domingo, 4 de dezembro de 2011

PROMOÇÃO DA SAÚDE: agenda de 04 a 10 de dezembro

http://elosdasaude.wordpress.com/
PROMOÇÃO DA SAÚDE: agenda de 04 a 10 de dezembro:

RAP DA SAÚDE EM VÍDEO

A Rede de Adolescentes Promotores da Saúde – o RAP da Saúde – lança nesta quarta-feira, 7 de dezembro, nova trilogia de vídeos sobre promoção da saúde. O evento acontece a partir das 13h30, no Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távora (Rua Conde de Bomfim, 824 – Tijuca).


MANUAL DO GERENTE DE SAÚDE

Fruto da iniciativa Teias-Escola Manguinhos, o Manual do Gerente: desafios da média gerência em saúde será lançado nesta terça-feira, 06 de dezembro, às 9h, na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz).  O material é voltado para gerentes intermediários das unidades de saúde e das unidades hospitalares, gerentes de unidades de atenção primária e para profissionais que atuam nos níveis centrais de Secretariais Municipais e Estaduais de Saúde, responsáveis em transformar as metas de suas unidades de saúde em resultados. O material atende demanda da Subsecretaria de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (Subpav/SMSDC-RJ) e está organizado em seis capítulos, elaborados após entrevistas com sete gerentes da SMSDC-RJ. A programação do evento inclui a palestra Saberes e Fazeres: a caixa de ferramenta do gerente em saúde, ministrada por Emerson Merhy, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade de Campinas (Unicamp), e apresentação de Bia Salgado, professora da Escola de Cinema Darcy Ribeiro, sobre o projeto O SUS no cinema, uma série de televisão que abordará o SUS, explicará as diferenças de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e uma Clínica de Saúde da Família, entre outros aspectos. O evento é aberto a todos e não é preciso realizar inscrição prévia.


SAÚDE DA FAMÍLIA EM MANGUINHOS

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz) promove nesta quinta-feira, 8 de dezembro, o seminário Participação Social, Saúde da Família e Intersetorialidade: O Desafio da Construção Local em Manguinhos. O evento acontece de 9h ao meio-dia o auditório térreo da instituição e a programação inclui o painel A Saúde da Família em Manguinhos: acesso e qualidade do cuidado, apresentado pela coordenadora do Programa TEIAS-Escola Manguinhos, Elyne Montenegro Engstrom, e o lançamento do vídeo Saúde da Família: 100% Manguinhos. Em seguida, roda de conversa sobre gestão participativa reunirá o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro; o subsecretário de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde da SMSDC-RJ, Daniel Soranz; a apoiadora de Gestão Participativa do Teias-Escola Manguinhos, Patricia Evangelista; a presidenta do Conselho Distrital de Saúde da AP 3.1, Maria de Fátima Gustavo Lopes; e o diretor da ENSP/Fiocruz, Antonio Ivo de Carvalho. O debate será moderado pelo coordenador de cooperação social Fiocruz, José Leonídio Madureira.  O evento será encerrado com a posse do Conselho Gestor Intersetorial de Manguinhos.


CAI NESSA LOUCURA!

O cenário atual da Rede Brasileira de Saúde Mental e Economia Solidária está em pauta nesta semana, durante o II Encontro Nacional de Experiências de Geração de Trabalho e Renda: Rumo ao Cooperativismo Social, que acontece dias 6 e 7 de dezembro, terça e quarta-feira, no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CT/UFRJ). O evento debaterá as estratégias de incubação, inovação tecnológica e sustentabilidade dos projetos, o marco jurídico do cooperativismo social e apresentará propostas para o Programa Nacional de Apoio ao Cooperativismo Social que será lançado em breve pelo governo federal.




O QUE É COMER BEM?


O sociólogo francês Claude Fischler, da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, ministrará a palestra O que é comer bem?, nesta sexta-feira, 9 de dezembro, na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz). O evento acontece de 9h ao meio-dia no auditório térreo da instituição e conta com a participação dos pesquisadores Denise Oliveira e Silva e Luis David Castiel, ambos da Fioccruz, como debatedores. O evento será transmitido pela Rede Fiocruz e contará com tradução simultânea.





HORTA COMUNITÁRIA

Acontece neste sábado, 10 de dezembro, a primeira reunião para implantação do projeto Horta Comunitária São José Operário, na Praça Seca. O encontro será realizado no Grupo do Idoso Vivendo Alegre, na Praça Seca, de 14h às 17h, e abordará relações de convívio e cidadania, males do agrotóxico, agricultura urbana e orgânica, segurança alimentar e nutricional e aproveitamento total dos alimentos. A programação também inclui a exibição do filme O Veneno Está na Mesa, de Silvio Tendler, que integra a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (21) 3798.2100 até quinta-feira, 8 de dezembro.


* Para divulgar eventos, atividades e experiências em promoção da saúde, envie um email para elosdasaude@gmail.com, indicando o tema e a data do evento no assunto do email.


Nenhum comentário:

Postar um comentário