sábado, 3 de dezembro de 2011

III Mostra Pequenos Leitores

http://cmzuzuangel.blogspot.com/
Nossa além de lindos todos leitores. Parabéns meninas!!!
III Mostra Pequenos Leitores:
“A criança deve ser incentivada a ler imagens, admirar as obras de artes, desenvolver a criatividade e capacidade de “ler” os detalhes expressos na tela, pelo artista”

  A Creche Zuzu Angel mobilizou nesta sexta feira, 02 de dezembro  toda a comunidade para o encerramento de um projeto desenvolvido pelas nossas crianças e educadoras. O projeto “Pequenos Leitores” que teve o objetivo de apresentar às crianças do maternal I e II,  as diversidades culturais, bem como suas particularidades, através do processo de conhecer, descobrir, interagir, crescer e apropriar-se de novos repertórios artísticos  de forma prazerosa, rica e envolvente.
  Como o mundo é repleto de significados e cheio de descobertas, nesta fase da infância! O ensino de Arte aborda uma série de significações, tais como: o senso estético, a sensibilidade e a criatividade.
 A criança na educação infantil, se encontra em fase de pensamento concreto e faz largo uso de seus sentidos para enriquecer suas experiências. Nesta fase, as atividades artísticas fornecerão ricas oportunidades para o seu desenvolvimento, uma vez que, põem ao seu alcance os mais diversos tipos de material para manipulação.
  Quando as habilidades infantis são estimuladas, ajudam no processo de aprendizagem, pois desenvolvem a percepção e a imaginação - recursos indispensáveis para a compreensão de outras áreas do conhecimento humano. dentro de seu universo de conhecimento e de percepção, as crianças da creche Zuzu Angel foram direcionadas pelas educadoras e produziram peças artisticas com massa de modelar, argila, areia, tinta, EVA...
  Os trabalhos foram expostos no pátio coberto da creche e poderão ser apreciado pelos familiares, colegas e convidados. Ao término do evento, cada criança levou sua produção e sua peça artística para casa e os familiares participaram na produção de um cartaz coletivo 
"Aqui você faz a sua arte".



Confira:

IVAN CRUZ

(1947)

Ivan tem como objetivo divulgar o máximo possível o resgate ao lúdico, à imaginação, quer incentivar ao máximo o desenvolvimento real das nossas crianças no feliz mundo das brincadeiras. Passou a retratar em suas telas: piões, crianças pulando corda, jogando bola-de-gude, pulando amarelinha, soltando pipa, pulando carniça e muito mais...
Ivan Cruz baseia seu trabalho na frase que criou:

 “A criança que não brinca não é feliz, ao adulto que quando criança não brincou falta-lhe um pedaço no coração”.



DI CAVALCANTI

(1897-1976)

A obra de Di Cavalcanti mostra a cultura brasileira e temas típicos do país, como o carnaval, o samba e o negro. Ele dizia que a mulata era o símbolo do Brasil e ficou conhecido no mundo todo como “O PINTOR DAS MULATAS”.
Além de pinturas, também fez ilustrações e caricaturas.

“Moço continuarei até a morte porque, além dos bens que obtenho com minha imaginação, nada mais ambiciono”.


ALFREDO VOLPI

(1896-1988)

Suas obras retratavam as casas dos bairros vizinhos e paisagens do litoral sul paulista. Com o tempo sua pintura se modificou. As figuras humanas e animais foram desaparecendo de suas paisagens e Volpi passou a se concentrar nas fachadas das casas. Aos poucos, as portas e janelas que pintava foram se transformando em figuras geométricas, como quadrados, retângulos, triângulos, círculos e semicírculos.
Com quadrados e triângulos, Volpi pintou as bandeirinhas, tão conhecidas em sua obra.




TARSILA DO AMARAL

(1897-1973)

Em suas telas registrou a realidade do interior com suas árvores, riachos, laguinhos, bichos, igrejas e santos, usando as cores rosa, azul e verde.
Retratou também a cidade de São Paulo, suas pontes, trilhos e chaminés, os trabalhadores e viajantes desamparados das ruas.
Sua obra é um retrato do Brasil e Tarsila é considerada a mais modernista das artistas brasileiras.




Apresentações, participações e visitas: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário