segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis realizará V Oficina Ampliada em Brasília/DF no dia 21 de setembro

http://primeirainfancia.org.br/
A Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis realizará V Oficina Ampliada em Brasília/DF no dia 21 de setembro:

A V Oficina Ampliada da EBBS que ocorrerá no dia 21 de setembro em Brasília/DF, das 8h às 18h, no Hotel Lake Side, é uma iniciativa conjunta FIOCRUZ/IFF e MS/ DAPES/SAS/ATSC, que objetiva produzir um bom encontro e desdobramentos compartilhados no campo ampliado da saúde, considerando aportes trazidos pelos participantes, atores vinculados a vários campos do conhecimento, aos diversos níveis da Federação e representando iniciativas púbicas e da sociedade civil. Pretende fortalecer o pacto interfederativo em torno das questões voltadas aos cuidados com a Infância – destacando que não se conseguirá atingir o desenvolvimento do povo brasileiro sem que se potencialize a construção de redes de cuidado que estimulem e sustentem a produção de ambientes facilitadores ao desenvolvimento saudável de cada um de seus cidadãos.


A EBBS – Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis através da Portaria GM nº 2.395, de 07 de outubro de 2009, Ministério da Saúde, apresenta como seu principal objetivo, o de contribuir para a formulação e implantação de uma política pública nacional voltada para os cuidados com a Primeira Infância. Considera que esta política deva abrigar em sua concepção e nas ações propostas, o enfrentamento das iniquidades que interferem na garantia e na qualidade da vida e da saúde da mulher e da criança, trazendo como preocupação central o desafio de trabalhar de forma multissetorial e intersetorial as iniciativas brasileiras nesse cam­po.


Apresenta um arranjo de gestão em que a gestão participativa é tomada como princípio norteador buscando alteração nos modos de comunicação e de interação dos agentes institucionais. Implica, portanto, em fomentar a capacidade de envolver todos os integrantes compromissados com a temática nas decisões de gestão e na produção de con­sensos sobre os processos de trabalho, como um modo inovador de fazer política.


Há uma Coordenação Nacional – representada pelo Instituto Fernandes Figueira, unidade da Fiocruz, que sedia a Pesquisa; um Comitê Técnico Consultivo Nacional – que se apresenta como o espaço mais inclusivo com participação das instâncias de Governo e sociedade civil organizada. As reuniões do Comitê, no ano de 2010, aconteceram por meio de oficinas amplia­das, com representantes nomeados pela Portaria e convidados de acordo com os temas em pauta; o Grupo Executivo Nacional – grupo de trabalho para acompanhamento da imple­mentação do Plano Nacional da Estratégia. Além disso, os Grupos Executivos Locais planejam e operaciona­lizam a Estratégia Brasileirinhos nos municípios.


A RNPI tem participado deste processo, especialmente nas duas primeiras instâncias, e desde 2009, conta com o valioso suporte do Professor Vital Didonet.


O Ministério da Saúde, através da Área Técnica de Saúde da Criança (DAPES/SAS), financiadora da Fase 1, convidou EBBS a continuar contribuindo  com esse momento ímpar de construção da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança, fornecendo elementos de trabalho que deverá organizar-se em pelo menos três eixos:


- Fortalecer a relação interfederativa e intersetorial no âmbito de formulação e acompanhamento da implantação da Política de Atenção Integral à Saúde da Criança – Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis, por meio do apoio institucional.


- Promover processos de formação-intervenção e apoio-incentivo dirigidos respectivamente a supervisores e apoiadores locorregionais, tanto quanto coordenadores, gestores e técnicos estaduais e das capitais da área técnica, assim como membros da sociedade civil para formular e implementar a Política de Atenção Integral à Saúde da Criança – Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis.


- Avaliar e monitorar as ações estratégicas do processo de formulação da Política de Atenção Integral à Saúde da Criança – Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis.


 


Há uma compreensão de que o objetivo primeiro colocado pela EBBS foi atingido e expandido: sua participação na construção de uma política pública voltada para a criança até 9 anos –  que vai além dos cuidados com a Primeira Infância – assim como a ampliação do conjunto de atores envolvidos nesta construção, agora com a inclusão de gestores e técnicos representantes de todos os estados e capitais brasileiras, além dos apoiadores institucionais e supervisores locorregionais para implantação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis.


 


Por: Liliana Lugarinho (Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário