sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Secretária de Educação, Claudia Costin, participou do lançamento da série "Escolher dá trabalho"

A produção é voltada para alunos do segundo segmento da rede municipal
09/11/2011 » Autor: Fernanda Reis

A secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, participou, na manhã desta quarta-feira (dia 9), do lançamento do programa “Escolher dá trabalho”, na Escola Municipal Orsina da Fonseca, na Tijuca. A série, produzida pela Multirio, é voltada para alunos do 2º segmento e tem como objetivo abordar projetos de vida dos estudantes, levando-os a refletir sobre seus caminhos profissionais e a necessidade de investir desde cedo em suas escolhas. Além da secretária Claudia Costin, também estiveram presentes no evento a presidente da MultiRio, Cleide Ramos, a coordenadora da 2ª CRE, Maria Inês Brazuna, a diretora da escola, Rose Antunes e a diretora do programa, Paola Barreto.

Durante o evento, a secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, falou sobre a importância da série na vida dos alunos do 2º segmento das escolas municipais.

- Este é um material para que os alunos de 6º a 9º Ano possam ser expostos a diferentes profissões, ouvir profissionais que fizeram diferentes escolhas e saber o que deu certo e o que deu errado na carreira deles. Quem vai fazer a escolha será o aluno, mas é muito importante que eles ouçam pessoas que já fizeram suas escolhas e conheçam diversas profissões através da série – declarou a secretária.

Em 13 episódios, a série explora diversas áreas do mercado, como engenharia, arquitetura, saúde, gastronomia e comunicação, entre outras. A cada programa, dois profissionais em atividade na área – um de nível técnico e outro superior – contam suas experiências, esclarecem dúvidas e dão dicas que ajudam a despertar o interesse do jovem em conhecer as profissões. O programa “Escolher Dá Trabalho” é gravado com alunos de cinco escolas que fazem parte do Ginásio Experimental Carioca. A estreia será neste sábado (dia 12), às 19h, no canal 14 da Net.

Para a presidente da MultiRio, Cleide Ramos, este programa vai complementar o trabalho realizado com os alunos do Ginásio Experimental Carioca (GEC), que tem como uma das bases, o apoio ao projeto de vida do aluno.

- A ideia do programa é trazer, com uma série televisiva, alguns esclarecimentos para os alunos, principalmente os do GEC, sobre vida profissional, carreiras que podem ser seguidas, entre outras coisas. Todo esse trabalho será somado com o que já veio sendo feito com os alunos ao longo do ano – afirmou a presidente a MultiRio Cleide Ramos

A aluna do 9ª ano do Ginásio Experimental Carioca Orsina da Fonseca, Priscilla Ximenes, aprovou o programa.

- É muito importante essa inciativa, o programa ajuda a esclarecer várias dúvidas que nós temos em relação ao futuro, questões que só a gente pode resolver. Além disso, os professores do GEC nos ajudam muito na descoberta da nossa vocação – disse a aluna.

GINÁSIO EXPERIMENTAL CARIOCA

O Ginásio Experimental Carioca, implantado este ano pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem como base três eixos: excelência acadêmica, educação para valores e projeto de vida do aluno. O novo modelo de ensino, com atendimento em tempo integral, mais tempos de aulas de Português, Matemática, Ciências e Inglês e professores com dedicação exclusiva, além de outras ações, é voltado para alunos do 7° ao 9° ano. O programa passou a ser adotado em dez unidades escolares e para o próximo Ano Letivo será ampliado, com a inclusão de mais sete escolas.

Entre algumas das ações do programa estão disciplinas eletivas, que serão de livre escolha dos alunos, salas de aula temática, ou seja, há o deslocamento dos alunos até a sala de cada disciplina e bibliotecas compostas com grande clássicos da literatura e material de pesquisa de profissões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário