sábado, 20 de novembro de 2010

Isto dá certo

Projeto Ouvir para Crescer leva shows pedagógicos a escolas públicas

por: Marcela Cataldi Cipolla

Crianças na plateia do auditório do CEU Butantã, um pouco antes da apresentação do grupo Barbatuques

O teatro do CEU Butantã, em São Paulo, tem reunido 300 alunos e professores de escolas públicas para assistirem a aulas-espetáculos gratuitas de música nas últimas semanas. Durante as apresentações de músicos como os Barbatuques, Meninos do Morumbi e o Octeto de Câmara da USP, os alunos ouvem explicações sobre ritmo, percussão e outras noções teóricas de Música.

Os espetáculos fazem parte do projeto Ouvir para Crescer, criado por Regina Vieira Pinto, que já foi diretora da Sala São Paulo e se dedica a desenvolver projetos de democratização musical. Regina acredita que a música é fundamental na Educação de todas as crianças e jovens. “Não adianta só abrir o teatro, elas tem que entender um pouco para usufruir”, afirma.

O Ouvir para Crescer já passou por oito cidades de São Paulo e chegou à capital em parceria com a Sociedade Cultura Artística e o Departamento Regional de Educação do Butantã (DRE-Butantã). Pela primeira vez serão distribuídos guias de atividades para serem feitas por professores em sala de aula após as apresentações. “Eu tenho muito prazer de estar desenvolvendo esse material, é um embriãozinho que podemos estar levando adiante”, diz Regina Vieira Pinto, ela revelou que o material didático pode ser um caminho para que a Música seja introduzida em sala de aula e trabalhada em diversas disciplinas. Isso porque, de acordo com ela, muitas escolas públicas não estão prontas para cumprir a exigência do MEC de incluir Música como disciplina obrigatória a partir de 2012.

Para Gérald Perret, superintendente da Sociedade de Cultura Artística, a realização tem sido positiva. “Esta é uma experiência bem sucedida quando falamos em democratização cultural, pois parte do principio de disseminar conhecimento sobre a Música, além de trazer o público para assistir a um excelente espetáculo” .

A ideia de Regina é levar o Ouvir para Crescer a todos os CEUS de São Paulo. Por enquanto, o projeto está se apresentando no CEU Butantã, para saber a programação e mais detalhes entre no site Ouvir para Crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário