domingo, 3 de julho de 2011

Você já olhou bem o seu lixo?

http://sustentavel20.wordpress.com/
Você já olhou bem o seu lixo?: "

Não, eu não estou propondo nenhum lance de espionagem ou coisa do gênero (devo estar vendo muito filme de espionagem para achar que alguém pensaria nessa possibilidade), mas vamos lá.


Se você não costuma separar o lixo comum do reciclável na sua casa ou escritório, tente somente por alguns dias fazer a experiência de ficar atento ao seus sacos de lixo. Semana passada fiz esse desafio a 25 jovens da minha turma de empreendedorismo do Escola CIEDS (para quem não sabe sou educadora social), durante 1 semana eles foram convidados a separar o lixo gerado em suas casas, e depois teriam que trazer o resultado para a aula, como não teríamos como pesar os sacos, o calculo foi feito baseando-se na capacidade dos sacos utilizados para acondicionar o lixo orgânico e o reciclável.


Você consegue imaginar qual foi o resultado encontrado?


Somamos cerca de 100 litros de lixo orgânico, e para o espanto dos jovens cerca de 330 litros de lixo reciclável, ou melhor, de resíduos recicláveis, porque isso não é lixo. Esses resíduos quando dado a destinação correta, gera renda para milhares de profissionais ligados ao processo de reciclagem e reduz a exploração de recursos naturais.


Do total de resíduos produzidos no último ano, cerca de 42%, não receberam destinação adequada e foram parar em aterros e lixões, fora o impacto ambiental, é um desperdício de recursos e matéria prima, ou seja, de grana, de geração de riquezas, de inclusão social e econômica.


Falei aqui no blog sobre a minha visita a Ong @DoeSeuLixo, que capacita cooperativas de reciclagem, e foi através deles que soube que o Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, iniciou uma campanha nacional para conscientizar a população brasileira sobre o valor do lixo, como separá-lo adequadamente para gerar renda e emprego e de que maneira podemos utilizá-lo para preservar nossos recursos naturais.


Assim como fiz o convite aos jovens do #EscolaCieds, faço também a você: Separe o lixo e acerte na lata.




"

Nenhum comentário:

Postar um comentário