sábado, 29 de outubro de 2011

Entrega da Medalha Carioca de Educação

26/10/2011 » Autor: Juliana Magalhães

A secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, acompanhada da secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Maria do Pillar, participou, nesta quarta-feira (dia 26) da cerimônia de entrega da Medalha Carioca de Educação 2011, no Hotel Novo Mundo, no Flamengo, Zona Sul do Rio. Criada em 2006, pelo Conselho Municipal de Educação, a premiação é destinada a professores que se destacaram no meio educacional em toda a cidade do Rio de Janeiro.
Para a secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, a cerimônia reconheceu a importância daqueles que têm a educação como ideal de vida serem premiados.
- Existem pessoas que passam a vida inteira sem procurar um significado, porém há outras que buscam e vão atrás disso, elas querem ser reconhecidas pelo seu trabalho. Fiquei muito feliz com a escolha dos três premiados, já que eles abraçaram a ideia de querer dar um salto na qualidade da educação – afirmou a secretária.
Durante dois dias, uma comissão, formada por especialistas em educação, examinou as oito indicações recebidas, sendo sete da rede municipal e uma da rede privada, selecionou três profissionais vencedores: Elizabeth Leitão, Victor Aurélio Marques e Sueli Gaspar, ambos da 10° CRE.
Ao receber a Medalha Carioca de Educação 2011, a professora Elizabeth Leitão, indicada pelo trabalho desenvolvido, há 25 anos, na classe hospitalar do Hospital Municipal Jesus, disse que se sente muito feliz por ter recebido o prêmio e isso o faz querer sempre aprimorar o seu trabalho.
- É uma honra ser reconhecida ao longo de uma trajetória e com isso eu tenho a oportunidade de poder mostrar para outras pessoas o trabalho que desenvolvo. Esse prêmio não me estagna, ao contrário, me mobiliza a querer melhorar cada vez mais o meu desempenho profissional – disse a professora Elizabeth.
Já o diretor Victor Aurélio Marques da Escola Municipal João Gualberto Jorge do Amaral, indicado por acabar com a evasão escolar de sua unidade, acredita que o seu empenho profissional o fez ganhar o prêmio.
- Acredito que foi a dedicação, o trabalho e o amor que eu tenho pela educação que me fez vencer entre os outros indicados. É um incentivo ter ganhado essa medalha, pois me motiva a querer dar um salto de qualidade na educação pública – declarou o diretor Victor Aurélio Marques.
A terceira premiada, a diretora Sueli Pontes Gaspar do Ciep 1° de maio, que obteve o primeiro lugar no IDE-Rio de 2010, contou que é muito grata ao que a educação a trouxe e que, mesmo vinda de uma família sem muitos recursos, o seu objetivo é sempre melhorar a educação pública do país.
- Nasci em uma família pobre, porém sempre tive garra e fui atrás do conhecimento e, quando consegui, pretendi fazer o mesmo por outras pessoas. Pensando em melhorar a qualidade na educação das crianças, eu procuro fazer o meu melhor para ajudar cada vez mais crianças – disse a professora Sueli.
Para a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Maria do Pillar, a escola é um dos lugares mais privilegiados do conhecimento e da transformação e que o ofício dos três premiados deve ser sempre valorizado.
- O trabalho realizado pelos três é muito importante porque significa mostrar aos alunos que eles pertencem a um lugar e isso faz com que eles se interessem pelos estudos. Eu fico muito feliz pelas atividades deles serem realizadas com tanta dedicação – relatou a secretária de Educação Básica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário