segunda-feira, 18 de outubro de 2010

DIRETO DO TWITTER

Rioeduca Rioeduca.net
Professor, envie seu projeto,sua performance na maratona e etc para contato@rioeduca.net. Queremos divulgar seu trabalho no portal Rioeduca!

MarizaLomba MarizaLombaPinguelli
RT @imaculadacon @MarizaLomba PROFESSORES DO RIO, AINDA HÁ VAGAS P AS OFICINAS D ARTES CÊNICAS! http://conexaodasartes-sme-rj.blogspot.com/


Rioeduca Rioeduca.net
Para quem ainda não assistiu ao vídeo - pequena homenagem aos professores do Rio... http://bit.ly/92JPpm

MultiRio MultiRio
Daqui a pouco José Lins do Rêgo em Mestres da Literatura. Mais tarde, o nascimento da escrita na História da Palavra. Canal 14, 11h e 12h30.

MultiRio estreia série Cidade Inteligente

Cidade Inteligente discutirá permanentemente questões da cidade, tais como: o urbanismo, o meio ambiente, a história, a cultura e a produção tecnológica, tendo como pano de fundo a educação, presente em todas as fases da vida do ser humano.

No ar todas as segundas-feiras, Cidade Inteligente trará um debate com especialistas, a participação da população em reportagens, minidocumentários e crônicas, que aprofundam e enriquecem o assunto.

A apresentação é da jornalista Vera Barroso, com a participação de Thiago Gomide, que estará em diferentes locais do Rio de Janeiro desvendando o que a população carioca pensa sobre os temas abordados.

O programa de estreia discute se viver em uma grande cidade significa a garantia de uma vida com qualidade. Além disso, reflete sobre a responsabilidade de cada habitante.

LEMBRANDO - INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 20 DE OUTUBRO

Ginásio Experimental Carioca: inscrição para seleção e remoção de professores vai até o dia 20


24/09/2010



A Secretaria Municipal de Educação informa que está aberto o processo de seleção e remoção de Professor I da Rede Municipal do Rio para o Ginásio Experimental Carioca. Os interessados devem se inscrever até o dia 20 de outubro deste ano. As vagas são para jornada de 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias. Os professores que não estiverem sob o regime de 40h semanais terão a jornada complementada por dupla regência. O resultado da seleção será publicado no Diário Oficial do dia 27 de outubro deste ano.



O candidato deve ser Professor I em uma das disciplinas da área na qual pretende atuar: Humanidades (Português, História e Geografia), Exatas (Matemática e Ciências) ou em Educação Física, Artes, Educação Musical e Inglês.



A seleção e a remoção não se aplicam aos professores que já estejam em exercício nos dez Ginásios Experimentais Cariocas. O professor que atua nesses Ginásios, com disponibilidade para cumprir a jornada exigida, permanecerá na unidade, caso seja do seu interesse. Para tanto, basta assinar o Termo de Compromisso que constitui o Anexo I do Edital e entregá-lo na secretaria de sua escola.



Quem se inscrever nesse projeto terá a chance de participar de um processo inovador, com mais tempo de aulas de Português, Matemática, Ciências e Inglês, interdisciplinaridade e uso mais avançado da Educopédia. Além disso, os professores participarão da elaboração de um projeto de vida do aluno, o qual irá ensiná-lo a pensar no futuro e organizar seus estudos.



A relação dos Ginásios Experimentais Cariocas

01ª CRE - E. M. Rivadávia Corrêa
02ª CRE - E. M.Orsina Da Fonseca
03ª CRE - E. M. Bolívar
04ª CRE - E. M. Anísio Teixeira
05ª CRE - E. M. Mário Paulo De Brito
06ª CRE - E. M. Coelho Neto
07ª CRE - E. M. Governador Carlos Lacerda
08ª CRE - E. M. Nicarágua
09ª CRE - E. M. Von Martius
10ª CRE - E. M. Princesa Isabel

HOJE É DIA DO MÉDICO

Parabéns aos médicos, que estão presentes desde o início da nossa vida.
Aos profissinais que atuam com a gente, no PSE, o nosso muito obrigada pelo carinho, pelo acolhimento das nossas creches, escolas, alunos e suas famílias.
Obirgada

HOJE É DIA DO COMERCIÁRIO

Comércio fechado hoje.

DIRETO DO TWITTER

PortalAprendiz Portal Aprendiz
Senai-SP abre inscrições para 33 cursos técnicos gratuitos; são oferecidas 4.590 vagas - http://bit.ly/byfkl1

PortalEducacao Portal Educação
Concursos com inscrições abertas nesta segunda somam 19,8 mil vagas http://ow.ly/2V4TB

RiodeLeitores Cidade de Leitores
"Não basta twittar tem participar e doar PARTICIPE ADOTEBIBLITOECA http://bit.ly/3N5Pob CRIANÇAQUELÊ http://bit.ly/YT9SG #VqV

ClaudiaCostin Claudia Costin
RT @blog_educacao: Consulta pública: Orientações Curriculares Nacionais da Educação Infantil http://bit.ly/9orFYM

TodosEducacao Todos Pela Educação
Twitter chega à sala de aula como ferramenta para aprender técnica literária - http://bit.ly/9inF2H via @catracalivre

ATENÇÃO PROFESSORES DA REDE ESTADUAL!!!

Abertas inscrições para curso online para professores

Rio - A Planetapontocom em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro abriram inscrições para o curso "Por dentro dos meios". Com duração de nove semanas, o curso gratuito é destinado aos professores da rede estadual e vai auxiliar na transformação das ferramentas pedagógicas em midiaeducação. Mais de 3.000 docentes, inclusive de outros estados, já fizeram o curso que é online. Inscrições pelo site www.planetapontocom.org.br terminam no fim do mês
FONTE - O DIA

Escolas utilizam recursos audiovisuais para incrementar as aulas

Filmes, músicas e performances teatrais tëm o objetivo de tornar as matérias mais interessantes
POR ANGÉLICA PAULO - OD DIA ONLINE

Rio - Avesso à leitura dos livros propostos em sala de aula, o estudante Matheus de Oliveira, de 16 anos, aluno do segundo ano do Ensino Médio, praticamente devorou "A morte e a morte de Quincas Berro D'água", do escritor baiano Jorge Amado. Essa mudança no entanto, só ocorreu quando, na aula de Literatura, a professora resolveu levar os alunos ao cinema para a assistir ao longa "Quincas Berro D'água", adaptação cinematográfica da obra que era estudada em sala de aula.

"Foi completamente diferente de ler o livro. O filme é engraçado e a gente nem sente o tempo passar. Depois de ver o filme, foi muito mais legal ler o livro", sentencia Matheus.

A utilização de recursos audiovisuais e até mesmo tetrais para incrementar as aulas dos Ensinos Fundamental e Médio, além de cursos pré-vestibulares, é uma ferramenta a mais no processo de aprendizagem. E que costuma dar bons resultados. Aluna do quarto ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Abeilard Feijó, na Ilha do Governador, Julia Rangel, de 10 anos, achou muito mais interessantes as aulas de Ciências, que abordavam o tema Meio Ambiente, depois que assistiu, junto aos colegas, ao filme 2012.

"Aprendi que precisamos cuidar bem do planeta, não desperdiçar água, senão o que aconteceu no filme pode acontecer de verdade", disse.

Psicopedagoga e coordenadora Pedagógica do Centro Educacional Lagoa (CEL), Isabella Figueiredo da Cunha afirma que é preciso utilizar recursos diferentes para tornar a aula mais eficiente e, ao mesmo tempo, divertida.

"Os alunos vivem num mundo em que a imagem tem um poder de atração muito grande. Unir consistência de conteúdo e estratégias que instigam a curiosidade e a atenção dos alunos, para que a aula não se torne meramente um show, além de pouco significativa quanto à aprendizagem, é um desafio. As aulas que utilizam recursos da mídia trazem uma realidade viva para dentro do espaço da sala de aula, favorecendo a compreensão e a consolidação da aprendizagem", explica.

Para motivar ainda mais os alunos em ano de vestibular, o próprio CEL criou o o projeto Encontros, onde dois professores de História e Geografia aparecem utilizando figurinos de personagens da época a ser abordada durante as aulas especiais, que podem ser ainda acompanhadas por canções ao violão, com composições relacionadas ao tema. Tudo isso para fazer com que um universo que pode parecer distante para o aluno, se aproxime mais de seu dia-a-dia.

Na Escola Estadual Mario de Andrade, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio, os alunos, além de utilizarem estas ferramentas em sala de aula, também podem aproveitar em casa. É que a biblioteca da escola possui um sistema de empréstimo de DVDs para os alunos, que além de terem acesso às grandes obras da literatura, também podem assistir a clássicos do cinema, como "Fale com ela", do cineasta espanhol Pedro Almodóvar e "Gladiador", do americano Ridley Scott.

No Sistema Elite de Ensino, colégio que possui unidades em vários bairros da Zona Norte do Rio, além da Baixada Fluminense, a mistura de cinema e aula deu tão certo que se transformou em um projeto paralelo, onde os alunos realizam seus próprios curtas-metragens, com duração de 1 minuto, baseados nas matérias do currículo escolar. Coordenador do projeto, o professor Carlos Morais conta que, anualmente, chegam a ser produzidos mais de 100 curtas, que levam cerca de um mês para ficarem prontos.

"Os temas são propostos para se trabalhar em sala e possuem vinculação direta com as matérias de Filosofia, Geografia, Sociologia, onde são os próprios professores que os elaboram. Além disso, o trabalho também vale nota para as disciplinas", explica.

Segundo Morais, o cinema tem o poder de criar um olhar crítico, além de ser formador de opiniões. Com isso, o aluno é colocado como cinesta e, como tal, deve ter a ideia da responsabilidade da sua posição perante o espectador. O professor também explica que, para se produzir um filme de um minuto com fundamento, emitindo efetivamente uma mensagem, o estudante deve ter conhecimento do assunto abordado e, para isso, é necessário que se aprofunde no tema, adquirindo maior conhecimento sobre a matéria.

Para a pedagoga Marcia Soares, essa dinâmica filme + livro ou filme + aula rendem um novo universo ao aluno, estimulando outros tipos de percepções. De acordo com a pedagoga, o fato de um aluno não precisar imaginar o cenário onde se passa a ação ou o rosto dos personagens, em um filme, não tira dele a capacidade de se encantar por um livro. Pelo contrário.

"Assistir a uma obra adaptada da literatura para as telas pode fazer com que o aluno queira seguir o caminho inverso, ou seja, ler o livro antes dele parar no cinema, até para comparar se o que ele leu é parecido com aquilo que ele vai ver. E descobrir estas semelhanças e até mesmo diferenças pode ser um ótimo exercício", analisa.

Além de tornar as aulas mais divertidas e lúdicas, este tipo de metodologia pode até mesmo gerar novos profissionais para a área do audiovisual, como explica Morais: "Temos ex-alunos que hoje estão caminhando para se tornar grandes profissionais, e alguns estagiando conosco", finaliza.