quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Qual a sua forma criativa de incentivar a leitura no mundo?

http://www.estantevirtual.com.br/blogdaestante
Qual a sua forma criativa de incentivar a leitura no mundo?:

As pesquisas apontam: o brasileiro lê pouco. Em média, um livro por ano em oposição à média de 11 livros lidos nos Estados Unidos. Isso mesmo, apenas um livro, excluindo-se as obras didáticas e pedagógicas. Os números são resultado do levantamento Retratos da Leitura no Brasil realizado pelo Instituto Pró-Livro, em 2009. Ainda que os motivos para a pouca leitura sejam muitos e envolvam causas maiores, como o analfabetismo no país, o que chama a atenção nessa pesquisa diz respeito aos 13% que admitiram que não gostam dos livros. Sem falar que dos 95 milhões de leitores brasileiros, 22% afirmaram que leem somente por obrigação! A constatação dos fatos, nos leva a pensar em dois caminhos a seguir: ampliar, sim, o acesso ao livro, mas estimular também a formação de novos leitores.


E não precisa ser nenhum especialista em números para perceber que muitas pessoas ainda não descobriram a magia da leitura. Pensando nisso, o diretor de arte Marcos Felipe lançou um manifesto filmado em prol da leitura. O vídeo já teve mais de 20 mil acessos. Confira!



No vídeo, Marcos Felipe sugere formas criativas de incentivo à leitura entre as pessoas. Essas formas vão desde a leitura no ônibus de trechos de suas obras favoritas até a citação de passagens de autores clássicos em praças públicas. O importante é motivar as pessoas e despertar seu interesse para os livros.


Pensando nisso, a Estante Virtual ficou curiosa e quer saber: e você? Qual a sua forma criativa de incentivar a leitura no mundo? Acesse nosso perfil no Facebook e participe! Basta acessar a aba Welcome [2] (por um problema no Facebook, não pudemos alterar o nome da aba para Incentive a leitura) e comentar em nosso mural. Vale lembrar que uma simples ideia pode mudar o mundo. Então, compartilhe essa ideia!


*Participe também no Twitter, contando sua forma criativa de incentivar a leitura acompanhada da hashtag #incentivealeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário