quarta-feira, 29 de setembro de 2010

UNIFORMES - EVOLUÇÃO

Uniformes
Todo mundo com a mesma roupa na hora de estudar é um fenômeno relativamente recente. Antes de 1920, mais ou menos, não havia uniforme escolar.

"Até os anos 20, pobre não ia à escola. Então, não havia uniforme, porque todos se vestiam mais ou menos do mesmo modo", conta Maria Alice. "Com a democratização do ensino é que foi instituída uma roupa única em cada colégio."
Até a década de 1960, o modelo adotado era de saia pregueada comprida para as meninas e calça para os meninos, todos com suas blusas branquíssimas. Só depois é que o comprimento da saia começou a diminuir, com o modelo evasé (mais juntinho do corpo).

A revolução mesmo veio com a helanca, um tipo de que transformou o uniforme da ginástica em roupa diária para as aulas. "Era confortável, mas a maior vantagem é que ele não desbotava. Não ficava parecendo que um vestia roupa nova e outro aluno, velha", diz a pesquisadora.

De lá pra cá, houve escolas que adotaram a calça jeans, além da profusão de cortes para camisetas e bermudas. "A partir dos anos 90, a palavra de ordem foi conforto e a beleza", afirma Maria Alice. "A estética do dia a dia passou a entrar na escola."
Por quê usamos uniforme:
1. Segurança - a identificação da escola facilita no caso de estudantes se perderem ou em acidentes, por exemplo, já que a instituição pode ser contatada;
2. Sem competição, todos usam a mesma roupa;
3. Integra o grupo
4. Conforto

Nenhum comentário:

Postar um comentário