terça-feira, 1 de novembro de 2011

Breves reflexões sobre a brincadeira e a educação

http://www.vithais.com.br/
Breves reflexões sobre a brincadeira e a educação:




A brincadeira é importante inclusive na vida adulta. Funciona como elemento que permite ao adulto - num mundo de compromissos, cobranças e competitividade - o relaxamento, a descontração, o desligamento necessário para a sua própria sanidade, dando a ele fôlego e condições de continuar, de prosseguir, tendo sempre em seu horizonte uma luz no fim do túnel. O adulto que vivencia o lúdico por ter aprendido a brincar quanto criança consegue rir de si mesmo e do mundo ao seu redor; preservando a criança que há dentro de si, mantém o bom humor e aumenta consideravelmente a sua expectativa de vida pois vislumbra prazer real nas situações em que está envolvido.




O sentido do lúdico na vida da criança, a brincadeira como elemento de criação, socialização e realização, constituem elemento fundamental para a consecução da infância, a concretização da criança e também do adulto feliz. Criança que não brinca não vive a infância como deveria. Brincar é tão essencial para a criança quanto comer, beber ou respirar.







Educar significa, acima de tudo, conceder boa parte de sua experiência de vida para que outras pessoas possam viver melhor; ceder conhecimentos que permitam aos outros atravessar oceanos, viajar no tempo e espaço e conhecer outras culturas; permitir que espaços inalienáveis possam ser invadidos, reconhecidos e melhorados pela ação conjunta de várias pessoas, muitas vezes desconhecidas entre si; transpor os obstáculos que teimam em permanecer no caminho da constituição de um amanhã melhor, mais justo, digno e seguro para todas as pessoas deste planeta; fornecer ferramentas para que surjam pessoas cada vez mais conscientes de nossa responsabilidade como pilotos dessa imensa nave-mãe chamada Terra (para que paremos a destruição dos mecanismos vitais para a sobrevivência de todos).




Por João Luís de Almeida Machado



Nenhum comentário:

Postar um comentário