sábado, 22 de janeiro de 2011

ENCONTRO DE FORMAÇÃO- FILOSOFIA PARA CRIANÇAS e EDUCAÇÃO PARA O PENSAR

ENCONTRO DE FORMAÇÃO- FILOSOFIA PARA CRIANÇAS e EDUCAÇÃO PARA O PENSAR: "
Bete Godoy
Patricia Helena  

Na semana de 5 à 8 de janeiro de 2011 aconteceu em São Paulo o encontro de formação sobre Filosofia para Crianças e Educação para o Pensar. Foi o primeiro encontro após o falecimento do idealizador do programa, Matthew Lipman. Nascido em 1923 na cidade de Vineland- New Jersey- EUA. Doutor em Filosofia em 1953 e com pós doutorado realizado na França. Foi o fundador do IAPC (Instituto para o desenvolvimento de filosofia para crianças). Faleceu em 26/12/2011 em Monteclair aos 88 anos.
Este programa foi criado no final da década de 60 e  até hoje é utilizado  em diversos países do mundo. Trata-se de um programa educacional que propõe oferecer as crianças e jovens um espaço investigativo-dialógico orientados por educadores para tanto preparados. O envolvimento inicial com os procedimentos da investigação relativas às temáticas filosóficas  desenvolvem sua capacidade de “pensar bem” através da metodologia da comunidade de investigação.

A denominação " FILOSOFIA PARA CRIANÇAS" refere-se a um programa de INICIAÇÃO FILOSÓFICA  de crianças e jovens que visa manter vivas, nas pessoas, desde o mais cedo possível uma disposição para investigar as chamadas "temáticas filosóficas" bem como oferecer-lhes subsídios para tanto.

Estas temáticas dizem respeito àquelas questões ( perguntas/problemas) que todos os seres humanos se fazem, incluindo, aí, crianças e jovens e cujas respostas se servem para orientar sua forma de ser gente, sua forma de agir, sua forma de pensar, sua forma de valorar.

Karl Jaspers, em a Introdução à Filosofia, assim diz a respeito:
' Um sinal admiravél do fato de que o ser humano encontra em si a fonte de sua reflexão filosófica está nas perguntas das crianças. Ouvem-se frequentemente de seus lábios as palavras cujo sentido mergulha nas profundezas filosóficas'.   

Desde muito pequenas as crianças fazem perguntas como:
De onde viemos?
Por que eu sou diferente de meu amigo?
Por que só as pessoas falam?
Por que existem pessoas que não têm onde morar?
Por que temos medo?
Quem construiu o mundo?
De onde vem as ideias?

São muitos porquês  e a mediação do professor é importante à medida que suas ações busquem familiarizar as crianças com significações historicamente elaboradas para orientar o agir das pessoas e compreender as situações e elementos do mundo. A prática pedagógica  deve ser promotora de um pensar criativo e autônomo, de uma sensiblidade que valoriza o ato criador e de uma postura ética de solidariedade. ( p.15 e 23.Orientações Curriculares-Expectativas de Aprendizagens e Orientações Didáticas- Educação Infantil. SME-SP).


A Livraria Cortez foi sede do encontro que contou com a presença de vários educadores de todo país.



  
Um tema bastante convidativo e num ambiente rico de ideias já que um dos objetivos do curso era elaborar um plano para o diálogo investigativo utilizando a literatura.

Foram apresentados bons títulos e também os participantes tiveram a oportunidade de conhecer livros das mais diversas editoras.

Durante a formação contamos com a presença do Senhor Cortez dono da livraria e editora   que generosamente presenteou cada educador com dois livros que falam sobre a sua trajetória de vida.



“Um menino nascido no sertão de Seridó, no Rio Grande do Norte, com mais nove irmãos, que brincava com sabugo de milho e ossinhos, e hoje tornou-se um dos maiores editores de livros do Brasil.

Ele tem percorrido universidades e escolas em todo país para contar sobre as dificuldades, mas, principalmente sobre a perseverança na realização de um sonho. A alegria de poder produzir algo que acredita ser alimento que estimula a vida, a alma e humaniza: LIVROS.




O curso foi ministrado por: Marcos Antonio Lorieri, Patricia Helena Rocha, Ismael de Oliveira e Bete Godoy.


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