terça-feira, 28 de setembro de 2010

Xô, tensão!

Saiba como aliviar o estresse do dia a dia com técnicas simples, que devem ser incorporadas à sua rotina

Publicada em 28/09/2010 às 13h32m
Fonte - O Globo

Pratique uma atividade física ao ar livre, mesmo que seja por pouco tempo / Foto: Márcia Foletto

RIO - Não é preciso experimentar uma situação muito traumática na vida para sentir os efeitos negativos do estresse. A tensão do dia a dia e a ansiedade constante matam os neurônios ligados à memória e à tomada de decisões. Os danos são visíveis nas tomografias. Para as mulheres, o cenário é pior: segundo a Associação Americana de Psicologia, elas são mais vulneráveis ao estresse do dia a dia; as mães, por exemplo, são cinco vezes mais propensas a ter níveis de tensão mais altos do que os pais. Mas nem tudo está perdido: se a vida anda mais agitada, você tem que desenvolver mecanismos para aliviar o seu estresse. Especialistas dessa área dão as dicas. É só arrumar um tempinho, pequeno mesmo, para segui-las.

- A mente precisa ter onde se amparar, assim como o corpo já faz - explica Amishi Jha, professora de psicologia da Universidade da Pensilvânia, que estuda técnicas para combater o estresse e as aplica entre os militares. - Pesquisas mostram que é possível combater o estresse, e as táticas que hoje usamos com os soldados podem ser usadas pelas pessoas comuns para diminuir a ansiedade.

Faça pequenas meditações ao longo do dia:

Segundo Amishi Jha, falta de tempo não pode ser desculpa para dar pequenas pausas ao longo do dia e deixar sua mente ser preenchida pelo vazio.

- Mesmo que eu esteja muito ocupada, arrumo um tempinho para meditar. Se os soldados conseguem fazer isso num campo de batalha, por que não conseguirei no meu escritório?

Experimente essa técnica que os combatentes usam em qualquer lugar: sente-se ereta, foque na sua respiração e preste atenção na sua sensação física, como sentir o ar nas narinas. Se sua mente se desconcentrar, note que houve um rompimento e retorne sua atenção à sensação mais simples: a do ar nas narinas. Procure praticar de 5 a 10 minutos, durante várias vezes no dia.

Procure visualizar qual vai ser a sua maior tensão no dia e tente lidar com ela / Foto: Divulgação

Imagine o momento de tensão e encare-o:

Fique fortalecido contra sua ansiedade praticando em casa um exercício sugerido pela psicóloga especializada em estresse Susan Fletcher. Imagine-se num lugar bem estressante, como o local onde você trabalha, e sinta a tensão que seria comum nessa situação. Pense no que é realidade neste situação. por exemplo, "se eu não sair de casa às 7h30m, chegarei atrasada. E ainda ficarei no trânsito durante 60 minutos. Por outro lado, poderei ouvir um disco". Isso o ajudará a sentir o estresse e perceber que ele não lhe fará tão mal, se soluções foram vislumbradas.

Faça alguma atividade física ao ar livre:

Interrompa a ginástica e faça algum exercício ao ar livre, como uma pedalada ou uma caminhada. Mesmo cinco minutos respirando ar fresco, principalmente perto do mar ou de cachoeiras, já serão suficientes para dar um refresco na mente, como mostra um estudo da Universidade de Essex, na Inglaterra.

Brinque com seu animal de estimação:

Os donos de animais de estimação devem arrumar um tempinho para brincar com seus bichos, garante Elizabeth Carll, uma especialista em traumas psíquicos em Long Island, Nova York. Se você não tem um animal de estimação, ofereça a seu vizinho um passeio com o cachorro dele.

Durma mais e melhor à noite:

Para acabar com o estresse do dia a dia, durma mais um pouco à noite. Quanto mais estressante for a sua rotina, de mais descanso você vai precisar. Segundo a psicóloga Susan Fletcher, PhD, se não for possível dormir por sete, oito horas, planeja duas horas a mais de sono num outro dia da semana ou tire algumas sonecas no fim, de semana.

- E tire do quarto tudo que remeter a trabalho, como computador. É um barulho psicológico - garante Fletcher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário