quinta-feira, 2 de junho de 2011

Um livro para cada bebê: primeiros contatos

Pessoal leiam este post que fala da introdução dos livros na vida das crianças.
http://blogdati.com/
Um livro para cada bebê: primeiros contatos: "

Livros e mais livros… Tenho me animado, cada dia mais, sobre a idéia de presentear bebês e crianças com livros – apropriados para sua faixa etária, claro. E a idéia parece tomar conta de pessoas próximas a mim… convergência de interesses, já que nos aproximamos de pessoas que comungam de desejos e valores semelhantes. E tenho percebido que as crianças ao nosso redor estão dispostas a receber essa “oferta”, essa “oportunidade” de ganhar livros ao invés de brinquedos propriamente ditos, aprendendo a explorá-los e divertirem-se com eles. Para elas, um bom livro pode significar meses de descobertas e diversão.


Em outubro passado, na época do Dia das Crianças, lembro que sugeri uns títulos divertidos através do post “Dicas de livros para crianças que ainda não amam livros”. Hoje reli as dicas e resolvi insistir no tema. Mas agora esmiuçando-o melhor :)


Para que você se organize sobre como escolher títulos, materiais, gênero ou número de páginas, por exemplo, na hora de optar por um livro como presente, aqui vão dicas por faixa etária, começando pelos bebês. Via Revista Pais e Filhos e pitacos meus.


Um livro para cada bebê:


0 a 6 meses O melhor são os livros com pouco ou nenhum texto e imagens grandes, bem contrastantes e coloridas. Livros com bichinhos e espelhos também são recomendados. Lembre-se de falar bastante, porque o que conta nessa idade é o som da voz de quem narra, assim como o ritmo que você adota ao fazer a leitura e interação.


7 a 12 meses Os livros com poucos personagens ou objetos customizados funcionam melhor. Dê preferência aos que ilustram palavras do cotidiano do seu filho, que lhe proporcionem a sensação de familiaridade e pertencimento como “mamãe”, “papai”, “cachorro”, “mamá”, “leite”, “fralda”, “vovó”, “vovô”, “gato” e outras. Dê preferência às páginas mais grossas, acartonadas, que resistem a mordidas (roedores).


13 a 18 meses Agora você já pode experimentar ler livros com até duas sentenças por página. Interprete o que está lendo: se o livro for sobre animais, por exemplo, faça os barulhos característicos de cada bicho, isso prenderá a atenção do bebê e o ajudará a relacionar animal x som. Seu filho vai se divertir e repetirá o muuuuu da vaquinha e o béééééé da ovelhinha.


19 a 24 meses É a etapa da repetição exaustiva. Seu filho vai pedir que você leia aquele livro do gatinho umas 500 vezes, vai querer que você faça aquela voz engraçada até ficar rouco. E por mais que você se canse da história, deve atender, pois a criança cria laços com os personagens e com a história. Sua permanência na rotina dela ajudará em sua segurança e pode incentivar a continuidade da leitura. É também parte do aprendizado e uma técnica inconsciente de fixação de palavras novas ao vocabulário.


A partir de 2 anos As opções, para os pais, ficam mais amplas já que o mercado publi-editorial infanto-juvenil cresce em velocidade espantosa. Aproveite para passear por todos os tipos de livros (com abas, bichinhos, dobraduras, personagens destacáveis, pop-ups, texturas, etc). Os títulos com rimas também são excelentes, invista neles. Claro que seu filho ainda terá, por algum tempo, os preferidos, mas estará cada vez mais atento a novas palavras e expressões. E vê-lo se desenvolver intelectualmente é, talvez, a maior aventura de uma vida inteira.


Que tal experimentar?


Fecho ilustrando o post com estes vídeos muito fofos de bebês “lendo”, numa gostosa experiência com seus primeiros livrinhos. Serve como ilustração do quanto vale a pena presenteá-los e incentivá-los desde cedo com estas ferramentas do saber. Via Caminhando e contando e disponíveis no Youtube.


***



***




Share

"

Nenhum comentário:

Postar um comentário