sexta-feira, 12 de novembro de 2010

PREFEITURA VAI INVESTIR R$ 34 MILHÕES NA CONSTRUÇÃO DO HOSPITAL DA MULHER NA ZONA OESTE

A unidade localizada em Bangu vai oferecer 80 leitos de internação e 20 leitos de UTI neo-natal

A RioUrbe, empresa vinculada à secretaria municipal de Obras, lança edital de licitação das obras de construção do Hospital da Mulher da Zona Oeste, na Praça 1º de Maio, em Bangu. A unidade de saúde vai receber investimento de R$ 34 milhões. Os cerca de 8.200 metros quadrados vão comportar 80 leitos de internação e 20 leitos de UTI neo-natal, além de seis salas de parto normal e três salas de centro cirúrgico. A unidade tem a expectativa de atender 500 pessoas por mês.

O hospital irá funcionar como Instituto da Mulher, que realiza ações integrais de prevenção e tratamento de doenças da mulher. O instituto presta serviços de ambulatório pré-natal e ginecologia (serão 13 leitos para exames), sala de exames e pequenos procedimentos em ginecologia e obstetrícia, Hospital/Dia (unidade de observação para o paciente), exame diagnóstico de câncer e sérvico-uterino, ultrassonografia e exames de controle de movimento do bebê, como o ritmo cardíaco.

A construção da nova unidade de saúde será executada em dois blocos. O bloco principal contém dois pavimentos, além da cobertura. O andar térreo será composto por um hall principal, sanitários, cafeteria, enfermaria, isolamento, salas de cirurgia e apoio, consultórios, salas de ultra-sonografia e sala de grupo. No primeiro pavimento estarão localizados a sala de internação, auditório, agência transfusional, central de material esterilizado, área de apoio, administração técnica e direção. Toda a parte técnica, como a casa de máquinas de elevadores, casa de bombas de incêndio, sistema central de água gelada, oficinas de manutenção predial, ar condicionado e caixas d’água, ficará concentrada na cobertura. Já o bloco de serviço possui apenas um pavimento e vai ser onde ficarão a farmácia, almoxarifado, rouparia, vestiários e cozinha.

O Hospital da Mulher chega à Zona Oeste como uma forma de complementar o trabalho de prevenção de doenças e problemas de saúde já realizado pelas Clínicas da Família. Só na região foram inauguradas doze clínicas, localizadas nos bairros de Paciência, Sepetiba, Santa Cruz e Guaratiba. A previsão é que até o final do ano mais sete sejam inauguradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário