliferação de fungos, sobretudo nas mulheres, que têm anatomia genital mais recolhida.
A vagina possui proteção natural, promovida por uma população de bactérias do grupo Lactobacillus casei, que formam a chamada flora vaginal. Esses lactobacilos têm a função de converter a lactose e outros açúcares simples presentes na região em ácido láctico. Assim, o  pH (medida do nível de acidez) na região fica ácido, impedindo que  fungos e bactérias se proliferem, já que esses micro-organismos não conseguem sobreviver à acidez. Entretanto, sozinhos, os lactobacilos não conseguem proteger totalmente a vagina, e por isso faz-se necessária uma boa higiene adicional.
Embora muitos achem que tais cuidados são hábitos disseminados entre as mulheres o Dr. Paulo César Giraldo, professor titular de ginecologia da Unicamp, afirma que muitas delas não costumam limpar adequadamente as partes íntimas, ora por vergonha de se tocar, ora por não achar necessário. “Isso é uma falha, já que a proliferação de fungos e bactérias na vulva gera coceiras, irritações e corrimento”.
Mas atenção: higiene íntima não quer dizer higiene interna. A limpeza deve concentrar-se na região da vulva, sem ser direcionada para a vagina. “Comparada aos pequenos e grandes lábios, essa região possui menor acúmulo de gordura, portanto não há necessidade de higienização mais intensa, já que a adiposidade presente é suficiente para manter a vagina umidificada e não favorece o acúmulo de  sujeira. Além disso, essa região possui pH menos ácido (quanto mais ácido, maior o controle de bactérias e fungos) e o nível de acidez pode ser comprometido pelos jatos de água e por sabonetes alcalinos, eliminando a  proteção natural e facilitando a proliferação de micro-organismos nocivos”, explica Dr. Paulo.
A recomendação é que a higiene deve ser feita três vezes ao dia, de preferência com água, sabonete especial e usando somente os dedos. Esponjas, cotonetes ou qualquer outro apetrecho devem ser descartados, pois podem raspar a vulva e provocar ferimentosOs dedos oferecem maior mobilidade na hora da limpeza, o que é bastante importante para lavar o clitóris e retirar todo o esmegma, um resíduo branco formado pela combinação de células epiteliais, óleo e gordura genital. Na vulva, os movimentos devem ser leves e circulares. Depois, com os dedos na horizontal, a limpeza deve ser feita da vagina para o ânus, para que não haja contato do material retal com o genital”, explica Dr. César Fernandes, presidente da Sogesp (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo).
Outra observação vai para o tipo de sabonete escolhido. Dr. Giraldo ressalta que as mulheres devem optar pelas versões feitas especialmente para a higiene íntima feminina. Esses produtos possuem o pH necessário (em torno de 5 ou 6) para manter a região equilibrada e evitar a proliferação de fungos e bactérias. Também deve ser dada preferência aos sabonetes líquidos, visto que os em barra são mais alcalinos e facilitam a contaminação, pois a mesma superfície acaba sendo compartilhada por diversas pessoas.
Nos casos em que uma rotina movimentada não permite o asseio constante, aconselha-se a limpeza com lenços umedecidos, para que restos de papel e sujeiras orgânicas não fiquem acumulados na vulva. “Prefira os lenços sem perfume, pois a fragrância pode irritar a pele. Vale lembrar que mesmo os lenços perfumados são mais adequados que o papel higiênico, que pode arranhar a vulva”, explica o Dr. Giraldo.
Os seios também merecem atenção especial na hora do banho. “Deve-se passar sabonete e secar muito bem a parte de baixo, nas ‘dobrinhas’, para que não fiquem sujos e úmidos, facilitando a proliferaçãode bactérias”, explica o Dr. Fernandes.
Durante a menstruação, uma das dicas mais importantes é remover constantemente os coágulos de sangue que se instalam na vulva.Em relação ao tempo de troca dos absorventes, ambos os especialistas defendem a mesma opinião: devem ser trocados de acordo com o fluxo menstrual da mulher. Caso seja intenso, a troca deve ser constante, preferencialmente de hora em hora.
Não é recomendável que o mesmo absorvente seja utilizado por muito tempo. O uso contínuo pode causar até isquemia, que é a interrupção de circulação sanguínea na região. Os absorventes do tipo interno só devem ser utilizados em ocasiões específicas, como na praia, por exemplo.
As peças íntimas (calcinha e sutiã) podem ser importantes aliados para manter o órgão sexual feminino seco e protegido. Os tecidos ideais são os mais arejados e com menor capacidade de absorver produtos de limpeza, como o sabão em pó utilizado para lavar as roupas. Ao contrário do que dizem, nem sempre o algodão é o melhor tipo de tecido para peças íntimas.  Apesar de serem mais macios e confortáveis, o que é ideal para praticar esportes, o algodão absorve mais resíduos do que outros materiais. Caso a mulher transpire bastante, resíduos do sabão utilizado na lavagem da roupa íntima podem ser liberados e acabar irritando a região.
Outra dica é usar roupas que permitam maior ventilação para a vagina, como saias e vestidos. No caso dos sutiãs, é melhor evitar os que possuam arame na parte inferior e os meias taças. Apesar de modelarem os seios, as peças desse tipo podem machucar a parte de baixo dos seios e, por serem mais vedados por conta do ferro, facilitam a proliferação das bactérias. O sutiã tem que ser firme, mas sem causar muita compressão.
Assim como a falta de higiene, o excesso de limpeza também pode trazer problemas. Os cuidados não devem levar mais de três minutos, caso contrário pode haver ressecamento e traumatismos na região vaginal. Em alguns momentos, como no período menstrual, depois de exercícios físicos e no pós-parto, o asseio deve ser feito com mais frequência , já que a região fica mais úmida, mas sempre com cautela, pois trata-se de uma região muito sensível.
Infecções consequentes
As três infecções genitais mais comuns decorrentes de falta de higiene são a tricomoníase, causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis, a garnderella, consequência da superpopulação de bactérias do tipo Gardnerella vaginalis, e, a mais conhecida, a candidíase, originada pelo fungo Candida albicans.
Os sintomas das infecções são facilmente percebidos e bastante parecidos. Geralmente, há corrimento intenso, de cor amarelada ou esverdeada, odor desagradável, prurido, coceira e, muitas vezes, sujeiras e manchas brancas, semelhantes à nata de leite, nas paredes da vulva.


Dicas de Professor... Cineclube nas Escolas

http://conexaodasartes-sme-rj.blogspot.com/
Dicas de Professor... Cineclube nas Escolas:
DICAS SIMPLES PARA OS NOVOS CINECLUBISTAS DA REDE


Profª Ana Canavitsas*, na Sala do Cineclube de sua escola
(E.M. João Lyra Tavares)

"Vai aí uma dica pra quem quer incrementar o espaço [do Cineclube de sua escola].
Usei TNT preto nos murais e colei os cartazes de filmes da Multiro.
Depois vou colocar fotos de produções de filmes de nossa Escola".



O espaço da exibição sendo preparado...


Detalhe do mural do cineclube da E.M. João Lyra Tavares
(TNT preto e cartazes de filmes da MultiRio)



Postado por: Imaculada Conceição M. Marins
Fotos e dicas de: Ana Canavitsas, álbum do grupo "Movimento Cineclubista", Facebook.

PSE - SAÚDE MENTAL Emergência Psiquiátrica inicia no Hospital Municipal Lourenço Jorge - RJ


http://saudementalrj.blogspot.com/
Emergência Psiquiátrica inicia no Hospital Municipal Lourenço Jorge - RJ:
Na direção da reforma psiquiátrica Brasileira, no dia 16 de abril de 2012 foi aberto o serviço de emergência psiquiátrica no Hospital Municipal Lourenço Jorge. A unidade já contava com serviço de saúde mental que foi acrescido de recursos humanos para dar conta desta nova tarefa. Esta ação muda o fluxo da assistência à população nas áreas 4.0, 5.1, 5.2 e 5.3, que irá dispor de assistência também clínico-cirúrgica já realizada pela emergência do Lourenço Jorge, além da porta de entrada em saúde mental. Há 4 leitos para os pacientes que precisarem permanecer no serviço em caráter de curta permanência.

O Hospital Jurandyr Manfredini, historicamente a emergência responsável pelo atendimento de emergência em psiquiatria das mesmas áreas, passará a ser exclusivamente a unidade de retaguarda para os pacientes que precisarem de  internação.

EPIDEMIA DE DENGUE NO RIO DEVE SER ANUNCIADA EM BREVE, DIZ SECRETÁRIO

http://cvasrio.blogspot.com/
 EPIDEMIA DE DENGUE NO RIO DEVE SER ANUNCIADA EM BREVE, DIZ SECRETÁRIO:
Hans Dohmann diz que meses de abril e maio são os mais críticos. Em relação à mortalidade, o resultado é inferior ao ano passado.

clique aqui e assista a entrevista
A prefeitura do Rio deve confirmar, nas próximas semanas, uma epidemia de dengue na capital fluminense, segundo o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann. “Com certeza confirmaremos a epidemia nas próximas semanas, isso está cada vez mais claro, como a gente anunciou desde o ano passado. Por isso, uma série de medidas foram tomadas. Em relação à mortalidade, aí sim a gente está com um resultado muito inferior em relação ao ano passado e em relação a epidemia de 2008”, afirmou o secretário em entrevista ao Bom Dia Rio.

Segundo o último balanço da secretaria de Saúde.Já são mais de 53.600 casos de dengue no estado.  Dez pessoas morreram, sendo 9 no município do Rio de Janeiro. De acordo com Dohmann, neste momento é preciso ter atenção dobrada, pois os meses de abril e maio são os mais críticos. “O grande momento agora são os próximos meses agora de abril e maio, onde os maiores números de casos vão se concentrar”, afirmou. Segundo a prefeitura do Rio, três regiões da cidade vivem um surto da dengue. A população dessas três áreas é de 1,7 milhão pessoas, mais de um quarto dos moradores do Rio.
Segundo Dohmann, é fundamental combater os focos, lembrando que dois terços das contaminações se dão em ambiente residencial. “ A qualquer sintoma, procurar os postos de saúde, as clínicas da família, os pólos de atendimento à dengue, logo no início, para que a gente possa iniciar o tratamento o mais rápido possível”, explicou o secretário. 

A prefeitura do Rio divide a cidade em áreas de planejamento. Em 3 delas já existe surto o doença, que é quando há mais de 300 casos por 100 mil habitantes em um único mês. Na região de Campo Grande, na Zona Oeste, que envolve outros quatro bairros, são mais de 657,5 casos por 100 mil habitantes. Na área de planejamento de Irajá, Madureira, Anchieta, Pavuna e outros 25 bairros, são 516,9 casos por 100 mil habitantes. Na região de Bangu, Realengo e mais 8 bairros a proporção supera 300 casos por 100 mil habitantes. Em todos esses bairros a prefeitura aumentou em 30% o número de funcionários nos pólos de atendimento a dengue, específicos para o tratamento da doença.

O número de casos identificados de janeiro até a semana passada ainda é bem menor que em 2008, quando ocorreu a última epidemia de dengue. Em 2008 foram registrados 92.737 casos de dengue, contra 40.252 identificados este ano. Mas já supera a quantidade registrada no mesmo período do ano passado, quando foram registrados 38.550.

De acordo com o secretário, como a prefeitura identificou essa possibilidade de epidemia, foi possível fazer um planejamento. “A gente vem reforçando, além desses 30%, ontem aumentamos a quantidade de auxiliares nos postos, para termos mais agilidade”, disse Dohmann, ressaltando que no próximo final de semana será realizada uma ação específica nas áreas que estão com surto de dengue.

Disponível em: <http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/04/epidemia-de-dengue-no-rio-deve-ser-anunciada-em-breve-diz-secretario.html>.Acesso em: 18 abr. 2012

Estudo revela o impacto da exposição de crianças a cenas de sexo e violência na TV

http://portal.aprendiz.uol.com.br/

Estudo revela o impacto da exposição de crianças a cenas de sexo e violência na TV:

Classificação indicativa pode ser uma saída para evitar que crianças e adolescentes assistam a esse tipo de conteúdo.
A Andi -Comunicação e Direitos e o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social publicaram o documento “Mídia e infância: o impacto da exposição de crianças e adolescentes a cenas de sexo e violência na televisão” que, em dez páginas, faz o levantamento dos principais estudos elaborados em diversos países sobre o tema.
A pesquisa apresenta estudos sobre os impactos da exposição de crianças e adolescentes a cenas televisivas de sexo e violência desenvolvidas há várias décadas em diversos países. A conclusão é que, majoritariamente, o contato regular de garotos e garotas com conteúdos inadequados pode levar a sérias consequências, como comportamentos de imitação, agressão, medo, ansiedade, concepções errôneas sobre a violência real e sexualização precoce.
Veja a íntegra do documento:

O documento apresenta resultados de estudos realizados na Holanda, Canadá, Alemanha e Suécia, mas dedica a maioria de suas páginas a pesquisas realizadas nos Estados Unidos, onde, nos últimos 40 anos, foram realizadas mais de 3.500 pesquisas sobre os efeitos da violência na televisão sobre os espectadores.
Um dos estudos norte-americanos levantados pelo documento foi o longitudinal realizado por pesquisadores da Universidade de Michigan, que relaciona a exposição de crianças à violência na TV e seus comportamentos agressivos e violentos no início da fase adulta. A pesquisa mediu em 1977 os hábitos de 557 crianças de Chicago em relação aos meios de comunicação, especialmente ao consumo de programação televisiva violenta. Após 14 anos ouviu 329 daquelas crianças, já adultas, com idades entre 20 e 22  anos, e verificou que uma maior exposição a conteúdos violentos transmitidos pela tevê durante a infância foi capaz de predizer um maior nível de agressão na vida adulta, independentemente do quão agressivos os participantes eram quando crianças.
“O constatado pela equipe de pesquisa de Michigan é que mesmo crianças que não eram  agressivas na infância – e de todos os estratos sociais – ao terem sido expostas a um  volume expressivo de conteúdos televisivos violentos durante esse período acabaram por apresentar maior probabilidade de se tornarem adultos agressivos”, cita o documento.
O estudo também apresenta resultados de pesquisas que apontam como efeitos da exposição das crianças à violência na mídia o aumento de comportamentos agressivos, a perda de sensibilidade à violência no mundo real e o crescimento do medo. “O Physician Guide to Media Violence – publicado pela American Medical Association (AMA), em 1996 – alerta que a exposição a um único filme, programa de televisão ou reportagem pode resultar em depressão emocional, pesadelos ou outros problemas relativos ao sono em muitas crianças, particularmente as mais novas. E crianças amedrontadas estão mais sujeitas a se tornarem vítimas ou agressores”.
Classificação indicativa como política pública
Evidências como estas fizeram com que, ao longo das últimas décadas, as principais democracias do planeta adotassem sistemas similares ao da Classificação Indicativa utilizada pelo Ministério da Justiça brasileiro, com o fim de proteger os direitos humanos de crianças e adolescentes expostos ao conteúdo da televisão. “Com a Classificação Indicativa, as programações televisivas passam a dar indicação à família sobre a faixa etária para a qual as obras audiovisuais são recomendadas. Isso porque é um direito inalienável das famílias decidir o que seus filhos podem ou não assistir”, afirma o documento.
A opinião é respaldada por recomendações do Comitê para os Direitos da Criança da ONU e da Unesco, que aconselham os governos nacionais a assumirem atitudes concretas de proteção aos direitos da criança e do adolescente no campo da comunicação de massa. As entidades apontam que fatores como fácil acesso e alto consumo de televisão no país e a evidência que pais e mães trabalharem e permanecerem a maior parte do tempo fora de casa, fortalecem a necessidade de se defender a Classificação Indicativa como uma política pública fundamental para garantir o respeito aos direitos das crianças e dos adolescentes.
“Para os pais poderem cumprir com suas responsabilidades em relação à proteção do processo de desenvolvimento de seus filhos, antes o Estado e as empresas devem fazer sua parte, estabelecendo e obedecendo os limites para a veiculação de conteúdos potencialmente danosos”, recomenda o documento.
(Observatório do Direito à Comunicação)

VOCÊ SABE O QUE A VIGILÂNCIA SANITÁRIA FAZ?

http://smsdc-cms-morrouniao.blogspot.com/
VOCÊ SABE O QUE A VIGILÂNCIA SANITÁRIA FAZ?:
A VIGILÂNCIA SANITÁRIA TRABALHA PARA CUIDAR DE SUA SAÚDE.

A vigilância sanitária é um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir, ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.
A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro vem aperfeiçoando o serviço da Vigilância Sanitária, com a aquisição de novos equipamento, o treinamento de seus servidores e a definição de normas de trabalho, tendo sempre como prioridade a saúde do cidadão carioca.



OFICINA DE PROMOÇÃO DE SAÚDE

http://smsdc-cms-morrouniao.blogspot.com/
Participem!!!

OFICINA DE PROMOÇÃO DE SAÚDE: NOS MESES DE ABRIL, MAIO JUNHO E JULHO COMEÇARÁ AQUI NA NOSSA UNIDADE DE SAÚDE, OFICINAS QUE LEVARÃO A POPULAÇÃO AQUI DO BAIRRO MÉTODOS DE PRODUÇÃO  DE CHÁS, SACHES AROMÁTICOS, XAROPES E XAMPU, TODOS COM ERVAS DA NOSSA PROPRIA LOCALIDADE.

REUNIÃO I - 24/04/2012
ASSUNTO: CHÁS (INFUSÃO, DECOCÇÃO E MACERAÇÃO)
MATERIAIS NECESSÁRIOS: PANELA GRANDE DE INOX, VIDRO OU ESMALTADA com TAMPA, FACAS, COADOR E COPOS

REUNIÃO II - 08/05/2012
ASSUNTO: SACHÊ AROMÁTICO
MATERIAIS NECESSÁRIOS: 1 KG DE SAGU, 20 ML DE ESSÊNCIA, FIXADOR, MICROTULE OU FILÓ, FITA, LINHA MÁGICA, SAQUINHO TIPO CRISTAL, SELADORA E ETIQUETAS.
REUNIÃO III - 19/06/2012
ASSUNTO: CARTELA DE CHÁS (COM PLANTAS MEDICINAIS DO LOCAL)
MATERIAIS NECESSÁRIOS: DUAS FOLHAS DE PAPEL CARTÃO VERDE, 100 SACOS TIPO CRISTAL (PP)5X7 OU 5X8 cm, SELADORA E FITA ADESIVA INCOLOR LARGA.

REUNIÃO IV - 03/07/2012
ASSUNTO: XAROPE I
MATERIAIS NECESSÁRIOS: PANELA GRANDE DE INOX, VIDRO OU ESMALTADA, COLHER GRANDE DE INOX, BACIA GRANDE, FOGÃO, COADOR DE PANO, BECKER PLASTICO COM BICO, 1 KG DE AÇUCAR CRISTAL, 20 VIDROS AMBAR DE 80 ML(com tampa) e 20 ETIQUETAS PARA RÓTULO.

REUNIÃO V - 31/07/2012
ASSUNTO: XAMPU PARA PEDICULOSE
MATERIAIS NECESSÁRIOS: PANELA GRANDE DE INOX, VIDRO OU ESMALTADA, COLHER GRANDE DE INOX, BACIA GRANDE, FOGÃO, COADOR DE PANO, BECKER PLASTICO COM BICO, 200g SABÃO DE COCO RUTH, 20 FRASCOS DE 100ml COM TAMPA E ETIQUETAS.


AÇÃO DO PSE( PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA)

http://smsdc-cms-morrouniao.blogspot.com/
Parabéns Equipe!!!
AÇÃO DO PSE( PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA):
Assista o vídeo do PSE no CMS Morro União:




AMIZADE SE APRENDE NA CRECHE

http://yaraamaral.blogspot.com/

AMIGO É COISA
PRA SE GUARDAR ......

    NOVO AMIGO NA CRECHE: O MENINO MALUQUINHO


ANTES DE IREM CADA UMA PARA SUA SALINHA,
 AS IRMÃS E AMIGAS  DANDARA E KIARA 
 ABRAÇAM -SE E BEIJAM-SE  NUMA EMOCIONANTE DESPEDIDA.






PSE NSEC06 - BOLETIM SEMANAL DA DENGUE Nº 18 - 16/04/12

BOLETIM SEMANAL DA DENGUE Nº 18 - 16/04/12:
O Boletim da Dengue é uma publicação digital enviada toda semana por e-mail para a imprensa com dados como o número de casos notificados, sua distribuição pelas regiões da cidade, a quantidade de atendimentos nos pólos de hidratação, as ações da prefeitura de combate ao mosquito Aedes aegypti, entre outras informações. Consulte os Boletins anteriores e outros indicadores clicando aqui.



1ª EXPOSIÇÃO VIRTUAL - PREFEITURA

http://cvasrio.blogspot.com/
1ª EXPOSIÇÃO VIRTUAL - PREFEITURA:
O site do servidor procura talentos para sua 1ª Exposição Virtual. Participe, você pode ser um deles.

Você ilustra? Fotografa de forma criativa? Produz vídeos inusitados? Chegou a hora de mostrar todo o seu talento em uma galeria de arte virtual aberta especialmente para os servidores da prefeitura, como você.

Nesta primeira etapa, as categorias serão ilustração, fotografia e vídeo. O tema é livre. É só entrar no site Servidor Presente e clicar na notícia Prata da Casa. As informações de como enviar o seu trabalho estão lá.

Aproveite a oportunidade e convide seus colegas de trabalho para também se cadastrarem no site www.servidorpresente.rio.rj.gov.br. Quem sabe você não conhece na prefeitura gente criativa para compartilhar esse espaço de arte com você?

Vamos lá! Participe!

Além do talento para cuidar da cidade, agora o servidor também podem revelar sua alma de artista!

Atividades de alfabetização - Dia do Índio

http://ensinarexigealegria1.blogspot.com/
Atividades de alfabetização - Dia do Índio:












Fonte: arco-ris.blogspot.com.b







http://www.alemdogiz.com

PSE NSEC06 - Pão integral é o que traz mais benefícios à saúde

http://www.blog.saude.gov.br/
Pão integral é o que traz mais benefícios à saúde:

Foto: Corbis Images
Para a maioria dos brasileiros, comer pão é um hábito diário, principalmente no café da manhã. Embora o conhecido pãozinho ou pão francês seja o preferido da população, especialistas ressaltam que o pão integral é o que traz mais benefícios. As fibras contidas nesse tipo de alimento aumentam a sensação de saciedade e ajudam no funcionamento intestinal. Além disso, diferente dos refinados, os grãos inteiros possuem várias vitaminas importantes para o nosso organismo.
A nutricionista do Grupo Hospitalar Conceição, ligado ao Ministério da Saúde, Jaqueline Fink, explica os benefícios do pão integral. “As fibras são carboidratos que resistem à digestão do organismo, que são muito pouco digeridos. Então, elas são excretadas pelas fezes em sua grande maioria e elas geram um grande benefício para a função intestinal e colabora para a prevenção de doenças intestinais do tipo constipação, as diverticulites e até mesmo o câncer de intestino, de cólon, de reto”.
De acordo com a nutricionista, a recomendação internacional de ingestão de fibras é de 30 gramas por dia. Duas fatias de pão integral correspondem a aproximadamente 10% da necessidade diária. Ela dá dicas de quais outros alimentos podem compor essa necessidade. “Nós temos fibras alimentares em frutas e vegetais. Nós temos também no grupo de alimentos chamado de leguminosas, que é o grupo composto pelo feijão, pela lentilha, pelo grão de bico. E dos cereais, os carboidratos, no caso os integrais. E onde nós não encontramos fibras alimentares são nas fontes animais do tipo carnes, leite e ovos.”
A especialista garante ainda que a ingestão diária de fibras pode prevenir doenças como: câncer de mama e de próstata, diabetes, obesidade, além de doenças cardiovasculares.
Fonte: Amanda Mendes / Web Rádio Saúde

CAMINHADA DA SAÚDE

Participe!!
CAMINHADA DA SAÚDE:

A ACADEMIA CARIOCA, O CMSFCV(posto de saúde) E A ESTRATÉGIA DA FAMILIA, CONVIDAM VOCE A PARTICIPAR DA CAMINHADA DA SAÚDE.







OS ALUNOS DA ACADEMIA CARIOCA ESTÃO BUSCANDO A BOA FORMA.

Benefícios da caminhada

Vantagens

- Melhora a circulação e a atividade do coração, além da diminuir os riscos de problemas cardíacos.



- Reduz gorduras localizadas e é excelente para quem é sedentário e quer começar um programa de exercícios.

- Com a caminhada, o risco de lesão é pequeno, já que a atividade é de intensidade baixa.

Riscos

- Os riscos da caminhada são quase que inexistentes. Mas eles podem aparecer se a pessoa não tiver acompanhamento médico ou o ritmo da caminhada for pesado.

- Os batimentos do coração não podem ultrapassar 75% a 80% da freqüência normal.

Observação: para calcular a sua freqüência cardíaca ideal, os médicos costumam recomendar usar a fórmula: 220 - idade = freqüência cardíaca total (100%). Na dúvida, consulte um médico.

- Uma pessoa sedentária corre mais riscos que uma pessoa ativa, tanto na caminhada como em outras atividades físicas.

Período mínimo para fazer efeito

- De três a cinco vezes por semana, 30 minutos ao dia.

- Para quem estiver começando, o ideal é alternar um dia de descanso com um dia de exercício.

Gasto calórico médio

- De 200 a 400 kcal/hora

Observação: A queima das gordurinhas depende do sexo, idade, metabolismo e condicionamento físico da pessoa.

Quem deve fazer

- Todas as pessoas, das mais diversas idades, desde que tenham passado por uma consulta médica.