sábado, 23 de outubro de 2010

Como saber se o bebê está mamando bem Fique atenta

Xixi e cocô várias vezes por dia

Aleitamento materno já nos primeiros dias de vida o bebê urina e evacua algumas vezes por dia. Com a descida do leite, os "xixis" devem aumentar para seis ou mais episódios por dia.

Ao mesmo tempo, os "cocôs" começam a ficar verdes, depois amarelados. Deve haver três ou mais evacuações em 24 horas.

Normalmente, quando a amamentação está indo bem, os bebês amamentados evacuam fezes amarelas durante ou após cada mamada.

Conforme seu bebê fica mais velho, as evacuações podem ocorrer com menor frequência e, depois de um mês, podem até ficar ausentes por alguns dias. Se as fezes são moles e seu bebê está se alimentando e agindo bem, isso é completamente normal.

O padrão de alimentação do bebê é um sinal importante de que ele está se alimentando o suficiente. Um recém-nascido mama a cada 2 ou 3 horas, diariamente. Se você somar todas as refeições ao longo do dia, o bebê deve ser alimentado pelo menos 8 a 12 vezes por dia.
Bebê satisfeito após a alimentação

Quando está se alimentando bem, com boa pega, o bebê suga profundamente. Você ouvirá algumas deglutições. O bebê deve parecer satisfeito e/ou dormir até a hora da próxima mamada.

Se o bebê dormir por mais de 4 horas nas primeiras duas semanas, acorde-o para mamar. Se seu bebê não acordar o suficiente para mamar, pelo menos oito vezes por dia, ligue para o pediatra.
Bebê ganhando peso

Seu filho será pesado em cada visita ao médico. Esta é uma das melhores maneiras de saber quanto leite seu bebê está recebendo.

Aleitamento maternoRecomenda-se que os bebês sejam levados ao médico entre 3 a 5 dias de idade para verificação do aleitamento materno e peso do bebê.

Durante a primeira semana, a maioria das crianças perde vários gramas de peso, mas devem recuperar seu peso de nascimento até o final da segunda semana.

Estabelecido o suprimento de leite, o bebê deve ganhar entre 25 e 30 gramas por dia durante os primeiros 3 meses.
PEDIATRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário