quarta-feira, 20 de julho de 2011

Idéias para algum cantinho na escola ou na creche - Ambiente inspirador I

Ambiente inspirador I: "

Projeto do arquiteto Neto Porpino para uma varanda em apartamento paulista.


Vi esta foto em uma antiga revista Arquitetura e Construção e não resisti a publicá-la por aqui. É apenas uma varandinha com um jardim (ou horta) vertical, coisa que vem sendo sonhada por muita gente nos últimos tempos. Mas achei legal destacar para fazer uma pequena análise do que a gente vê, pois é isso que ajuda na hora de montar um espaço na própria casa.


Primeiro, preste atenção à posição em que a hortinha foi afixada: não pode haver um vento constante e forte, nem um sol abrasador (principalmente da tarde) sobre este lugar, sob pena de plantas, terra e até os vasos voarem, ou de não resistirem ao calor intenso. Portanto, avaliar o micro clima local, principalmente quando se trata de plantas é fundamental.


Outro “detalhe” importantíssimo: perceba que as plantinhas estão bem cuidadas, portanto, se você quer manter um belo jardim desse tipo, há que ter tempo para cuidar delas. Não apenas regar, mas afofar a terra, eliminar pragas, prestar atenção ao desenvolvimento delas, tudo isso faz parte e é quase obrigação diária. Ler sobre as espécies que você está plantando, portanto, é fundamental.


A escolha dos vasinhos coloridos foi super acertada, mas observe que o fundo é branco. Se você tem uma parede com um revestimento escuro ou estampado, o efeito não será o mesmo. Primeiro plano e fundo devem se complementar, ou seu esforço para fazer um detalhe bonito vai por terra – e é um dos erros mais comuns que vejo em todos os lados…


O pufe é uma graça não é? E complementa o ambiente florido. Mas ele está aí só pra compor a foto. A menos que seu interior seja feito de garrafas PET (que não tem problema molhar) ou que o tecido seja impermeável, próprio para exteriores, só pode ser usado num dia de sol ou, pelo menos, sem chuva. Mesmo assim ele me deu uma super ideia pra fazer um post sobre pufes…


Para completar, o piso: se você tem um revestimento que não curte em um piso, e sua varanda tem um pequeno degrau, dá para fazer igual: são pallets de madeira, próprios para exterior, ou um deck em módulos, com tratamento para ficar ao tempo, complementado por pedriscos. Adoro este tipo de composição pois é fácil de montar e de grande efeito. Deu para se inspirar? Espero que sim!

"

Nenhum comentário:

Postar um comentário