segunda-feira, 22 de outubro de 2012

FIQUE SABENDO - Mortalidade feminina cai 12% nos últimos 10 anos

 http://www.blog.saude.gov.br
Mortalidade feminina cai 12% nos últimos 10 anos:
/O Brasil reduziu em 12% a mortalidade feminina nos últimos 10 anos. No período de 2000 a 2010, houve redução da taxa de mortalidade de 4,24 óbitos por 100 mil mulheres para 3,72. Este é um dos estudos do Saúde Brasil (edição 2011), publicação do Ministério da Saúde.
“Essa redução mostra que o país tem qualificado assistência à mulher, mas também demonstra que temos de continuar priorizando as causas dos óbitos das mulheres, como o câncer de mama”, reforça o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Todas as regiões do país tiveram suas taxas reduzidas. A maior redução foi verificada na região Sul do país (14,6%), seguida pela região Sudeste (14,3%). A região Centro-Oeste apresentou redução de 9,6%, enquanto as regiões Nordeste e Norte, apresentaram redução de 9,1% e 6,8%, respectivamente.
Entre as principais causas de mortalidade feminina estão as doenças do aparelho circulatório, como Acidente Vascular Cerebral (AVC)e o infarto, que aparecem em primeiro lugar representando 34,2%. No entanto, as doenças cerebrovasculares e as isquêmicas do coração apresentaram redução no período de 2000 a 2010. A taxa das doenças cerebrovasculares em mulheres, como o AVC, caiu de 43,87 em 2000, para 34,99 em 2010. As doenças isquêmicas do coração, como o infarto, também tiveram a taxa reduzida de 34,85 para 30,04.
“A melhoria na assistência à saúde, o aumento da expectativa de vida aliado à ampliação do acesso à informação, assim como a redução do tabagismo contribuíram para termos um impacto positivo nas mortes de jovens,” disse Deborah Malta, diretora de Análise de Situação em Saúde, do Ministério da Saúde.
Essas doenças têm como fatores de risco a falta de exercícios físicos e uma dieta rica em gordura saturada, que tem como consequência o aumento dos níveis de colesterol e hipertensão. Para ampliar e qualificar a assistência às vitimas de infarto e AVC, o Ministério da Saúde está investindo nas linhas de cuidado dessas doenças. Entre as novidades para o infarto está a inclusão dos medicamentos tenecteplase, alteplase e clopidogrel – para continuidade do tratamento, além do troponina que é o teste rápido para diagnóstico do infarto. Já para o AVC, a novidade também está na incorporação do trombolítico alteplase, além da ampliação de serviços habilitados para assistência às vítimas da doença.

Foto: Corbis Images
Causas –  As neoplasias representam a segunda maior proporção de óbitos em mulheres em 2010, no total de 18,3%. Dentro das neoplasias, o câncer de mama tem o maior índice (2,8%), depois o câncer de pulmão (1,8%) e câncer do colo do útero (1,1%).
Como forma de prevenção do câncerde mama e do colo de útero, o Ministério da Saúde tem investido no Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo do Útero e de Mama, lançando no ano passado. Entre as ações está a incorporação do Trastuzumabe, um dos mais eficientes medicamentos de combate ao câncer de mama e a expansão dos serviços de radioterapia no país.
Na faixa etária a partir dos 30 anos, as doenças do aparelho circulatório e neoplasias se confirmaram como as causas mais frequentes de óbitos. Já nos menores de 10 anos predominaram as afecções perinatais, e entre mulheres de 10 a 29 anos de idade, as causas externas, como, por exemplo, acidentes e agressões.
Fecundidade – O estudo revela novo perfil da população feminina, apontando para envelhecimento desde público. Entre 2000 a 2010, a taxa de fecundidade geral no Brasil caiu de 2,38 para 1,9 filhos por mulher, valor inferior ao chamado nível de reposição que é de 2,1 filhos por mulher.
Em 2010, a esperança de vida das mulheres era de 77,32 anos, enquanto a dos homens era de 69,73 anos, o que corresponde a uma diferença de mais de sete anos.
Mortalidade Materna – O estudo Saúde Brasil também trouxe a taxa de mortalidade materna de 2010, que chegou a 68 óbitos para cada 100 mil nascidos vivos. Na comparação com os últimos 20 anos (1990 a 2010), a razão da mortalidade materna no Brasil caiu 50%.
Para continuar reduzindo esses índices, o Ministério da Saúde lançou no ano passado a estratégia Rede Cegonha, que vem ampliando e qualificando a assistência à mulher e ao bebê. Já foram destinados R$ 3,3 bilhões para execução das ações da rede, além de mais de R$ 89 milhões para fortalecer o pré-natal no SUS. Mais de 4.800 municípios já aderiram à estratégia, com a previsão de atendimento de mais de dois milhões de gestantes no país.
Fonte: Tinna Oliveira / Agência Saúde

Conheça canais de atendimento para vítimas de violência sexual

 http://www.childhood.org.br/
Conheça canais de atendimento para vítimas de violência sexual: Falar sobre a violência sexual é ao mesmo tempo uma necessidade e um tabu para a vítima. “A criança e o adolescente têm muita dificuldade de falar sobre o abuso sofrido”, diz Gorete Vasconcelos, coordenadora de Programas da Childhood Brasil. Segundo ela, na maioria das vezes, a criança procura uma pessoa em quem confia para falar sobre a violência sofrida. No Brasil, além do Disque 100, canal de denúncia nacional, e das dicas de “como agir” disponibilizadas em nosso site, … Continue lendo →

SAÚDE PRESENTE NA CRECHE OS SABIDINHOS



Em outubro tivemos duas atividades muito boas em nossa creche, um teatro de fantoches para as crianças com a equipe de saúde bucal e a palestra para os responsáveis sobre doenças infecto contagiosas e de pele com o Dr. Gustavo.
Tivemos o atendimento de várias crianças de nossa creche na Clínica da Família Marcos Valadão e a cada dia estreitamos mais os laços com esta equipe e com certeza esta parceria está sendo muito proveitosa. Infelizmente não conseguimos o registro através de fotos.

COMUNICADO PRAÇA E NAVES DO CONHECIMENTO PARTICIPAM DA EXPOSIÇÃO “IMPRESSIONISMO: PARIS E A MODERNIDADE”, NO CCBB

FONTE: D. O .


 

A Praça do Conhecimeto de Padre Miguel e as Naves do Conhecimento
de Santa Cruz, Madureira e Irajá participam da exposição inédita que será
aberta ao público na próxima terça-feira (23/Out), no Centro Cultural Banco
do Brasil (CCBB). “Impressionismo: Paris e a Modernidade” apresenta
85 obras-primas do acervo do Museu d´Orsay de Paris, um dos mais
visitados do mundo e dedicado à arte do século XIX.
O público poderá ver obras dos pintores Vincent Van Gogh, Claude Monet,
Edouard Manet, Pierre–Auguste Renoir, entre outros mestres. Na
segunda-feira, os frequentadores da Nave de Irajá vão estar ao vivo, on
line e interagindo com os do CCBB, na primeira ação do convênio firmado
entre a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia e o Centro Cultural.
Eles vão assistir à cerimônia de abertura da mostra através dos monitores
de toque dos computadores da Nave, enquanto no saguão do CCBB um
monitor de plasma mostrará imagens do local no subúrbio carioca. A tecnologia
permite bate-papo e entrevistas entre os públicos.
A partir de terça-feira, parte do acervo da mostra vai estar disponível
nas galerias digitais da Praça e das três Naves. Os frequentadores poderão
apreciar as obras em duas telas da galeria e ter acesso a conteúdo
sobre o impressionismo em outra, com um perfil completo do
movimento que revolucionou a pintura no mundo. Nestes locais serão
realizadas também “Oficinas Impressionistas” para os alunos das escolas
da região respectiva, onde os estudantes receberão informações
sobre o movimento cultural, a contextualização histórica e as técnicas
usadas pelos pintores mais famosos.
A mostra reflete a história da pintura ocidental no período que compreende
a segunda metade do século XIX (1850 a 1899) e início do século
XX (1900) e é dividida em seis módulos (“Paris: a cidade moderna”, “A
Vida Urbana e Seus Autores” e “Paris É Uma Festa”, “Fugir da Cidade”,
“Convite à Viagem” e “A Vida Silenciosa”), com obras dos pintores já citados
e também de Camille Pissaro, Edgar Degas, Gustave Coubert, Carot,
Henri Toulosse-Lautrec, Jules Lefebvre, Paul Cézanne e Paul Gauguin,
entre outros.

Por um mundo livre do cigarro - game on line no site do INCA

 http://blogdalergia.blogspot.com/
Por um mundo livre do cigarro - game on line no site do INCA:


O Instituto Nacional do Cancer (INCA) lançou um game on line para crianças e jovens com idades entre 10 e 14 anos, consideradas como faixas etárias de iniciação no hábito de fumar. Estudo realizado em 2009 mostrou que cerca de 80% dos jovens começam a fumar antes dos 19 anos e que cerca de 30% destes, antes dos 15 anos.

A 1ª parte do jogo se passa no campo, onde é cultivado o tabaco. São abordados os malefícios causados aos agricultores e ao meio ambiente.

A 2ª parte transcorre na cidade, onde o jogador conhece as doenças e é convidado a criar uma campanha para o INCA e a  distribuir cartazes contra o tabagismo. Aprende sobre as consequências nocivas do cigarro e sobre a prevenção da iniciação ao fumo. Há um estímulo aos hábitos saudáveis como a leitura, prática de esportes e alimentação. Ao final, a criança se torna um agente da saúde, apta para contribuir por um mundo livre do cigarro.

Veja no site do INCA: Agentes da saúde - por um mundo livre do cigarro

O game foi financiado pela Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), está hospedado no site do INCA e disponível para acesso via internet. Desenvolvido em HTML 5, pode ser jogado em PC, Mac, tablets, iPhones e celulares com sistema operacional Android.

SAÚDE PRESENTE NO CIAP ZUMBI - REUNIÃO DE RESPONSÁVEIS NO CIEP

REUNIÃO DE RESPONSÁVEIS NO CIEP:
        Ontem, dia 20 de outubro, foi dia de reunião de responsáveis no CIEP e em todas as escolas municipais da PCRJ. O evento foi iniciado com um breakfast para os responsáveis e seguiu com a palavra da diretora Sheila. Além disso, contamos com duas palestras: uma sobre sustentabilidade, oferecida pela COMLURB e outra sobre a prevenção do câncer de mama, com os profissionais de saúde do PSE. Ao final do evento, todos receberam como brinde, kits de higiene bucal.








DICAS - Um dia das bruxas muito docinho

Um dia das bruxas muito docinho:

Quem quer um dia das bruxas muito docinho?

O nosso vai ser de certeza…