Professores da SME participaram da oficina sobre “Uso ético e responsável da Internet”: "Recebo do professor Antonio Carlos Batista Suzano, que dá aula de História nas Escolas Municipais PONTE DOS JESUÍTAS e GANDHI, ambas da 10ª Coordenadoria Regional de Educação, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro, o e-mail com o texto abaixo sobre a oficina de USO ÉTICO E RESPONSÁVEL DA INTERNET, da qual participou com outros colegas.
Professores de escolas públicas e voluntários do projeto Amigos da Escola participaram, no dia 25 de março, da Oficina de Uso Ético e Responsável da Internet, promovida pela Safernet em parceria com o Ministério Público Federal do Rio de Janeiro (MPF-RJ).
Todos participantes da capacitação, receberam um Kit pedagógico para ser utilizado em sala de aula.
A Secretaria Municipal de Educação viabilizou a inscrição de professores por escola, e a 10ª Coordenadoria Regional de Educação, por intermédio da Gerência de Educação, proporcionou transporte para todos os professores da 10ª CRE.
A oficina foi dinamizada por Rodrigo Nejm, da ONG Safernet, que enfatizou: “ proibir o uso da Internet não educa nem previne”. Salientou ainda que é preciso combater o uso irresponsável e criminoso que as pessoas fazem dessa importante tecnologia.
Na Escola Municipal Ponte dos Jesuítas, estamos trabalhando em sala de aula com o kit pedagógico da oficina, e, entre algumas atividades propostas, os alunos têm participando na produção de desenhos em quadrinhos mostrando algumas situações de risco bem como sugerindo dicas de prevenção.
A pertinência do assunto nos faz estar sempre comentando em sala de aula os cuidados que precisamos ter a cada dia para estarmos seguros no uso da internet. Algumas questões que estamos discutindo em sala:
Será que uso a Internet com segurança?
Será que meus amigos estão seguros quando usam a Internet?
O que preciso saber para evitar sofrer algum dano na Internet?
O que são os Cibercrimes? Como posso me proteger?
Há perigos especiais para crianças na Internet?
Usar Internet na Lan House é mais perigoso do que em outros lugares?
“ Prof. Antonio Carlos B. Suzano
Saiba mais sobre a ONG SaferNet Brasil
A SaferNet Brasil é uma associação civil de direito privado, com atuação nacional, sem fins lucrativos ou econômicos, sem vinculação político partidária, religiosa ou racial. Fundada em 20 de dezembro de 2005 por um grupo de cientistas da computação, professores, pesquisadores e bacharéis em Direito, a organização surgiu para materializar ações concebidas ao longo de 2004 e 2005, quando os fundadores desenvolveram pesquisas e projetos sociais voltados para o combate à pornografia infantil na Internet brasileira.
Naquela época, era urgente a necessidade de oferecer uma resposta eficiente, consistente e permanente no Brasil para os graves problemas relacionados ao uso indevido da Internet para a prática de crimes e violações contra os Direitos Humanos. Aliciamento, produção e difusão em larga escala de imagens de abuso sexual de crianças e adolescentes, racismo, neonazismo, intolerância religiosa, homofobia, apologia e incitação a crimes contra a vida e maus tratos contra animais já eram crimes cibernéticos atentatórios aos Direitos Humanos presentes na rede.
O Brasil, no entanto, carecia de políticas e ações concretas de enfrentamento a estes fenômenos complexos, que envolvem variáveis econômicas, sociais e culturais, com desdobramentos e implicações nos campos da ética, da moral, da educação, da saúde, do direito, da segurança pública, da ciência e da tecnologia.
Logo que foi criada, a SaferNet Brasil se consolidou como entidade referência nacional no enfrentamento aos crimes e violações aos Direitos Humanos na Internet, e tem se fortalecido institucionalmente no plano nacional e internacional pela capacidade de mobilização e articulação, produção de conteúdos e tecnologias de enfrentamento aos crimes cibernéticos e pelos acordos de cooperação firmados com instituições governamentais, a exemplo do Ministério Público Federal.
Por meio do diálogo permanente, a SaferNet Brasil conduz as ações em busca de soluções compartilhadas com os diversos atores da Sociedade Civil, da Indústria de Internet, do Governo Federal, do Ministério Público Federal, do Congresso Nacional e das Autoridades Policiais.
Nosso ideal é transformar a Internet em um ambiente ético e responsável, que permita às crianças, jovens e adultos criarem, desenvolverem e ampliarem relações sociais, conhecimentos e exercerem a plena cidadania com segurança e tranqüilidade.
Contamos com você para a construção desse mundo cibernético desejado!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário