quinta-feira, 26 de maio de 2011

A banalização da Ritalina

http://kanzlermelo.com/

A banalização da Ritalina: "

Diante da necessidade (inconsciente) dos adultos de se livrar dos filhos adolescentes, vejo a que ponto chegam os esforços para que os jovens passem o quanto antes em vestibulares ou concursos. Isso me faz acreditar que a capacidade da família contemporânea de conter e tolerar dificuldades está cada vez menor.


O neurologista Ricardo Teixeira, nosso colega de Planeta Saúde Brasil, tem denunciado uma espécie de dopagem da Ritalina, que consiste no uso do medicamento exclusivamente para obter ganho de desempenho em estudos e provas. Uma pesquisa feita em escolas do Brasil, citada pelo neurologista, constatou que apenas 23,7% das crianças que receberam o diagnóstico de TDAH realmente tinham o transtorno (segundo os critérios diagnósticos do DSM IV).


O médico também cita em artigo uma publicação da A Folha de São Paulo que divulga um estudo alarmante: 75% das crianças e adolescentes brasileiros que tomam remédios para déficit de atenção não cumprem os critérios diagnósticos para essa condição clínica.


Evidentemente, isso traz riscos e a imprensa já começa a chamar atenção para a questão. Deixo abaixo o link para uma matéria do portal G1, acredito que veiculada no Jornal Hoje, a respeito desse assunto: Ritalina é usada ilegalmente para “turbinar” o cérebro.



Filed under: Psicologia, TDAH Tagged: dopagem, dsm iv, ritalina "

Nenhum comentário:

Postar um comentário