domingo, 3 de abril de 2011

Fotografias da atividade realizada pelos alunos da turma 1801 da Escola Municipal Ponte dos Jesuítas - 10ª CRE

Fotografias da atividade realizada pelos alunos da turma 1801 da Escola Municipal Ponte dos Jesuítas - 10ª CRE: " Alunos da turma 1801 da Escola Municipal 10-19-045 PONTE DOS JESUÍTAS, em companhia do professor de História, Antonio Carlos Suzano, à esquerda (de camisa verde) da coordenadora pedagógica Priscilla e do professor de Matemática Wilson, em foto tirada no dia 1º de abril de 2011, em frente à escola, antes do início da caminhada em direção à PONTE DOS JESUÍTAS. Na saída da escola, o professor Antonio Carlos (à direita) explica aos alunos da turma 1801 como será desenvolvida a atividade, com visita ao Monumento em homenagem ao Saneador, passagem pela ponte do Rio Guandu e visita à PONTE DOS JESUÍTAS, monumento histórico tombado em 1938 pelo IPHAN. Professor Wilson (camisa amarela) com os alunos da turma 1801 em direção à Ponte dos Jesuítas, que pode ser vista parcialmente à esquerda.

Professor Wilson em companhia dos alunos da turma 1801, observando o Monumento que presta homenagem aos operários que trabalharam nas obras de saneamento da Baixada de Sepetiba,no final da década de 1930 e início na década de 1940.







Professor Antonio Carlos Suzano explicando aos alunos da turma 1801 como funcionava o sistema de comportas da Ponte dos Jesuítas, no século XVIII.







Após explicar aos alunos da turma 1801, como funcionava o sistema de represamento das águas do Rio Guandu para irrigação e drenagem dos campos da Fazenda de Santa Cruz, o professor Antonio Carlos se dirige com a turma para o passadiço central da Ponte dos Jesuítas.



Alunos da Turma 1801 observando a parte lateral da Ponte dos Jesuítas em companhia do professor de História Antonio Carlos Suzano.



Professor Antonio Carlos Suzano falando sobre o papel desempenhado pelos padres da Companhia de Jesus, os chamados 'Jesuítas', na catequese dos índios e a contribuição que eles deram para a fundação de algumas cidades brasileiras,como São Paulo.



No passadiço central da Ponte dos Jesuítas, o professor de História Antonio Carlos Suzano explica aos alunos da turma 1801 o significado do dístico latino existente no brasão esculpido em granito, que era uma espécie de mensagem de fé aos viajantes que por ali passavam e que deveriam fazer reverência e orações a Deus, simbolizado pelas letras I.H. S (Jesus Homem Salvador).





A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Ponte dos Jesuítas, Priscilla, em companhia do professor Wilson, de Matemática, (à esquerda) e dos alunos da turma 1801, em aula de educação patrimonial ministrada pelo professor de História Antonio Carlos Suzano na histórica PONTE DOS JESUÍTAS, construída em 1752 e tombada pelo IPHAN em 1938.









Ponte dos Jesuítas vista da Estrada do Frutuoso.















Ponte dos Jesuítas, vista lateral com parte dos arcos alagados após dias chuvosos.





O professor Antonio Carlos e alguns alunos da turma 1801 fizeram questão de descer os degraus da escada existente no passadiço da histórica Ponte dos Jesuítas.



Seria a abertura para o hipotético 'túnel' interligando o atual bairro dos Jesuítas com Santa Cruz, ou apenas uma entrada para compartimento onde eram guardadas as ferramentas e também servia como acesso para os reparos nas roldanas das comportas?



Sinvaldo do Nascimento Souza



Professor Representante da 10ª CRE no RIOEDUCA .





Fotos tiradas no dia 1º de abril de 2011, durante a aula de Educação Patrimonial ministrada pelo professor de História ANTONIO CARLOS SUZANO, da Escola Municipal 10-19-045 PONTE DOS JESUÍTAS.

"

Nenhum comentário:

Postar um comentário