Carolina Vilaverde
Simone Harnik
Da Redação do Todos Pela Educação*
Atualizado às 09h45
No ensino fundamental brasileiro, 23 a cada 100 estudantes estão atrasados nos estudos. No ensino médio, etapa final da educação básica, o cenário é ainda pior: 34 a cada 100 estudantes sofreram defasagem ao longo da vida escolar. Os dados foram fornecidos pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) ao movimento Todos Pela Educação, e se referem ao ano de 2009.
A distorção idade-série pode ocorrer quando a criança entra atrasada no sistema de ensino ou ainda quando abandona os estudos e retoma. Mas, segundo o professor da FE-USP (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo) Ocimar Munhoz Alavarse, o atraso escolar pode ser explicado em boa medida pela reprovação.
“O único percentual aceitável para a distorção idade-série é 0%. O ideal seria que ninguém reprovasse. Todas as crianças deveriam estar oito ou nove anos no Ensino Fundamental”, afirma. “As altas taxas de reprovação e de repetência não estão produzindo os efeitos de aprendizagem esperados.”
Para a professora Inês de Almeida, da Faculdade de Educação da UnB (Universidade de Brasília), o processo ensino-aprendizagem é complexo e não pode se resumir apenas à reprovação por notas.
“Ao longo do tempo que esse aluno está na escola, o professor tem oportunidade de conhecê-lo em sua dimensão de sujeito humano e, portanto, pode acompanhá-lo, sabendo de suas fragilidades pessoais, familiares, cognitivas e de domínio de conteúdos. O professor precisa estar atento para que dê a essa criança condições de chegar ao resultado final, mas para que o processo não seja determinado apenas por provinhas”, diz.
Confira abaixo a taxa de distorção idade-série por Estado:
* O “Todos Pela Educação” é um movimento financiado exclusivamente
pela iniciativa privada e congrega sociedade civil organizada,
educadores e gestores públicos. O objetivo é contribuir para que o
Brasil garanta a todas as crianças e jovens o direito à educação básica
de qualidade.
No ensino fundamental brasileiro, 23 a cada 100 estudantes estão atrasados nos estudos. No ensino médio, etapa final da educação básica, o cenário é ainda pior: 34 a cada 100 estudantes sofreram defasagem ao longo da vida escolar. Os dados foram fornecidos pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) ao movimento Todos Pela Educação, e se referem ao ano de 2009.
A distorção idade-série pode ocorrer quando a criança entra atrasada no sistema de ensino ou ainda quando abandona os estudos e retoma. Mas, segundo o professor da FE-USP (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo) Ocimar Munhoz Alavarse, o atraso escolar pode ser explicado em boa medida pela reprovação.
“O único percentual aceitável para a distorção idade-série é 0%. O ideal seria que ninguém reprovasse. Todas as crianças deveriam estar oito ou nove anos no Ensino Fundamental”, afirma. “As altas taxas de reprovação e de repetência não estão produzindo os efeitos de aprendizagem esperados.”
Para a professora Inês de Almeida, da Faculdade de Educação da UnB (Universidade de Brasília), o processo ensino-aprendizagem é complexo e não pode se resumir apenas à reprovação por notas.
“Ao longo do tempo que esse aluno está na escola, o professor tem oportunidade de conhecê-lo em sua dimensão de sujeito humano e, portanto, pode acompanhá-lo, sabendo de suas fragilidades pessoais, familiares, cognitivas e de domínio de conteúdos. O professor precisa estar atento para que dê a essa criança condições de chegar ao resultado final, mas para que o processo não seja determinado apenas por provinhas”, diz.
Desigualdades regionais
No Pará, o atraso escolar atinge 38 a cada 100 estudantes do ensino fundamental. Nos estados das regiões Norte e Nordeste o atraso escolar tem, em geral, se mostrado maior do que nas demais regiões.Confira abaixo a taxa de distorção idade-série por Estado:
Região Norte - Distorção idade-série (em %)
1ª a 4ª série 1º ao 5º ano |
5ª a 8ª série 6º ao 9º ano |
Fundamental | Médio | |
AC | 26,9 | 26,4 | 26,7 | 33 |
AM | 27 | 43,8 | 33,9 | 49,7 |
AP | 23,6 | 27,8 | 25,3 | 41,9 |
PA | 36,6 | 41,5 | 38,5 | 57,4 |
RO | 18,7 | 31,5 | 24,6 | 29,9 |
RR | 16,3 | 27 | 21 | 23,6 |
TO | 17 | 28,1 | 22 | 33,2 |
Região Nordeste - Distorção idade-série (em %)
1ª a 4ª série 1º ao 5º ano |
5ª a 8ª série 6º ao 9º ano |
Fundamental | Médio | |
AL | 26 | 43,9 | 34,1 | 47,2 |
BA | 31,4 | 42,9 | 36,4 | 47,9 |
CE | 21 | 29,5 | 24,8 | 34 |
MA | 25,1 | 35,6 | 29,4 | 45,5 |
PB | 27,7 | 38,6 | 32,4 | 40,1 |
PE | 23,9 | 37 | 30 | 48,4 |
PI | 30,6 | 37,4 | 33,4 | 54,8 |
RN | 22,5 | 37,8 | 29,3 | 43,6 |
SE | 30,7 | 43 | 36 | 47,1 |
Região Centro-Oeste - Distorção idade-série (em %)
1ª a 4ª série 1º ao 5º ano |
5ª a 8ª série 6º ao 9º ano |
Fundamental | Médio | |
DF | 11,9 | 27,4 | 18,7 | 29,9 |
GO | 16,3 | 28 | 21,8 | 34,6 |
MS | 19,3 | 31,3 | 24,6 | 30,7 |
MT | 15,4 | 27,3 | 20,9 | 37,3 |
Região Sudeste - Distorção idade-série (em %)
1ª a 4ª série 1º ao 5º ano |
5ª a 8ª série 6º ao 9º ano |
Fundamental | Médio | |
ES | 16,6 | 27,1 | 21,5 | 27,5 |
MG | 13,1 | 28,5 | 20,2 | 31 |
RJ | 22,3 | 35,6 | 28,4 | 45,9 |
SP | 4,8 | 12,2 | 8,3 | 17,3 |
Região Sudeste - Distorção idade-série (em %)
1ª a 4ª série 1º ao 5º ano |
5ª a 8ª série 6º ao 9º ano |
Fundamental | Médio | |
PR | 8 | 23,2 | 15,4 | 25,5 |
RS | 16 | 29 | 22,2 | 32 |
SC | 10,6 | 19,4 | 15 | 16,7 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário