domingo, 17 de outubro de 2010

Site auxilia professores a elaborarem aulas de química

Site auxilia professores a elaborarem aulas de química

Vivian Lobato
Portal - Aprendiz

| vivianlobato@aprendiz.org.br

Com a proposta de gerar conteúdo para a comunidade científica, ajudar alunos do Ensino Médio, auxiliar professores na elaboração de aulas e tirar dúvidas do público geral, foi criado o portal Química Nova Interativa (QNint).

Idealizado por associados da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) que atuam no campo da educação, o site está no ar há quatro meses e é alimentado com a colaboração de pesquisadores e docentes da área de química de todo o país.

“A proposta de criar uma plataforma com conteúdo científico de qualidade, explorando os recursos de interatividade da web, é parte da política da SBQ que visa estimular iniciativas voltadas à divulgação do conhecimento químico e sua inserção no sistema educacional”, explica o editor de conteúdo Guilherme Marson, professor do Departamento de Química Fundamental do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP).

O site articula e apresenta conteúdos de maneira interativa, por meio de animações, vídeos e moléculas em 3D. O portal também possibilita acesso a referências bibliográficas de pesquisa e disponibiliza downloads de fotos e vídeos para professores utilizarem em sala de aula.

Para os alunos, o site oferece questões para tarefas escolares, um glossário específico, banco de moléculas e definição de conceitos. Para o público não especializado, o espaço de conhecimento é uma fonte de informação e aprendizado sobre a química, formada a partir do acervo científico da academia brasileira.

“Estamos investindo em outras formas de apropriação de conteúdo. Se o usuário quiser, é possível adicionar as moléculas em outros sites e blogs como uma mídia interativa. Também convidamos algumas pessoas para colocar seu conteúdo no portal e articular vários centros de conhecimento específicos. Estamos realizando treinamentos para cientistas utilizarem as novas ferramentas do site e para professores se apropriarem da tecnologia de uma forma mais crítica”, explica Marson.

Em quatro meses de funcionamento o portal já recebeu quase 20 mil visitas e tem 446 usuários cadastrados. O site também conta com um conselho editorial formado por seis pesquisadores e docentes que integram os quadros diretivos da SBQ.

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