sábado, 11 de dezembro de 2010

Prefeito e secretária de Educação anunciam seis EDIs para o Alemão e Vila Cruzeiro

10/12/2010 » Autor: Juliana Gomes

O prefeito Eduardo Paes e a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, anunciaram, nesta sexta-feira (dia 10), em mais uma edição da Prefeitura Itinerante, que as comunidades dos Complexos da Penha e do Alemão ganharão seis Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI). O anúncio foi feito durante o lançamento da pedra fundamental para construir o primeiro EDI da Vila Cruzeiro, no Morro da Fé. Esta unidade irá oferecer 200 vagas para creche, dentro do novo modelo de atendimento à Primeira Infância da Secretaria Municipal de Educação. De acordo com a secretária Claudia Costin, as mães poderão trabalhar sossegadas, sabendo que seus filhos estarão em um lugar tranquilo e com ensino de qualidade.

– Nós estabelecemos um compromisso com a aprendizagem. Aqui na Vila Cruzeiro, agora as crianças terão tranquilidade para aprender desde pequenas, principalmente por meio do incentivo à leitura dentro dos Espaços de Desenvolvimento Infantil – afirmou a secretária Claudia Costin.

A comunidade da Vila Cruzeiro já conta com 512 vagas para crianças em idade de creche, divididas em cinco unidades da Prefeitura. Com o EDI do Morro da Fé, serão 200 novas vagas para a região. A unidade contará com quatro berçários, quatro salas de atividades, refeitório, pátio, solário, fraldário, lactário, banheiros adaptados para portadores de deficiências, bicicletário, além de um cantinho da leitura com livros voltados à Primeira Infância.

Na cerimônia, o prefeito Eduardo Paes informou que o EDI do Morro da Fé será inaugurado em julho de 2011, acrescentando que outros 75 EDIs estão em construção na cidade.

– O que a Prefeitura Itinerante está fazendo aqui na Vila Cruzeiro e no Alemão representa o que desejamos para toda a cidade. Estamos apostando no futuro dessas crianças, pois é a educação que vai mudar a vida de cada uma delas – disse o prefeito Eduardo Paes.

BAIRRO EDUCADOR

Nesta sexta-feira, também em uma ação da Prefeitura Itinerante, o prefeito Eduardo Paes e a secretária Claudia Costin inauguraram o Bairro Educador da Vila Cruzeiro, no Ciep Gregório Bezerra. O Bairro Educador é uma das principais ações do programa Escolas do Amanhã, destinado a 151 escolas da Prefeitura localizadas em regiões conflagradas da cidade.

Para a secretária Claudia Costin, o objetivo do Bairro Educador é fazer com que as crianças utilizem todo o potencial cultural e esportivo de seus bairros para melhorar a aprendizagem.

– As crianças e os professores das Escolas do Amanhã enfrentam condições mais desafiadoras para aprender e ensinar. A família e a comunidade precisam contribuir para a melhoria da aprendizagem dessas crianças. Através de centros de saúde ou de talentos locais, por exemplo, o Bairro Educador possibilita um processo de integração entre as escolas do mesmo bairro e dessas escolas com as comunidades – completou a secretária, lembrando que nesta sexta-feira, o Bairro Educador do Complexo do Alemão completa um ano.

No evento, os alunos do Ciep fizeram apresentações de dança e música e contaram com serviços prestados pelo projeto Saúde Móvel, como escovação de dentes, oftamologia, afeição de pressão e glicose para crianças até 12 anos, além de stands de instituições parceiras como a ONG Dentistas do Bem.

Além do Ciep Gregório Bezerra, integram o Bairro Educador da Vila Cruzeiro as Escolas Municipais: São Vicente, Joracy Camargo, Monsenhor Rocha, Leonor Coelho Pereira, Bernardo de Vasconcellos, além do Cieps Deputado José Carlos Brandão Monteiro e das Creches Municipais: Caracol, Carlos Drummond de Andrade, Tempo de Aprender e Betinho. No total, O Bairro Educador irá atender 5.108 alunos da Vila Cruzeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário