segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Programa Florescer (RS) alcança boa média em aprovação escolar e empregabilidade

24/10/2010

O Florescer, um dos programas de responsabilidade social do Instituto Elisabetha Randon Pró Educação e Cultura, mantido pelas Empresas Randon, de Caxias do Sul (RS), comemora as médias de aprovação escolar e empregabilidade, superiores às nacionais.

Com enfoque educacional, o Florescer registra índices de aprovação escolar de 99,8% entre seus educandos, enquanto a média nacional em 2010, segundo dados do INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, é de 83,8%. As médias de aproveitamento escolar dos integrantes do Florescer - séries iniciais (1ª a 4ª séries), chegam a 8,3%, já a taxa nacional registra 4,6%; o índice nas séries finais (5ª a 8ª séries), contabiliza 7,8% e 4,0%, respectivamente. Os concluintes do Florescer, jovens entre 15 e 16 anos, que ingressam na etapa Formação Básica do Programa Qualificar, têm 94% de ingresso no mercado de trabalho/primeiro emprego, em relação à média nacional de 62,5%, conforme dados do IBGE.

Na etapa Formação Básica, o Programa Qualificar oferece cursos na modalidade de Iniciação Profissional, nos segmentos metalmecânico – parceria Randon/Senai e comércio e serviços – parceria Sindilojas/Univarejo. Desde 2008, os educandos, com idade em torno de 15 anos, fazem parte dos quadros funcionais das Empresas Randon, na condição de menores aprendizes. O Programa Florescer completa nove anos de atividades com um incremento de 60 vagas em dois núcleos, localizados nas dependências das Empresas Randon, em Caxias do Sul (RS), somando 400 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, selecionadas dentro do critério de vulnerabilidade social.

O programa conta com sete franquias consolidadas, beneficiando 1.009 educandos no Brasil. A franquia de Ribeirão Preto (SP), com 45 educandos, está completando seis anos de atividade e outra em Curitiba (PR), desde 2008, com mais 43 educandos. Em 2009, outras franquias foram implantadas, é o caso de Bento Gonçalves (RS), desenvolvida pela Associação Bento-gonçalvense de Convivência e Apoio à Infância e Juventude – ABRAÇAÍ, que contempla 120 educandos e, em Maringá (PR), onde a franquia é resultado da parceria entre as empresas G10 e ATDL contemplando 33 educandos

Este ano o Florescer recebeu a primeira franquia em Caxias do Sul, em parceria com a entidade Casa Anjos Voluntários, que presta atendimento a 120 crianças, e também em Vacaria (RS), em parceria com o Conselho de Entidades Assistenciais de Vacaria – CEAVA, que atende 143 educandos.

O programa está em fase de implementação em Farroupilha (RS), com outros 105, que serão atendidos pela Associação Farroupilhense de Assistência Social Educação e Cultura – AFASEC. Para o final deste ano ainda está prevista a primeira franquia em Santa Catarina, numa parceria com a ARXO SIDERAÇO, cliente da Randon S.A que atenderá 60 educandos da cidade de Piçarras. Método

O Florescer funciona em formato de Centros de Educação Livre, no turno complementar da escola regular. Os beneficiados participam gratuitamente de atividades de inglês, informática, canto coral, música instrumental, educação corporal, educação ambiental, educação para vida, atendimento diário das tarefas escolares e reforço pedagógico, com a finalidade de promover sua formação integral e inclusão social, recebendo, também, transporte e alimentação.

Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário