sábado, 20 de agosto de 2011

PROMOÇÃO DA SAÚDE: agenda de 21 a 27 de agosto

http://elosdasaude.wordpress.com/
a href="http://elosdasaude.wordpress.com/2011/08/20/promocao-da-saude-agenda-de-21-a-27-de-agosto">PROMOÇÃO DA SAÚDE: agenda de 21 a 27 de agosto:

I Semana do Bebê Carioca

De segunda-feira a domingo, a I Semana do Bebê Carioca – Rio, a Cidade que Amamenta, chama a atenção para os benefícios da amamentação, a importância da doação de leite humano e a participação do pai na primeira infância. A iniciativa é promovida pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, em parceria com o UNICEF, e integra o Mês de Valorização da Paternidade. Durante toda a semana, serão realizadas atividades para conscientização e mobilização  social em torno dos  temas, além do Seminário Bebê Carioca, terça-feira, na UERJ. Confira a programação completa da I Semana do Bebê Carioca.


Assista à chamada para a I Semana do Bebê Carioca



Mês de Valorização da Paternidade

Dando continuidade ao Mês de Valorização da Paternidade, unidades de saúde promovem atividades sobre o tema em toda a cidade do Rio de Janeiro. Durante todo o mês de agosto, o CMS Professor Masao Goto promove às quartas-feiras, a partir das 9h, exposição de fotografias do Instituto Promundo e do painel Pais & filhos de todos os tempos, além de oficinas de Shantála e de recreação, brincadeiras para pais e filhos, roda de conversa com os pais e contação de histórias.


Dia D da Saúde do Homem

O CMS Drª Maria Aparecida de Almeida participa da I Semana do Bebê Carioca e comemora, dia 25 de agosto, o Dia D da Saúde do Homem, dedicado à realização de consultas médicas e de exames laboratoriais para eles. A programação também inclui atividades culturais, como concursos de contação de histórias e de fotografias de pais e filhos. Confira a programação do CMS Dra Maria Aparecida de Almeida, da CAP 5.3, para o Mês de Valorização da Paternidade.


Fórum Interdisciplinar de Amamentação


Com o mote Leite materno, cuidado paterno, bebê saudável: um belo triângulo amoroso, o Fórum Interdisciplinar de Amamentação reunirá profissionais e gestores de saúde, docentes e estudantes para refletir sobre a relevância do aleitamento materno e da participação paterna no estímulo à amamentação, ao fortalecimento do vínculo e à promoção da saúde do bebê. O evento acontece dia 25 de agosto (quinta-feira), de 9h às 12h30, na Universidade Gama Filho – Campus Piedade (auditório E – prédio MR, 7º andar).  Confira a programação completa do Fórum Interdisciplinar de Amamentação.


I Seminário sobre Pesquisa e Vivência sobre Corpo e VII Fórum de Debates sobre Paternidade

Questões relacionadas ao corpo e à paternidade serão discutidas durante o I Seminário sobre Pesquisa e Vivência sobre Corpo e o VII Fórum de Debates sobre Paternidade, que acontecem dia 26 de agosto, de 8h ao meio-dia, na Universidade Federal do Rio de Janeiro – Campus da Ilha do Fundão. Além de palestras e mesas-redondas sobre paternidade e expressão corporal, a programação inclui exposição de fotografias sobre paternidade organizada pelo Instituto Pró-Mundo, o lançamento do livro A Selvagem Dança do Corpo, de Marcus Vinicius Machado de Almeida, e apresentação da Ciranda da Paternidade, coordenada pela musicoterapeuta Marly Chagas. Acesse a programação completa e a ficha de inscrição para o I Seminário sobre Pesquisa e Vivência sobre Corpo e o VII Fórum de Debates sobre Paternidade.


O veneno está na mesa

Neste domingo, 21 de agosto, o Cine Odeon apresenta o filme O veneno está na mesa, de Silvio Tendler, durante o programa Domingo é dia de cinema, que disponibiliza ingressos a R$ 2. O filme, que aborda a temática do uso agrotóxicos no Brasil, será exibido às 9h e seguido de debate, com Deco, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fiocruz; Nívea Regina, coordenadora da campanha contra o uso de agrotóxicos do MST; e José Antonio Callado, produtor rural familiar e agroecológico.


O filme O veneno está na mesa também está disponível, na íntegra, no Youtube




Em Cine – Ciclo de Debates

Nesta quarta-feira, 24 de agosto, a UERJ promove mais uma sessão do programa Em Cine – Ciclo de Debates, de 17h30 às 20h30. Com o tema Atendimento terapêutico e divórcio, a iniciativa exibirá três episódios da série televisiva In treatment (Em tratamento, em português), que aborda a vida de um terapeuta e os problemas de seus clientes. A sessão da UERJ apresentará três episódios que contam a história de Oliver, um menino de 11 anos cujos pais estão em processo de separação. O Em Cine – Ciclo de Debates será realizado bloco D, 10º andar, sala 10.030 da UERJ (Rua São Francisco Xavier, 524). A entrada é franca e será conferido certificado de participação. Informações pelo telefone (21) 2334.0872 e pelo email proadol@uerj.br.



IBASE celebra 30 anos

ibase 30 anosEm comemoração aos 30 anos do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), a Caixa Cultural recebe, até 8 de setembro, o evento Ibase 30. O espaço abriga a exposição Betinho e o Ibase, aberta ao público de terça a sábado, de 10h às 22h, e aos domingos, de 10h às 21h. A programação também inclui ciclo de conferências e a mostra de filmes Cinema é Política.


Na segunda-feira, dia 22, a conferência “Cidadania e história” recebe José Murilo de Carvalho, professor emérito do Instituto de História da UFRJ, e Mônica Francisco, líder comunitária do Borel. Na quarta-feira, dia 24, a antropóloga Regina Novaes e ReFem, rapper, cineasta e ativista, debaterão o tema “Cidadania e juventude”. Os dois encontros acontecem às 18h, no auditório da Caixa Cultural Almirante Barroso. A participação é gratuita e senhas serão distribuídas duas horas antes de cada conferência. Confira a programação completa do Ibase 30.


Os filmes exibidos nesta semana são “Acorda, Raimundo… Acorda!”, “O dia da cura”, “Super Betinho”, “Betinho, artista da cidadania” (dia 21, às 16h), “Três irmãos de sangue” (dia 21, às 18h), “Garapa” (dia 26, às 18h, seguido de debate com o diretor), “Lixo extraordinário” (dia 27, às 16h, seguido de debate com catadores de Gramacho) e “Sobreviventes” (dia 27, às 18h).


* Para divulgar eventos, atividades e experiências em promoção da saúde, envie um email para elosdasaude@gmail.com, indicando o tema e a data do evento no assunto do email.

Like this:

Be the first to like this post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário