sábado, 2 de julho de 2011

Prefeitura do Rio inaugura dois Espaços de Desenvolvimento Infantil e uma escola na Zona Oeste



Escola municipal homenageia o ex-ministro da Educação e EDI recebe nome de vítima do massacre de Realengo

01/07/2011  » Autor: Flávia David / Fotos: Beth Santos

Foto; Beth SantosO prefeito Eduardo Paes e a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, inauguraram nesta sexta-feira 1º de julho, mais dois Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs) e uma escola na Zona Oeste da cidade. Em Paciência, foi entregue o EDI Sargento Izo Gomes Patrício, cujo nome homenageia um policial militar morto em outubro de 2009, durante ação policial no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, quando o helicóptero em que estava foi atingido por traficantes. Com seis salas de atividades, dois berçários, parquinho, núcleo de saúde e biblioteca, a unidade oferece 200 vagas, da creche à pré-escola. Em Cosmos, foram inauguradas a Escola Municipal Paulo Renato Souza e o EDI Bianca Rocha Tavares. A escola homenageia em seu nome o ex-ministro da Educação, que esteve no cargo de 1995 a 2002, falecido na última semana, e o EDI presta homenagem à estudante que foi uma das 12 vítimas do assassino que invadiu a Escola Municipal Tarso da Silveira, em Realengo.

Foto; Beth SantosAo lado da secretária municipal de Educação, o prefeito do Rio falou sobre a importância dos Espaços de Desenvolvimento Infantil no futuro rendimento escolar das crianças atendidas nessas unidades:

- A fase de educação infantil é fundamental para que a criança tenha um bom aproveitamento escolar no futuro. E investir no futuro das nossas crianças é o nosso trabalho mais importante. Por isso, não estamos apenas inaugurando prédios bonitos, mas investindo na qualidade do ensino das crianças e jovens do Rio de Janeiro - disse o prefeito, que destacou a trajetória de vida dos três homenageados com nomes nas unidades inauguradas hoje.

Foto; Beth Santos- Sei que nada do que fizermos vai tirar a dor dessas famílias, que perderam seus entes queridos. Mas dar seus nomes a essas unidades de ensino servirá de inspiração para todos os seus alunos. É um dia triste, de lembrar as pessoas que se foram, mas de alegria porque eles deixaram uma semente para a construção de um Rio melhor - falou Eduardo Paes, que prestou uma homenagem ao ex-ministro Paulo Renato.

- Paulo Renato de Souza foi um homem que nunca deixou de acreditar no Brasil, que mudou a lógica da educação em nosso país com muita coragem. Ele apostou na universalização do ensino para que as crianças aprendessem com qualidade. Com essa escola, seu nome será repetido muitas vezes, e isso é um motivo de grande alegria para todos os cariocas - disse o prefeito, ao lado da irmã do ex-ministro, Maria da Graça Souza Horni, que agradeceu a homenagem em nome de toda sua família.

Foto; Beth SantosA secretária municipal de Educação, Claudia Costin, falou sobre os investimentos da Prefeitura na ampliação do número de vagas e na prestação de um serviço de qualidade:

- A partir de hoje, centenas de crianças terão uma nova perspectiva de vida. Com as inaugurações desta sexta-feira, passamos a contar com 1.065 escolas, 22 EDIs e 279 creches. Temos uma rede enorme e qualificada. Os pais destas crianças podem trabalhar tranquilos, certos de que seus filhos serão muito bem cuidados em nossas unidades - disse a secretária, que também prestou uma homenagem ao amigo Paulo Renato.

- Perdi um grande amigo. Paulo Renato foi o ministro que revolucionou a educação no Brasil. Se hoje temos todas as crianças nas escolas, isso se deve a ele. Por isso, torço para que ele seja lembrado em muitas escolas pelo Brasil afora.

Foto; Beth SantosCom 11 salas de Educação Fundamental, duas de Educação Infantil, biblioteca, sala de informática, laboratório de ciências, auditório e quadra coberta com arquibancada e palco, a unidade vai atender a 1.000 alunos, da pré-escola ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Já o Espaço de Desenvolvimento Infantil Bianca Rocha Tavares possui quatro salas de atividades, dois berçários, fraldário, pátio coberto e solário. A unidade vai atender cerca de 150 mil alunos da creche à pré-escola. Vale destacar que esta é a terceira unidade educacional da Prefeitura que recebe o nome dos alunos mortos na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, em abril deste ano.

Foto; Beth SantosAs três novas unidades chegam para ampliar o número de vagas nas creches e escolas do Município, uma das metas da Prefeitura até 2012, com a criação de 30 mil novos postos. Desde o início do governo, em 2009, já foram criadas 12.548 vagas, em 22 EDIs, três creches e mais 109 escolas que tiveram seus espaços adequados para este tipo de atendimento. Atualmente, 55.092 crianças são atendidas pelo Município, sendo 38.299 nas unidades da rede municipal e outras 16.793 nas conveniadas.

Também participaram das cerimônias o subprefeito da Zona Oeste, Edimar Teixeira, familiares e amigos dos homenageados, lideranças comunitárias e amigos das vítimas do massacre ocorrido em Realengo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário