quinta-feira, 28 de abril de 2011

Como me organizar melhor nos estudos: Preparando-se para provas, tarefas e trabalhos

http://www.vithais.com.br/
Como me organizar melhor nos estudos: Preparando-se para provas, tarefas e trabalhos: "

a) ESTUDE TODOS OS DIAS E NÃO APENAS NA VÉSPERA DAS PROVAS [Ao agir desta forma você reforça a compreensão dos conteúdos trabalhados a cada dia pelos professores. Para fazer isto, reserve de 1 a 2 horas por dia, no período em que não tem aulas, manhã ou tarde, para fazer as tarefas e revisar os pontos importantes trabalhados em sala de aula pelos professores. Na véspera das provas você apenas irá retomar ou recapitular o que já foi previamente estudado e será mais fácil e melhor o seu preparo para a avaliação].

b) CONCENTRE-SE NOS ESTUDOS, TENHA FOCO [Ao se propor a estudar todos os dias, tenha em mente que este é um objetivo que vai requerer da sua parte o máximo de foco e concentração. Determine-se a atingir esta meta, para isso, ordene seu estudo definindo uma sequência de trabalho de acordo com o que considera mais prioritário, dando preferência às matérias ou disciplinas nas quais tem mais dificuldade].

c) UTILIZE DICIONÁRIOS COMO APOIO [Use estes materiais para buscar o significado de palavras que ainda não conhece e ampliar o seu vocabulário na elaboração de suas respostas, textos, pesquisas, redações].

d) FAÇA RESUMOS OU ORGANIZE AS IDEIAS EXPLICADAS EM AULAS ATRAVÉS DE TÓPICOS [Para facilitar seu estudo é preciso rever as ideias trabalhadas em aula e, neste sentido, é preciso adotar um método ou forma de organizar e revisar os conteúdos. Há alunos que preferem fazer resumos, outros que trabalham com a ordenação das explicações em tópicos. Veja qual é mais adequado e fácil para você e coloque-o em uso!].

e) INFORME SUA FAMÍLIA DE SEUS HORÁRIOS DE ESTUDO INDIVIDUAL [Esta ação de caráter prático tem como objetivo alertá-los de que está estudando e que precisará de tranquilidade, paz, silêncio para realizar esta ação e que não deverá ser interrompido. É também útil para informar aos pais que você está sendo responsável, organizado e que poderá em algum momento precisar da ajuda deles].

f) LEIA COM ATENÇÃO OS TEXTOS ESTUDADOS E DEPOIS VÁ REPETINDO ORALMENTE AS IDEIAS IMPORTANTES [O sentido desta ação não é a memorização, se bem que também auxilia nesta questão, mas parar e pensar o que foi lido, dando algum tempo para interpretar e entender o sentido das informações trabalhadas, reforçando conceitos e conteúdos].

Referência
UNGLAUB, Delton; UNGLAUB, Eliel. 101 Atitudes para o estudo inteligente. 3ª ed. Campinas, SP: 2006.

Por João Luís de Almeida Machado
"

Nenhum comentário:

Postar um comentário