sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Nada na vida é por acaso...

http://www.vithais.com.br/
Nada na vida é por acaso...:
Somos todos passageiros a vagar pela vida...


Nada na vida é por acaso. Cada passo que damos, pessoa que encontramos, vínculo ou relação que estabelecemos têm um sentido, um porquê. Junte as peças do quebra-cabeças de sua vida e vá percebendo, aos poucos, como tudo reunido passa a dar para nós uma compreensão bastante clara de quem somos, dos valores que nos são caros, de nossa ética, dos relacionamentos que estabelecemos, das vitórias ou derrotas que tivemos, do quanto (ou não) nossos pais nos influenciaram, de que tipo de pais somos para nossos filhos, da trajetória profissional...






Encontramos pessoas em nossas vidas todos os dias e cada uma delas está ali por algum motivo em particular, seja para atendê-lo e prestar um serviço, ou então para compor em sua vida alguma lição ou ensinamento valioso, todas elas o auxiliam e, na mesma medida, aguardam da sua parte uma devolutiva, uma resposta, um retorno. Contribuímos do mesmo modo como recebemos de todas estas pessoas alguma coisa. Algumas vezes o que recebemos parecem remédios amargos, dores ou pesares apenas, mas mesmo destas duras situações há aprendizagem e crescimento, oportunidades para sairmos do marasmo, levantar a cabeça, sacudir a poeira e dar a volta por cima.






Portas se fecham e janelas irão ser abertas logo adiante... Não se esqueça nunca disso! Fui chamado para uma reunião não prevista pela direção ao final de um ano letivo, dois dias após a formatura em que havia sido o paraninfo da turma de formandos daquela universidade - momento tão especial e marcante na vida dos estudantes e também na de todos os docentes. A instituição ficava numa cidade vizinha, serrana, de clima ameno e agradável, a aproximadamente 40 minutos de Caçapava, minha cidade natal e onde residia naquela época. Minha esposa e filhos quiseram me acompanhar para passear um pouco e curtir o local onde fica a instituição, onde além do prédio há uma bela vegetação e jardins bem cuidados. Concordei de imediato, apesar de sentir no ar que aquela seria provavelmente uma das últimas vezes em que passaria por ali... Ao chegarmos lá, enquanto minha família saia para dar uma volta pelo bosque da universidade, fui direto a sala da coordenação. Minha chefe imediata tinha um olhar triste, estava cabisbaixa, mas não me falou o que iria acontecer, apenas me acompanhou até a sala da direção. Já tinha entendido tudo, mas ainda assim fui comunicado pela diretora de meu "desligamento" da instituição. Corte de custos foi a justificativa que me foi dada, o que procedia todos os anos e que já vira acontecer com queridos colegas anteriormente dispensados, todos muito competentes e devotados a instituição. Me ofereceram carta de recomendação, afirmaram ser uma perda considerável pelo bom trabalho que fazia por ali, disseram que eu era um profissional de ponta mas que, ainda assim, a escola estava se reorganizando financeiramente e... Ao sair da sala da direção, creio que por conta daquele sexto sentido que me fizera prever os acontecimentos, estava lívido, lúcido e consciente de que aquele era apenas mais um momento de superação, virada e renovação para minha vida. Encontrei colegas professores pelos corredores e fui me despedindo, nenhum deles estava entendendo direito o que acontecia, me abraçaram, alguns choraram, diziam que era uma injustiça, que a universidade estava dispensando um ótimo profissional e pessoa... Minha família chegou ali e também ficou um pouco abalada e consternada com a notícia. Acalmei a todos e disse a eles que aquelas portas estavam se fechando, mas que janelas iriam se abrir no futuro, que novas oportunidades surgiriam... Foram ótimos anos os que passei por lá, mas depois vieram outros trabalhos, tantas outras pessoas, continuei a vida, cresci e aprendi, levei alguns tombos e tive meus momentos de êxito e alegria... Depois da tormenta vem a calmaria, depois da calmaria vem a tormenta e a vida segue, com sua alternância de marés a nos proporcionar oportunidades ímpares, dores, sabores, tristezas, amores, saúde, doença, amizades... 






Agradeço a Deus todos os dias pela família, amigos, colegas de trabalho. Verdadeira benção ao nosso alcance a cada momento, são as pessoas que fazem a vida valer a pena, minuto após minuto. Em cada local pelo qual passo conheço mais gente e percebo a riqueza, a diversidade, as qualidades muito mais do que os erros, problemas ou dificuldades de cada um. Não tento tampar o sol com a peneira, como dizem no popular, desconsiderando o que as pessoas trazem de negativo no seu ser, mas tentando enfocar o bem que se encontra no coração de cada uma delas e fazendo com que isso aflore, venha a tona e prevaleça para o bem da pessoa e de todos os que a cercam. Não sei se consigo ser tão eficiente quanto gostaria, mas é assim que procuro agir...




Por João Luís de Almeida Machado
Membro da Academia Caçapavense de Letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário