segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Projeto Receitas para letrar!

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Projeto Receitas para letrar!: O projeto da professora Pri é uma delícia, ela ensina seus alunos com muito sabor , veja o relato :


Essa revolução na qualidade da educação pública está acontecendo no Ciep Dr. Adão Pereira Nunes, na turma de Primeiro ano do Ensino Fundamental, no ano letivo de 2011. Na nossa turma escolhemos a quarta-feira como “O Dia da Receita”. O objetivo inicial era apresentar aos alunos uma tipologia textual diferenciada dos livros infantis e da prática da contação de histórias que aconteciam constantemente na rotina da turma.
            A primeira receita desenvolvida com os alunos foi retirada de uma revista de pizza, na qual apresentava fotos de pizza de diversos sabores. Após a apresentação da revista e das fotos, a turma escolheu um sabor. Em seguida, foi lida a receita, os ingredientes e o modo de preparar para os alunos. Durante a leitura as crianças reagiram de uma forma que eu não esperava. Enquanto a receita estava sendo lida eles fingiam estar preparando a pizza, separando os ingredientes, mexendo, amassando e recheando de forma entusiasmada. E no final, fingimos comê-la. Diante da reação positiva da turma e da expectativa para a próxima receita, a quarta-feira virou “O Dia da Receita”.
            Todas as quartas as crianças preparam uma receita diferente e a saboreiam de verdade.  No clima de prazer e de alegria as crianças aprendem e se alfabetizam. Ao longo do ano, já fizemos Pão de coco, Pipoca, Gelatina, Salada da Dona Maricota (Baseado no livro: “A cesta de Dona Maricota”, de Tatiana Belinky), Bolo de Chocolate, Pudim de Tapioca, Pastel de Queijo, Doce de Leite, Mousse de Limão, Bolinha de Sabão, entre outras. Na receita “Bolinha de Sabão”, as crianças prepararam suas próprias misturas e se divertiram muito.
            Após o preparo da receita, cada criança registra, de forma livre e espontânea, em folha padrão os dados da receita (a data, o nome, a receita, os ingredientes e o modo de preparar). Dessa forma, posso perceber os avanços da escrita dos alunos e assim, avaliar a minha prática. As crianças escrevem de forma significativa e entendendo a importância de registrar as receitas.
            A turma já preparou um livro de receitas e estamos confeccionando um caderno de receitas individual. Esse caderno eles poderão levar para casa e quando quiserem poderão consultar e preparar as suas receitas favoritas.
            No trabalho com as receitas pude refletir e valorizar minha ação pedagógica em função da aprendizagem dos meus alunos. Nesse sentido, a aprendizagem, além de ter significado, pôde ser prazerosa e estimuladora dos sentidos, não apenas os da audição e da visão, mas o paladar, o olfato e o tato foram explorados e envolvidos em todo o processo de ensino e aprendizagem.


            

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