domingo, 2 de outubro de 2011

PROMOÇÃO DA SAÚDE: agenda de 02 a 08 de outubro

http://elosdasaude.wordpress.com/
PROMOÇÃO DA SAÚDE: agenda de 02 a 08 de outubro:

I SEMINÁRIO CAMINHOS DA EDUCAÇÃO E SEGURANÇA NO TRÂNSITO


O I Seminário Caminhos da Educação e Segurança no Trânsito será realizado nesta quinta-feira, 06 de outubro, no auditório do Departamento de Estradas e Rodagens do Rio de Janeiro (DER-RJ), de 9h às 17h. Alinhada ao plano de ação da Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito e o Pacto Nacional pela Redução dos Acidentes no Trânsito, a iniciativa fomenta a reflexão e o debate sobre mobilidade urbana sustentável e é oportunidade para a divulgação de pesquisas sobre segurança no trânsito e a troca de experiências sobre a promoção do trânsito seguro. Neste contexto, será apresentada ação intersetorial de segurança viária no trajeto para a escola, desenvolvida no Rio de Janeiro. O I Seminário Caminhos da Educação e Segurança no Trânsito é promovido pela SMSDC-RJ, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, CET-Rio, Detran, Universidade Candido Mendes e UNICEF.


A participação é aberta a todos os interessados e as inscrições devem ser feitas através do email seminariotransito2011@gmail.com

SAÚDE DO IDOSO



Uma inovadora ferramenta para a gestão da saúde do idoso será lançada nesta segunda-feira, 03 de outubro, em comemoração ao Dia Nacional e Internacional do Idoso, 1º de outubro. Desenvolvido pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz ), em parceria com a Área Técnica da Saúde do Idoso do Ministério da Saúde, o Sistema de Indicadores de Saúde e Acompanhamento de Políticas do Idoso (Sisap-Idoso) disponibiliza informações e indicadores sobre saúde do idoso, de forma a auxiliar a tomada de decisões e o planejamento de ações voltadas a esta população, em  âmbito municipal e estadual. O Sisap-Idoso será lançado na Fiocruz, durante o seminário Relevância da informação para a construção e efetivação de política pública de saúde do idoso, que acontece de 9h às 17h no Salão Internacional da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz).

FOUCAULT EM COLÓQUIO

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) promove, de 05 a 07 de outubro, o I Colóquio Internacional Michel Foucault: A Judicialização da Vida, de 13h30 às 19h30, no auditório 11 do campus Maracanã. O evento abordará os efeitos da lógica penal na qual está centrada a sociedade liberal contemporânea e que permeiam a educação e a prestação de serviços, o que requer um olhar atento dos pesquisadores, dos profissionais em formação e dos gestores das políticas publicas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local. Serão emitidos certificados aos participantes com 75% de presença. Confira a programação completa do I Colóquio Internacional Michel Foucault: A Judicialização da Vida.

SAÚDE E DIREITOS REPRODUTIVOS

O Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UERJ e o  Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Ensp/Fiocruz, por meio da disciplina Gênero, Trabalho e Saúde Reprodutiva, promovem nesta quarta-feira, 05 de outubro, o seminário Saúde e Direitos Reprodutivos – Da Constituição do Campo aos Desafios Atuais, de 9h30 às 12h30, na sala 410 da Ensp/Fiocruz. O evento é aberto a todos os interessados e não é preciso fazer inscrição prévia.

ENSINO MÉDIO PARA JOVENS E ADULTOS

Jovens e adultos com Ensino Fundamental completo que não tiveram a oportunidade de cursar o Ensino Médio podem se inscrever no Colégio Pedro II até o dia 10 de outubro, por meio do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional (Proeja)A iniciativa oferece cursos de Ensino Médio regular e de Formação Técnica em três anos, ministrados no turno da noite. Os alunos receberão RioCard e bolsa auxílio de R$ 100. Os candidatos devem ter mais de 18 anos e o processo seletivo inclui provas de Língua Portuguesa e de Matemática.




5a CAMINHADA CONTRA A DENGUE

A 5ª Caminhada contra a Dengue, promovida pela SMSDC-RJ, será realizada nesta sexta-feira, dia 07 de outubro. A mobilização  acontece toda primeira sexta-feira do mês e é uma estratégia para sensibilizar a população para a eliminação e prevenção de focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti e a comunicação de situações de risco para a Central de Atendimento ao Cidadão, pelo telefone 1746. Em setembro, a caminhada contra a dengue promoveu a mobilização de aproximadamente 30 mil pessoas e a eliminação de mais de 3 mil focos do mosquito Aedes aegypti.  Para participar, basta procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário