sábado, 19 de fevereiro de 2011

Prefeito dá início às aulas da rede municipal de ensino e entrega escola reformada na Zona Norte



Novidades são implantação do Ginásio Carioca e utilização da Educopédia

14/02/2011

Foto: Beth SantosNa manhã desta segunda-feira, dia 14, o prefeito Eduardo Paes e a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, participaram da abertura oficial do ano letivo da rede municipal de ensino na Escola Itália, em Rocha Miranda. As 1.063 escolas da Prefeitura devem receber mais de 650 mil alunos em 2011. As novidades para este ano são o déficit zero de professores na rede municipal, a utilização da Educopédia e a implantação do Ginásio Carioca e de mais 22 escolas em turno único.

Durante a visita, Paes participou de uma aula inaugural do projeto Ginásio Carioca. O novo modelo de ensino, voltado para alunos do 6º ao 9º ano, utiliza um material pedagógico estruturado, aplicado através de Cadernos Pedagógicos (apostilas de conteúdo e exercícios) e da Educopédia, que é uma plataforma de aulas digitais de cada disciplina, com material de suporte aos professores, planos de aula, jogos pedagógicos e vídeos. Os alunos e mestres poderão consultar as informações de qualquer lugar e a qualquer hora, através do endereço eletrônico www.educopedia.com.br.

Foto: Beth SantosO prefeito Eduardo Paes destacou a importância da utilização do Ginásio Carioca para facilitar o trabalho do professor, tornar o ensino mais atraente e mobilizar as crianças e os jovens:

- O Ginásio Carioca é a incorporação de novas tecnologias na maneira de ensinar, com a utilização de um material pedagógico muito mais elaborado e sofisticado. Isso significa mais condições para esses bons professores que a Prefeitura do Rio tem desenvolverem ainda melhor seus trabalhos e de fazer com que os alunos saiam da escola sabendo a matéria. Nosso objetivo é ter escolas que ensinem e alunos que aprendam e compreendam que é na escola, estudando, que eles terão a chance de ter um futuro melhor - afirmou, citando algumas ações da Prefeitura para melhorar a qualidade na educação carioca:

- Estamos iniciando mais um ano letivo e com várias escolas sendo construídas ou reformadas em toda a cidade. Temos mais de R$ 300 milhões de investimentos em obras e reformas. Já aumentamos o número de vagas em creches, estamos qualificando as escolas e utilizando novas tecnologias para melhorar ainda mais o ensino na cidade, além do fim da aprovação automática e da implementação do reforço escolar, da criação das provas bimestrais e do acordo de resultados e de desempenho. Tínhamos ainda um déficit muito grande de professores, mas superamos isso: começamos esse ano letivo com todos os professores contratados. Tudo isso já permitiu um bom resultado no Ideb e teremos certamente um melhor ainda em 2011.

Foto: Beth SantosDe acordo com a secretária Claudia Costin, o Ginásio Carioca terá como base dois eixos: excelência acadêmica e apoio ao projeto de vida do aluno:

- Começamos o ano letivo com o Ginásio Carioca, que é uma nova maneira de enxergar do 6º ao 9º ano; com a introdução da Educopédia, que é um portal de aulas digitais projetadas na sala e que os alunos vão poder acessar dos laboratórios digitais e de casa; e montamos apostilas e aulas digitais para facilitar a vida do professor. Os alunos vão ainda preparar seus projetos de vida, estabelecendo uma ligação entre estudo e futuro, com pesquisas sobre profissões.

Dentro do novo Ginásio Carioca, a Secretaria Municipal de Educação (SME) também está implantando, em dez escolas municipais, o Ginásio Experimental Carioca para estudantes do 7º ao 9º ano. Estas unidades - uma em cada região da cidade - funcionarão em horário integral. Além do material pedagógico estruturado, os estudantes contarão com mais tempo de aulas de Português, Matemática, Ciências e Inglês.

Foto: Beth SantosOutra novidade para este ano é a ampliação das escolas em turno único de sete horas, atendendo à Lei 5.225, de 5 de novembro de 2010. As duas horas e meia a mais de aulas serão cumpridas com disciplinas obrigatórias, ampliando a carga horária de Português, Matemática e Ciências. A permanência dos alunos na escola ou em atividades escolares por tempo integral será optativa, a critério das famílias dos estudantes.

Depois de participarem do primeiro dia de aulas em Rocha Miranda, o prefeito e a secretária reinauguraram a Escola Rostham Pedro de Farias, em Cavalcanti. A unidade passou por uma ampla reforma, com adequação das salas de aula, construção de quadra poliesportiva coberta, parquinho e vestiários. Com a modernização, a escola ganhou ainda um prédio anexo com elevadores de acesso ao laboratório de ciências, sala de informática e de leitura e auditório, num investimento de R$ 2,9 milhões.

Texto: Juliana Romar
Fotos: Beth Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário