Apresentação do projeto:
Objetivos:
Adquirir noções fundamentais sobre a higiene em nossa vida;Reconhecer a importância e a necessidade de se Ter uma boa higiene corporal, bucal e mental;
Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;
Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida , seu meio social e ambiental;
Estabelecer uma relação com a sociedade;
Diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõe;
Conhecer seus antepassados;
Identificar tipos de moradia e formas de construções;
Conhecer diversas estruturas familiares no mundo.
Procedimentos:
Elaborar textos a partir do auto- conhecimento;
Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
Ler diferentes tipos de textos;
Produzir textos;
Realizar atividades diárias de higiene;
Entender o papel da escovação dentária;
Organizar rotinas de práticas de conservação da saúde;
Observar e analisar fatos, situações de forma a garantir a boa qualidade de vida;
Perceber, apreciar, valorizar diversidade de formação familiar e social;
Montar painéis;
Construir cartazes;
Confeccionar bonecos, fantoches, dedotes;
Elaborar com os alunos regras de higiene;
Desenvolver atividades lúdicas;
Dramatizar histórias;
Organizar entrevistas e pesquisas;
Registrar experiências vividas pelo grupo.
Conteúdos relacionados ao projeto:
Português
Leitura e interpretação de texto e histórias;
Formação de palavras e frases;
Produções de texto;
Alfabeto(maiúsculo ,minúsculo)
Introdução a letra cursiva;
Ordem alfabética;
Pontuação
Rimas
Gênero, número e grau do substantivo
Sílabas e números de letras.
Matemática
Seqüência numérica;
números pares e ímpares;
Ordem crescente e decrescente;
Números ordinais;
Noções das 4 operações fundamentais;
Situações- problemas;
Formas geométricas;
Altura, peso, maior, menor
Sucessor e antecessor
Ciências
Partes do corpo;
Cuidados com o corpo ;
Prevenção as doenças;
Órgãos do sentido e suas utilidades;
Cuidados ao meio ambiente;
Limpeza e conservação do meio onde vivem.
História e Geografia
Árvore genealógica;
Membros Integrante da família;
Localização da moradia;
Partes da casa;
Diferenças da formação familiar e das moradias do outros grupos sociais;
Localização do seu espaço físico (casa, bairro, escola, rua, cidade, país);
Atividades
Textos informativos
Músicas relacionadas ao tema
Pesquisas
Jogos
Conversas e debates
Preparação de palestras e /ou entrevistas
Confecção de murais e cartazes
Recorte e colagem de gravuras , palavras
Cartazes com regras de higiene
Caça - palavras
Palavras Cruzadas
Quebra-cabeça
Bonecos
Calendários
Literatura infantil
Atividades Matemáticas
Fichas com palavras e novos vocabulários
Dobraduras
Dinâmicas de grupo
Seqüência de figuras (ordenação)
Reprodução de histórias
Recontos
Desenhos
Material didático/ recursos
Livros didáticos,
CDs/ som
Sucatas
Papéis diversos
Internet/computador/softwares
Folhas xerocadas
Tintas e pincéis
Lápis coloridos e giz de cera
Hidrocor
Máquina fotográfica
Painéis
Vídeo
Revista/ jornais
Livros de literatura infantil
Cola
Tesoura
Tecidos
Produtos de higiene
Produtos de limpeza
Argila
Espelho
Eventos relacionados ao projeto:
Palestras com médicos ou dentistas
Semana da higiene com exposição de materiais relacionados ao tema
Dramatização de peças com bonecos, fantoches
Exposição de fotos do Projeto;
Exposição de cartazes confeccionados.
Instrumentos de Avaliação:
Considera- se alguns instrumentos de avaliação:
Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;
Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente;
Produtos de estudo ou de tarefas com relação as diversas situações escolares;
Dados registrados com referência diretas com o aluno ou em grupo.
ATIVIDADES
Nenhum comentário:
Postar um comentário