sábado, 27 de agosto de 2011

PROMOÇÃO DA SAÚDE: agenda de 28 de agosto a 03 de setembro

http://elosdasaude.wordpress.com/
PROMOÇÃO DA SAÚDE: agenda de 28 de agosto a 03 de setembro:
DIA DE MOBILIZAÇÃO POPULAR EM PROL DA PRIMEIRA INFÂNCIA

Este domingo, 28 de agosto, é o Dia de Mobilização Popular em Prol da Primeira Infância. A iniciativa, que integra o Mês de Valorização da Paternidade e a I Semana do Bebê Carioca, reunirá a população do Rio de Janeiro em uma ação em prol da saúde no Aterro do Flamengo, de 9h às 14h.  O encontro será na Cidade das Crianças – na altura da Rua Correa Dutra, próximo ao Hotel Novo Mundo. A programação inclui homenagem da Prefeitura do Rio às mães, a III Mostra de Talentos que Promovem a Amamentação, oficina de graffiti com o Rap da Saúde e apresentação dos grupos musicais Meu Pé de Laranja Rima e Coral Liga dos Cantantes, da Clínica da Família Zilda Arns.

Ouça a música Aqui no meu pertinho, composta especialmente para o Dia de Mobilização Popular em Prol da Primeira Infância



Baixe a letra de Aqui no meu pertinho e prepare-se para domingo!


SESSÃO PIPOCA

Integrando as comemorações pelos 25 anos de Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (ICICT/Fiocruz), a VídeoSaúde Distribuidora promove durante o mês de agosto a Sessão Pipoca, na Biblioteca de Saúde Pública (Rua Leopoldo Bulhões, 1480 – Prédio da Ensp/Fiocruz, Manguinhos). Na segunda-feira, dia 29, Dia Nacional de Combate ao Fumo, a iniciativa exibe o vídeo Diga não à propaganda de cigarros, produzido pela Aliança de Controle do Tabagismo, às 10h e às 14h30. Na quarta-feira, 31 de agosto, Dia do Nutricionista, a programação inclui dois vídeos: o programa Ciência & Letras do Canal Saúde sobre o livro Epidemiologia Nutricional, organizado por Gilberto Kac, e o documentário Mexa-se e coma bem – Exercícios físicos e boa alimentação, produzido pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. As sessões são acompanhadas de pipoca e do sorteio de livros.

REDES COMUNITÁRIAS NO FOCO DA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE

O SESC Santa Luzia, na Cinelândia, promove nesta terça-feira, dia 30, às 14h30, o encontro Redes Comunitárias no Foco da Educação para a Saúde. O objetivo é compartilhar e debater práticas e parcerias entre comunidades e instituições públicas, privadas e do terceiro setor, com ênfase na educação para a saúde.

BULLYING

Nesta terça-feira, 30 de agosto, a Editora Brasiliense lança o livro Bullying – Saber identificar e como prevenir, de Aramis Antonio Lopes Neto. O evento será realizado às 19h, na Livraria da Travessa, em Ipanema.

CONSUMO INFANTIL EM DEBATE

O consumo infantil é tema de debate promovido pela Associação de Pais e Mestres do Colégio São Vicente de Paulo. A reflexão sobre o tema será motivada pela exibição do filme Criança, a alma do negócio, da Maria Farinha Produções.  O encontro será realizado nesta terça-feira, 30 de agosto, de 18h30 às 21h, no do Colégio São Vicente de Paulo (Rua Cosme Velho, 241, Cosme Velho).

ECONOMIA SOLIDÁRIA E MODA

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Solidário do Rio de Janeiro (SEDES) inaugura a série de encontros Diálogos Rio Ecosol – ciclo de debates sobre a agenda de políticas públicas da economia solidária na cidade. Nesta quarta-feira, 31 de agosto, o tema é Economia Solidária e Cadeia Produtiva da Moda. O encontro acontece de 14h às 18h, na SEDES (Praça Pio X, 119, 9º andar, auditório, Centro). 

GERIATRIA E NUTRIÇÃO

Estão abertas as inscrições para o IV Encontro Interdisciplinar em Geriatria, promovido pela Subsecretaria de Atenção Hospitalar, Urgência e Emergência da SMSDC-RJ, que abordará aspectos nutricionais para a saúde do idoso. O evento será realizado dia 06 de setembro, terça-feira, de 13h30 às 16h30, no anfiteatro do Hospital Municipal de Geriatria e Gerontologia Miguel Pedro (Av Boulevard 28 de Setembro, 109, Fundos, Vila Isabel). A inscrição é gratuita e as vagas são limitadas. Informações pelos telefones (21)  3111.6802 ou (21) 3111.6800.


DOAÇÃO DE SANGUE PARA O INCA

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) convoca a população do Rio de Janeiro para doar sangue. Os estoques dos bancos de sangue vinculados à instituição estão esvaziados a transfusão sanguínea é fundamental para muitos pacientes em tratamento oncológico. Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 60 anos, pesar mais de 50 Kg e estar bem de saúde. Não é preciso estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos e não ingerir álcool nas 12 horas anteriores à doação.  O INCA fica na Praça da Cruz Vermelha, no Centro do Rio. Outros postos de coleta de sangue são o Hospital Universitário Graffree e Guinle (Rua Mariz e Barros, 775, Tijuca) e o Hospital Mário Kroeff  (Rua Magé, 326, Penha). Saiba mais sobre doação de sangue.

BAZAR BENEFICENTE

A Associação Brasileira de Apoio aos Pacientes com Câncer (ABRAPAC) promove, de 03 a 09 de setembro, bazar beneficente em Copacabana (Rua Júlio de Castilhos, 35-D). Para viabilizar o evento, a instituição recebe doações de roupas, sapatos, brinquedos, artigos de cama, mesa e banho, utensílios e bibelôs diversos. A solicitação da retirada da doação pode ser feita através do telefone (21) 2223.1600.

* Para divulgar eventos, atividades e experiências em promoção da saúde, envie um email para elosdasaude@gmail.com, indicando o tema e a data do evento no assunto do email.



Like this:

Be the first to like this post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário