domingo, 14 de agosto de 2011

Importância da saúde bucal

http://www.ecologiamedica.net/

Importância da saúde bucal: "

Que 'a saúde começa pela boca' todos nós já sabemos, mas qual a relação da saúde bucal com a saúde sistêmica? Está cada vez mais comprovado que a saúde bucal é fundamental, não só para evitar problemas nos dentes e gengivas, mas sim para que todo o organismo e órgãos vitais funcionem em perfeita harmonia. De uma maneira fácil e prática relacionarei alguns problemas bucais mais comumente observados e suas alterações na saúde geral do organismo.

Dentes tortos e mal posicionados:




O mal posicionamento dentário pode provocar dificuldade para mastigar e engolir os alimentos, além de alterar a fala e a dicção. Devido ao fechamento inadequado da boca, o paciente pode tornar se um respirador bucal, que tem como consequência a diminuição da saliva (xerostomia). Com o fluxo salivar deficiente, os dentes ficam  mais susceptíveis às cáries, halitose e doenças periodontais.

Cárie Dental:


Uma cárie não tratada pode ter consequências sérias, tanto para a boca quanto para a saúde em geral. Quando há perda de um dente, pode haver dificuldade na mastigação, na fala, além da estética ficar comprometida. Uma pessoa com dor não mastiga direito e, por isso, não digere corretamente nem absorve os nutrientes como deveria. A falta de um dente também causa alterações na ATM (articulação temporomandibular) apresentando dores de cabeça, de ouvido, no pescoço, alterações posturais e bruxismo. Não devemos esquecer que a polpa se comunica com nosso sistema vascular. Então, as bactérias que a alcançam podem cair na corrente sanguínea e circular pelo organismo todo. Se os microorganismos atingem o músculo cardíaco, pode aparecer uma endocardite bacteriana, infecção no endocárdio e nas válvulas cardíacas.
Problemas gengivais:


As doenças cardiovasculares, que são a segunda causa de morte no País, afetam milhões de brasileiros. Várias doenças cardíacas podem ser prevenidas controlando seus fatores de risco, como os problemas periodontais.

A literatura científica afirma que pessoas com doença periodontal são duas vezes mais vulneráveis para contrair problemas cardíacos do que aquelas com gengivas saudáveis. Uma explicação para essa associação é que as proteínas inflamatórias e as bactérias presentes no tecido periodontal penetram na corrente sanguínea, causando diversos efeitos no sistema cardiovascular.

Outros estudos comprovaram que os adultos com periodontite apresentam maiores chances de desenvolver aterosclerose (placas de gordura alojadas nas artérias do coração), aumentando assim o risco de infarto do miocárdio.

A literatura atual indica que a Doença Periodontal pode agravar doenças cardiovasculares, diabetes e induzir partos prematuros,  além de ser possível causa de endocardite bacteriana,pneumonias e abscessos cerebrais.

Conclusão:

Diante de tudo isso, cabe aos médicos e cirurgiões-dentistas, especialmente os periodontistas, encorajar os doentes a ter bons hábitos de higiene oral no sentido de prevenir o desenvolvimento de patologias orais, assim como recomendar o tratamento quando verificarem a existência das mesmas. A saúde oral é parte integrante e inseparável da saúde geral.  

Embora sejam  necessários mais trabalhos  para melhor esclarecimento do assunto, deve-se considerar que o tratamento dentário é importante tanto para a saúde bucal como para a saúde sistêmica. Portanto, o tratamento dentário deve fazer parte do tratamento sistêmico, ou seja, esta  nova filosofia norteia a maior integração da medicina com a odontologia!   

http://www.youtube.com/watch?v=TLBkqW6qW7I (matéria do globo repórter sobre o assunto)


"

Nenhum comentário:

Postar um comentário