sábado, 26 de fevereiro de 2011

ESF - ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA


O que é PSF?



PSF foi criado como ferramenta fundamental na prestação de assistência à saúde. Seu principal objetivo é promover a qualidade de vida e intervir nos fatores que a colocam em risco. A partir deste novo modelo, as Unidades Básicas de Saúde foram transformadas em Unidades de Saúde da Família e passaram a resolver a maior parte dos problemas de saúde (cerca de 85%), pois agem de forma mais abrangente, envolvendo diversos setores, como, por exemplo, educação, saneamento, meio ambiente, dentre outros. Na cidade de Nova Iguaçu atuam 25 equipes de Saúde da Família em diversos bairros e cerca de 23 mil famílias fazem parte do programa (cerca de 100 mil pessoas).

Uma das propostas do PSF é realizar um levantamento das condições de vida de toda a família, para que os procedimentos necessários possam ser implantados. Nos casos onde forem diagnosticados problemas mais complicados, que exijam exames ou procedimentos mais complexos, estes são encaminhados para as Unidades de Saúde referência, para que o tratamento adequado seja prestado.



Como funciona?



Desenvolve-se através do trabalho de equipe, numa busca permanente de comunicação e troca entre os profissionais da equipe e o Agente Comunitário de Saúde da população. O PSF também realiza atividades nas Unidades de saúde da Família/USF e nas residências, quando consideradas necessárias pelos Agentes Comunitários de Saúde /ACS, onde toda a comunidade é mobilizada para as questões de saúde. A meta é transformar as famílias em aliadas na construção de uma vida saudável e no processo de cura e reabilitação, e desta forma promover a qualidade de vida de todo o município.







"

Nenhum comentário:

Postar um comentário