quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Prefeitura e Governo Federal firmam acordo para políticas públicas voltadas à primeira infância



Parceria vai integrar as áreas de saúde, educação e assistência social em ações para crianças com até seis anos

15/08/2011 » Autor: Flávia David / Fotos: J.P. Engelbrecht

A secretária municipal de Educação, Claudia Costin, e o secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE), Moreira Franco, assinaram nesta segunda-feira,dia 15, acordo para a formulação de políticas públicas voltadas para a primeira infância do município, em cerimônia realizada no Teatro Carlos Gomes, no Centro.O termo, que inclui ações nas áreas de saúde, educação e assistência social, também foi assinado pelo presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), Ricardo Manuel Henriques, e pelo secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann.


Na ocasião, foi apresentado umestudo inédito que avaliou o desenvolvimento das crianças matriculadas nascreches da rede municipal. O relatório, fruto de parceria entre a Prefeitura doRio (por meio da Secretaria Municipal de Educação) e a Secretaria de AssuntosEstratégicos da Presidência da República, foi coordenado pelo subsecretário deAções Estratégicas da SAE, Ricardo Paes de Barros.

Durante a cerimônia, a secretária Claudia Costin destacou a importância do acordo, bem como do estudo:

- No ano passado, realizamos uma avaliação do desenvolvimento infantil das crianças da rede municipal de creches para saber se vinham se desenvolvendo adequadamente. Com o resultado em mãos, procuramos a Secretaria de Assuntos Estratégicos e propusemos uma parceria. É fundamental saber o que tecnicamente se recomenda para o desenvolvimento de nossas crianças. A partir de agora, eles nos ajudarão na análise de dados, juntamente com o IPP. Essa parceria vai nos ajudar a avaliar as crianças e propor roteiros de ação - disse Costin, completando que a avaliação, realizada em caráter piloto, passará a ser feita anualmente.

- Queremos trabalhar com dados concretos e boas práticas. E esse estudo nos deu embasamento para agir de maneira melhor com os nossos bebês para que eles tenham, de fato, um desenvolvimento pleno na pré-escola e no ensino fundamental - concluiu a secretária municipal de Educação.

Em seu discurso, Moreira Franco afirmou que espera contar com a experiência dos professores da rede municipal do Rio no desenvolvimento eficiente de políticas públicas para a área da primeira infância:

- Precisamos estabelecer programas sociais que beneficiem essas crianças. Por isso, é de extrema importância que o trabalho realizado por esses profissionais possa dimensionar nossas ações futuras. A experiência dos professores vai permitir que os valores apresentados no estudo se tornem realidade através de programas que sejam aplicáveis em todo o país. Estou confiante de que vamos cumprir um compromisso fundamental: oferecer um futuro grandioso aos nossos pequenos brasileiros - disse Moreira.


O secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, destacou as ações de sua secretaria voltadas para a primeira infância:


- A dedicação à primeira infância nos permitiu reformular toda a linha de cuidado a essa faixa etária na cidade, através dos nossos programas. Entre outras ações, temos o combate à mortalidade infantil, a reformulação de nossas maternidades. Ou seja, estamos trabalhando para que o Rio receba uma geração mais bem cuidada e estimulada - falou Dohmann.

Os números apontados no estudo receberam a atenção do presidente do IPP, Ricardo Manuel Henriques, que destacou em seu discurso a relevância deste material na transformação da vida de muitas crianças:

- Devemos dar alma e vida aos números para que se traduzam em inteligência. O conhecimento científico pode aumentar a qualidade de vida de nossas meninas e meninos - afirmou Henriques.



Nenhum comentário:

Postar um comentário