segunda-feira, 18 de julho de 2011

"SAÚDE NA ESCOLA DISTRIBUI OS PRIMEIROS ÓCULOS NA ESCOLA MUNICIPAL JORACY CAMARGO"

http://otics-iraja.blogspot.com/2011/07/saude-na-escola-distribui-os-primeiros.html

"SAÚDE NA ESCOLA DISTRIBUI OS PRIMEIROS ÓCULOS NA ESCOLA MUNICIPAL JORACY CAMARGO": "



O prefeito Eduardo Paes e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançaram nesta sexta-feira, dia 25, o programa Saúde nas Escolas com 160 equipes fixas e oito móveis, atendendo a rede municipal de ensino. O programa é uma das ações fundamentais do projeto Escolas do Amanhã, criado para combater a evasão escolar e diminuir a defasagem idade/série nas unidades situadas nas regiões conflagradas ou recém-pacificadas da cidade. A cerimônia de lançamento foi realizada no Ciep Dr. Antoine Magarinos Torres Filho, na Tijuca, e contou ainda com a presença dos secretários municipais Claudia Costin (Educação) e Hans Dohmann (Saúde e Defesa Civil), além do secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes.

Foto: Beth SantosO novo programa tem como objetivo dar assistência integral para mais de 105 mil alunos da rede municipal, com equipes de profissionais de saúde percorrendo inicialmente 151 Escolas do Amanhã e nove Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI) para cuidar da saúde dos estudantes. Nessa primeira etapa, 160 unidades escolares da rede municipal serão atendidas e em cada uma delas haverá um técnico de enfermagem. Além desses profissionais fixos, oito unidades móveis de saúde, com um médico, um enfermeiro, um psicólogo, um dentista e um auxiliar de saúde bucal, percorrerão as escolas semanalmente. As unidades móveis contam com mobiliário próprio para promover o atendimento e material educativo, que será entregue às crianças.

De acordo com Eduardo Paes, o programa Saúde nas Escolas visa identificar e tratar os problemas de saúde das crianças, melhorando o desempenho dos alunos dentro da sala de aula:

- Esse programa é específico nas escolas. Muitas crianças, por exemplo, não enxergam direito e, por isso, têm dificuldade no aprendizado. Com esse novo programa daremos uma atenção especial à saúde do aluno, cuidando e prevenindo as doenças, evitando que faltem ao colégio e orientando-os para que cuidem da saúde. Isso tudo impacta no aprendizado e na qualidade de ensino. São melhorias e benefícios para a saúde das crianças e para elas aprenderem melhor. Estamos começando com mais de 100 mil crianças atendidas e esperamos expandir para toda a rede municipal de ensino - afirmou.

O ministro Alexandre Padilha destacou a importância do programa para a difusão das informações sobre saúde:

Foto: Beth Santos- Trazer a saúde pra dentro da escola é a melhor estratégia para não só cuidar das crianças, mas também fazer com que os hábitos saudáveis e a ideia de Saúde Presente chegue a todas as famílias do Brasil. Nosso objetivo é que as crianças aprendam isso na escola e levem isso pra dentro de casa, para o conjunto da família brasileira. O Ministério apoiará a ampliação do programa para toda a cidade.

Com o novo programa, as escolas passam a ter acesso ao Prontuário Eletrônico Único, um sistema integrado entre as secretarias de Educação e Saúde, que possibilita o acompanhamento passo a passo do histórico de saúde do aluno. Se o aluno for atendido na escola ou se passou por uma Clínica da Família, informações como dados pessoais, históricos de consultas, doenças ou antecedentes cirúrgicos estarão à disposição dos profissionais de saúde.

Segundo a secretária de Educação, Claudia Costin, a expectativa é de que a evasão escolar caia para menos da metade:

Foto: Beth Santos- O programa é um componente das Escolas do Amanhã, voltado a combater evasão escolar e melhorar o desempenho dos alunos que estão em áreas mais desafiadoras ou conflagradas. Essas crianças tinham dificuldade de acesso a serviços de saúde e vai ser um grande avanço ter profissionais dessa área dentro das escolas. Esperamos até o final de 2011 atender cerca de 360 mil crianças com exames audiométricos, inclusive colocação de próteses auditivas e óculos - ressaltou.

Já o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, explicou a ação integrada com as Clínicas da Família:

- É nessa fase da vida, na primeira infância, que se forma o cidadão. O impacto de um programa como esse na primeira infância é decisivo sobre vários aspectos e também na área da saúde. Vamos formar uma geração mais saudável e mais consciente de que cuidar da saúde é fundamental. Por isso, esse programa tem um link com o Programa Saúde da Família. A equipe móvel identificará problemas de saúde nas crianças e as encaminhará para as unidades de saúde para que elas tenham um tratamento precoce e preventivo nas clínicas da família, que são as unidades apropriadas. A implantação é progressiva e percorrerá as áreas onde as comunidades têm menor índice de desenvolvimento humano e o serviço público tem que chegar - explicou.

Ações do programa Saúde nas Escolas:

Saúde Auditiva
- Triagem auditiva e exame de acuidade auditiva nas unidades escolares garantindo providências, encaminhamentos e soluções, quando necessários.
- Doação de próteses, aos alunos das escolas e creches que necessitem de correção auditiva, de forma regionalizada.
- Cadastro e identificação de diagnósticos e encaminhamentos dados aos alunos, para formação de banco de dados.
- Contratação de estagiários e otorrinolaringologistas.

Saúde Bucal
- Cadastro e identificação de diagnósticos, revelação de placa bacteriana, escovação supervisionada, tratamento restaurador atraumático (TRA) e encaminhamentos dados aos alunos, realizados pelos supervisores do Programa de Promoção de Saúde e Cidadania Dentescola para criar banco de dados.
- Infraestrutura para deslocamento dos supervisores, distribuição trimestral dos kits de saúde bucal nas escolas e dos insumos necessários para atividades educativas e implantação do hábito de higiene bucal diária no espaço escolar, e aquisição de kits de saúde bucal e revelador de placa com distribuição nas unidades escolares.
- Contratação de estagiários (para dar apoio às equipes de saúde bucal do Dentescola e da Estratégia Saúde da Família).

Saúde Ocular – Visão de Futuro
- Tem como objetivo corrigir possíveis falhas de aprendizagem ocasionadas por problemas de visão dos alunos.
- Cerca de 14 mil crianças terão acesso à consulta oftalmológica e ganharão óculos, se necessário;
- Serão beneficiados com o projeto os alunos das classes de alfabetização das Escolas do Amanhã, que vão fazer 6 anos em 2011 ou que possuem até 6 anos e
11 meses, os alunos que participaram das turmas de realfabetização em 2009 e os alunos do programa Nenhuma Criança a Menos.
- Nos dias marcados por cada Coordenadoria Regional de Educação (CRE), os pais levarão os alunos até um dos pólos de atendimento. No local, as crianças realizarão o exame de vista e, aqueles que necessitarem de óculos serão encaminhados para outra unidade móvel, onde podem escolher a armação. Depois de cinco dias úteis, os óculos serão entregues à CRE, que ficará responsável pela distribuição nas escolas.
- Para esta ação, será utilizado um ônibus que conta com dois médicos oftalmologistas, um auxiliar de enfermagem e um coordenador da unidade, que atua no agendamento das atividades.

Texto: Juliana Romar
Fotos: Beth Santos
"

Nenhum comentário:

Postar um comentário