domingo, 16 de outubro de 2011

PROMOÇÃO DA SAÚDE: agenda de 16 a 22 de outubro

http://elosdasaude.wordpress.com/
PROMOÇÃO DA SAÚDE: agenda de 16 a 22 de outubro:
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS EM DEBATE

Nesta segunda-feira, dia 17, a Superintendência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ) promove o Centro de Estudos Mediação de conflitos como uma estratégia de prevenção da violência e convida profissionais e gestores de saúde, educação, assistência social e demais interessados a participar do evento. Neste Centro de Estudos, Jeanne de Souza Lima compartilhará a sua experiência e o aprendizado do curso Paz e Resolução de Conflitos, ministrado na Universidade de Chulalongkorn, na Tailândia.  O debate será moderado por Ana Maria Branco de Oliveira Andrade, da Coordenação de Saúde do Escolar da Superintendência de Promoção da Saúde da SMSDC-RJ. O encontro acontece de 9h30 às 13h30, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian (Rua Benedito Hipólito, 125 – Cidade Nova), e as inscrições serão feitas no local. 

SEMINÁRIO JUVENTUDE E VIOLÊNCIA

As relações entre juventude, violência, saúde e cidadania são tema de debate na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), nesta terça-feira, dia 18, durante o Seminário Juventude e Violência no Rio de Janeiro. O evento será realizado de 9h às 18h no auditório 13 da UERJ e promoverá quatro debates: Trajetórias de jovens cariocas e sua relação com o mundo do crime; Análise Espacial da Vitimização Letal de Adolescentes e Jovens; Juventude, Violência e Polícia; e Contextos de violência e suas relações com o ambiente escolar. A UERJ fica na Tijuca, na Rua São Francisco Xavier, 524. Confira a programação completa do seminário Juventude e Violência.

EQUIDADE DE GÊNERO

O Instituto Promundo lança nesta terça-feira, dia 18, duas novas metodologias que contribuem para o envolvimento de profissionais de saúde e educação para a promoção da equidade de gênero com adolescentes e jovens. O Portal para Equidade de Gênero em Escolas – PEGE é um ambiente virtual que visa a oferecer aos profissionais que trabalham em escolas com adolescentes e jovens ferramentas para a reflexão e realização de ações para a promoção da equidade de gênero. O jogo Em seu Lugar objetiva promover a reflexão de profissionais das áreas da educação e saúde sobre dúvidas, emoções e receios que existem no imaginário de adolescentes e jovens. O jogo é composto por histórias de seis personagens adolescentes, baseadas em experiências reais, e possibilita aos participantes assumir o lugar desses adolescentes e vivenciar situações de maior ou menor vulnerabilidade em relação aos seus direitos. Durante o lançamento, o diretor executivo do Promundo, Gary Barker, apresentará um panorama sobre os 10 anos dos Programas H e M e Silvya Cavasin, do Instituto Ecos, ministrará a palestra Formação de professores em educação em sexualidade: contexto e mobilização para influenciar políticas públicas. O evento acontece a partir das 18h, no espaço cultural Centro Estadual dos Direitos da Mulher – CEDIM (Rua Camerino, 51, Centro, Rio de Janeiro).

EXCLUSÃO SOCIAL E VULNERABILIDADE

Equidade em saúde e justiça social estão em debate nesta terça-feira, dia 18, durante a Sessão de Pesquisa do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (DAPS). O evento será realizado no Salão Internacional da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz), de meio-dia às 14h. O debate será mediado pelo professor de Sociologia e Saúde Pública da Universidade de Lancaster, no Reino Unido, que ministrará a palestra Equidade em Saúde e Justiça Social: Questões chave da Perspectiva de Exclusão Social e Vulnerabilidade.

HOMEM AINDA NÃO EXISTE

A psicóloga Christina Montenegro lança o livro Homem ainda não existe – Compartilhando reflexões para que ele exista, nesta terça-feira, dia 18, às 19h, no Espaço Multifoco (Rua Mem de Sá, 126, Lapa). O lançamento conta com apresentação do comediante Fábio Porchat, que assina a orelha do livro, além de apresentações musicais.

YOGA PARA TERCEIRA IDADE

O Hospital Municipal de geriatria e Gerontologia Miguel Pedro, em Vila Isabel, oferece aula experimental de Yoga para pessoas com mais de 60 anos nesta terça-feira, dia 18, às 9h.  O objetivo é proporcionar os benefícios da Yoga para esta população e promover o envelhecimento saudável. A atividade é gratuita e as inscrições devem ser feitas no local, a partir das 8h30. Para participar é preciso levar um atestado médico que indique a aptidão para a atividade. O Hospital Municipal de geriatria e Gerontologia Miguel Pedro fica na Avenida 28 de setembro, 109, fundos. Informações: (21) 3111.6802.

DESAFIO RIO IDEIAS

A cidade do Rio de Janeiro está procurando as melhores idéias para aplicativos (Apps) que melhorem a cidade e a vida de seus habitantes, empresas e turistas. O Desafio Rio Ideias premia a criatividade das ideias mais interessantes para aplicativos, oferecendo R$ 1.000 para as 10 melhores propostas e R$ 500,00 para as 20 seguintes. As ideias podem abordar qualquer aspecto da cidade – lúdico, informativo, social, histórico, econômico, arquitetônico, cultural ou outro – e os aplicativos podem assumir em qualquer formato – internet, computador, smartphone, tablet, por exemplo. Participe com sua idéia!

* Para divulgar eventos, atividades e experiências em promoção da saúde, envie um email para elosdasaude@gmail.com, indicando o tema e a data do evento no assunto do email.


Nenhum comentário:

Postar um comentário