domingo, 9 de janeiro de 2011

ESCOLA MUNICIPAL MÁRIO PIRAGIBE - PROJETO GUARDIÕES DA ESCOLA

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011






PROJETO GUARDIÕES DA ESCOLA / ARTE AMBIENTAL

Dois vídeos: dois trabalhos interligados. O primeiro é a apresentação da proposta dos Guardiões da Escola (E.M. Mario Piragibe), onde os alunos assumem o papel de "ativistas ambientais" para ações de conscientização, preservação e cuidado com o meio ambiente escolar, visando à construção de um ambiente agradável aos estudos e à convivência de toda comunidade escolar. O segundo vídeo mostra a experiência do grupo de alunos Guardiões da Escola num trabalho dentro da linguagem das Artes Visuais, conhecida como "Arte ambiental" (arte contemporânea, de caráter efêmero, de intervenção e ocupação de um determinado lugar - "site specific" - com o objetivo muitas vezes de protesto, visando a reflexão sobre algum problema ambiental).




+






NOTA: As flores de papel usadas na intervenção artística foram feitas sob a orientação de D. Solemar num workshop de confecção de flores artificiais durante as aulas de minhas turmas de Artes.
Os desenhos dos murais anunciando as propostas são de Karen Silva (t.1801) e Carol Santos (t.1701); é também da Carol o desenho do crachá dos alunos Guardiões da Escola. Os desenhos, assim como as redações e pequenas frases que aparecem nos murais, foram feitos por alunos de todas as minhas turmas, engajados ou não no Projeto Guardiões da Escola (é voluntária a participação na proposta). Elegemos os mais representativos para os murais e o crachá. Os alunos fizeram, ainda, além destes, diversos outros trabalhos de artes visuais (HQ, pinturas, animações etc.) e de pesquisas sobre o tema "SAÚDE E MEIO AMBIENTE", que foi o que deu origem à proposta dos Guardiões da Escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário