sábado, 17 de julho de 2010

Crianças obesas apresentam pior qualidade de vida, diz pesquisa

Resultado mostrou alto consumo alimentar inadequado em lactentes.
Prefeitura oferece atendimento com nutricionistas e pediatras em postos.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou em fevereiro de 2010 uma pesquisa sobre o consumo alimentar feita com bebês entre 4 e 12 meses. O resultado mostrou elevada frequência de consumo alimentar inadequado em lactentes. Segundo a SBP, essas práticas aumentam o risco dessas crianças desenvolverem, no futuro, doenças crônicas.

Um segundo alerta vem de especialistas em pediatria. Outra pesquisa, publicada na revista da Associação Médica Brasileira, avaliou um grupo de crianças obesas para analisar a qualidade de vida delas em comparação a de crianças não obesas.

O estudo mostrou que as crianças obesas apresentaram pior qualidade de vida relacionada à saúde quando comparadas às outras crianças. A pesquisa sugere, ainda, que esse é um aspecto relevante no planejamento de ações para o controle da obesidade. O problema também pode estar associado à ansiedade ou compulsão alimentar.

A prefeitura do Rio de Janeiro oferece atendimento com nutricionistas e pediatras na maior parte dos postos de saúde espalhados pela cidade. Os endereços dos locais de atendimentos podem ser adquiridos através do telefone 3523-4025.

O Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) também oferece serviços voltados para crianças. As famílias podem buscar informações através do telefone 2562-6194, das 7h às 16h.

Saiba mais informações sobre a obesidade na infância e na adolescência, de acordo com o site da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP):

1. Como pode ser feita a avaliação do consumo alimentar na adolescência?
A avaliação poderá ser feita através de um registro alimentar de 3 a 10 dias, recordatório de 24 h e através do questionário de frequência alimentar, instrumentos que podem orientar quanto à ingestão calórica quantitativa e qualitativa.

2. Como auxiliar o adolescente obeso na escolha da sua dieta?
Para orientar o adolescente com sobrepeso ou obeso e ajudá-lo na escolha de alimentos menos gordurosos e mais saudáveis, o uso da Pirâmide dos Alimentos poderá ser de grande contribuição. Essa escolha de alimentos naturais e adequados deverá ser associada à de alimentos industrializados.

3. O exercício físico traz benefícios aos adolescentes obesos?
Pesquisas sugerem que somente o exercício não é suficiente para o controle da obesidade, sendo mais eficaz a combinação de controle alimentar e exercício a longo prazo. Essa combinação apresenta resultados positivos devido ao aumento da massa muscular, aumento da taxa metabólica basal e do gasto energético diário, resultando em efeitos desejáveis na imagem corporal e autoestima.

4. O que deve mudar no estilo de vida?
A proposta de mudança no estilo de vida sedentário requer a limitação de tempo para atividades como assistir televisão, uso de computador e vídeo games, atitude esta que pode ser mais importante do que programas de atividade física, principalmente quando o adolescente não aprecia esta prática.

5. Quando a obesidade estiver associada à ansiedade ou compulsão alimentar, como proceder?
É necessário procurar a ajuda de um profissional psicólogo especializado para diagnosticar a causa da ansiedade e juntamente com a família tratar de forma adequada à ansiedade ou compulsão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário