DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
As Dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita surgem em alunos que não apresentam problemas de compreensão, que perfeitamente entendem ordens, tem autonomia e são extremamente espertos em realizar outras atividades, esse já é o primeiro e mais importante passo para que se exclua a Deficiência Intelectual.
É claro que de forma alguma estou afirmando que as questões de saúde não fazem parte da vida desse aluno, muito pelo contrário, visto que a Dificuldade de Aprendizagem é uma questão biológica ela deve ser investigada por estes profissionais.
Listei alguns problemas que podem ajudar a excluir a Deficiencia Intectual.
Problemas Visuais Perceptuais:
• Dificuldade de distinção de vários formatos e tamanhos;
• Dificuldade de colorir, escrever e recortar;
• Falta de estabilidade no uso das mãos; trocando a direita e a esquerda muitas vezes para realizar uma tarefa;
• Letras e palavras ao contrário.
• Dificuldade de colorir, escrever e recortar;
• Falta de estabilidade no uso das mãos; trocando a direita e a esquerda muitas vezes para realizar uma tarefa;
• Letras e palavras ao contrário.
Problemas de Memória e Atenção:
• Dificuldade de concentração.
• Não ouve bem;
• Esquece fácil;
• Não é capaz de seguir instruções com vários passos.
• Não ouve bem;
• Esquece fácil;
• Não é capaz de seguir instruções com vários passos.
Deficiência de Linguagem:
• Demora no desenvolvimento da linguagem;
• Tem dificuldades de formar sentenças e encontrar palavras certas.
• Tem dificuldades de formar sentenças e encontrar palavras certas.
Problemas de Leitura:
• Problema com os sons das palavras;
• Dificuldade de entender palavras e conceitos;
• Troca letras por ordem incorreta ou letras erradas.
• Dificuldade de entender palavras e conceitos;
• Troca letras por ordem incorreta ou letras erradas.
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
A Deficiência Intelectual é associada a manifestação de limitações em mais de uma área de habilidades, tais como:
- atraso no desenvolvimento neuro-psiquicomotor (a criança demora a firmar a cabeça, sentar,andar, falar)
- dificuldades no aprendizado de um modo geral
- não compreende ordens e normas
Lembrando que um único aspecto não pode ser considerado como indicativo de Deficiência Intelectual.
O nivel do grau de desenvolvimento do Deficiênte Intelectual, depende de sua história de vida particular, apoio da família e oportunidades vivificadas, todos são capazes de aprender respeitando-se suas limitações.
Bom queridos professores, simplificando, o meu desejo é que todos tenham ciência que o Ensino Especial está centralizado nas questões da Deficiencia Intelectual e não das Deficiências de Aprendizagem, e que este diagnóstico esta atrelado a vários fatores emocionais, alterações de atividades nervosas superiores, como retardo específico e de linguagem, dislexia, psicoses e porque não dizer baixo nível sócio econômico e cultural, porém todos os fatores devem ser levados em conta e adequadamente diagnósticados por profissionais da saúde para que nossos alunos não sejam classificados indevidamente.
Porém nada impede que pela nossa experiência em campo e nossos incansáveis estudos, possamos colaborar com vocês nas questões que dizem respeito as dificuldades de aprendizagem, embora este não seja o nosso foco.
Um beijo a todos.
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