domingo, 4 de setembro de 2011

Como o Ministério da Saúde vai enfrentar o crack.

http://saudementalrj.blogspot.com/
Como o Ministério da Saúde vai enfrentar o crack.:
Crack - solução é acolher e reconstruir vidas, por Alexandre Padilha e Roberto Tykanori
No início dos anos 1980, quando os primeiros casos de HIV foram registrados no País, a comunidade médica e as estruturas de saúde desconheciam a forma mais eficaz de tratar os pacientes, cujo número crescia em progressão geométrica.

O dedo foi posto na ferida. Assim, apesar de todos os avanços ainda necessários, demos passos para começar a enfrentar essa epidemia mundial.

Hoje é mais do que evidente que o abuso e a dependência de drogas no Brasil -em especial do álcool e do crack - se transformaram numa nova chaga social.
As vítimas acumulam-se, com graves repercussões na ocupação do espaço urbano, na exclusão econômica e social, na rede de saúde e na vida das famílias. Dados de pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo evidenciaram a complexidade que é tratar esses pacientes. Durante 12 anos acompanharam 107 dependentes do crack. Após esse período, 32,8% estavam abstinentes, 20,6% haviam morrido (a maioria, pela violência),10% encontravam-se presos, 16,8% continuavam usando crack e cerca de 20% estavam desaparecidos, num destino incerto para quem esbarra em algum momento da vida com essa realidade. (Leia todo o artigo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário