segunda-feira, 22 de agosto de 2011

I SEMANA DO BEBÊ CARIOCA: 22 a 28 de agosto, no Rio

http://elosdasaude.wordpress.com/
I SEMANA DO BEBÊ CARIOCA: 22 a 28 de agosto, no Rio:


De segunda a domingo, a I Semana do Bebê Carioca – Rio, a Cidade que Amamenta mobiliza toda a sociedade em prol da primeira infância – período que desenvolvemos as capacidades motoras, cognitivas, socioafetivas e de linguagem.


Integrando o Mês de Valorização da Paternidade, a I Semana do Bebê Carioca – Rio, a Cidade que Amamenta chama a atenção para a importância da participação do pai na primeira infância e na amamentação e do estabelecimento de vínculos familiares nesta fase da vida. O evento é uma iniciativa da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, em parceria com o Unicef.


“Essa é uma tarefa de responsabilidade da família, do Estado e que deve ser compartilhada com toda a sociedade. Daí a importância desta mobilização”, considera a nutricionista Rosane Rito, da Gerência de Programas de Saúde da Criança da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ).


De 22 a 28 de agosto, a I Semana do Bebê Carioca – Rio, a Cidade que Amamenta promoverá atividades de educação em saúde na rede da SMSDC-RJ e da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. A iniciativa envolve profissionais de saúde, de agentes comunitários da saúde, bolsistas do programa Dente Escola da SMSDC-RJ, universitários e a Rede de Adolescentes Promotores da Saúde – Rap da Saúde.


No domingo, 28, o Dia de Mobilização Popular em Prol da Primeira Infância concentrará uma série de atividades na Cidade das Crianças, no Aterro do Flamengo – próximo à Rua Correa Dutra e ao Hotel Novo Mundo. Feira de saúde, amamentação coletiva e a apresentação da música Aqui no meu pertinho, composta por César Mello e Cléo Lima especialmente para a ocasião, são algumas das atrações.


Ouça a música Aqui no meu pertinho, composta especialmente para o Dia de Mobilização Popular em Prol da Primeira Infância



Baixe a letra de Aqui no meu pertinho e prepare-se para domingo!







Programação da I Semana do Bebê Carioca:


:: Dia 22, segunda feira – Abertura da I Semana do Bebê Carioca e atividade de divulgação da Rede Rio de Bancos de Leite Humano e Rede de Postos de Recebimento de Leite Humano, na estação de Metrô da Carioca, das 8h às 18h.


:: Dia 23, terça-feira – O Seminário Bebê Carioca acontece de 8h30 às 16h30 na UERJ, no Teatro Noel Rosa.


Além de mesas redondas e debates, a programação inclui mostra de trabalhos científicos e experiências bem sucedidas na promoção, proteção e apoio às gestantes, às mães e aos bebês e uma mostra de fotografias sobre amamentação e valorização da paternidade.


Programação do Seminário Bebê Carioca

8h30 – Credenciamento

9h às 12h – Mesa-redonda com os temas:

- Política Nacional de Aleitamento Materno

- Rede Iberoamericana de Bancos de Leite Humano

- Alimentação e Nutrição Infantil

- Saúde Integral da Criança na Cidade do Rio de Janeiro

14h às 16h30 – Mesa-redonda com os temas:

- Ambiente Favorecedor à Vida

- Paternidade Responsável

- Proteção à Criança e ao Adolescente


:: Dia 26, sexta-feira – O Fórum Científico da Rede Rio de Bancos de Leite Humano acontece de 9h às 13h, no auditório do Hospital Maternidade Oswaldo Nazareth (Maternidade Praça VX).


Programação do Fórum Científico da Rede Rio de Bancos de Leite Humano


9h – Cerimônia de entrega do selo de renovação do Título de Hospital Amigo da Criança para o Hospital Maternidade Oswaldo Nazareth


10 às 13h – Mesa-redonda com os temas:


- Prematuridade e Aleitamento Materno

- O Futuro Começa Aqui

- O Desenvolvimento Tecnológico à Serviço dos Bancos de Leite Humano

- Investimentos Realizados no Crescimento da Rede Municipal de Bancos de Leite Humano


:: Dia 28, domingo – O Dia de Mobilização Popular em Prol da Primeira Infância acontece de 9h às 14h, no Parque Cidade das Crianças, no Aterro do Flamengo (próximo à Rua Correa Dutra e ao Hotel Novo Mundo). O evento reunirá milhares de mães para amamentação simultânea.


Programação do Dia de Mobilização Popular em Prol da Primeira Infância


Atividades contínuas, de 9h às 14h:

- Feira de Promoção da Saúde, com 40 tendas temáticas

- Espaço Brincar

- Oficina de Graffiti com Rap da Saúde

- Exposição Amor Primeiro: 40 telas da fotógrafa Fernanda Sá


De 9h às 11h – Apresentação da III Mostra de Talentos que Promovem a Amamentação: Show com 17 números musicais executados por profissionais e usuários da rede de saúde


De 11h30 às 12h30 – Homenagem às mães pelo Prefeito Eduardo Paes, demais autoridades e artistas envolvidos nas Campanhas de Valorização da Primeira Infância


De 13h às 14h – Meu Pé de Laranja Rima e Coral Liga dos Cantantes, da Clínica da Família Zilda Arns, cantam Aqui no meu pertinho, música de César Mello e Cléo Lima, composta especialmente para o Dia de Mobilização Popular em Prol da Primeira Infância.



Nenhum comentário:

Postar um comentário