sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Como estudar? (V)

http://www.vithais.com.br/
Como estudar? (V):


Ler é um dos mais importantes elementos do estudo. Veja a seguir algumas orientações que podem facilitar e tornar mais agradável a leitura:


a) VOCÊ SABE DE ONDE VEM A PALAVRA “TEXTO”? - É uma palavra latina que significa “tecido”. E o sentido de um texto é semelhante ao de um tecido, pois é resultado de uma confecção, ou seja, uma junção de linhas, no caso do texto, de palavras, para a construção de um sentido, uma ideia a ser transmitida, passada adiante por quem escreve aquelas linhas. Com bem explica o professor Celso Antunes, “O texto é um tecido de palavras que formam frases, frases que se entrelaçam em ideias”.


b) CONVERSE COM O AUTOR - Leia os textos que tiver pela frente como se estivesse conversando com o autor, trocando ideias, dialogando. Ao fazer isso, pare com atenção para pensar a respeito das ideias mais importantes trazidas pelo autor através de sua produção e posicione-se quanto a elas, como se estivesse, de fato, na presença do escritor.


c) BUSQUE AS IDEIAS PRINCIPAIS DO TEXTO - Um texto compõe-se de ideias e, entre elas, há sempre uma principal. Busque esta proposição principal. Como fazer isso? Ao analisar o texto você irá perceber que esta ideia mais destacada irá aparecer de forma explícita ou às vezes implícita em seus vários parágrafos. As outras ideias que aparecem são normalmente pontos de apoio para esta referência maior, auxiliando sua compreensão e/ou ampliando a discussão.


d) RELACIONE O TEXTO COM OUTROS MATERIAIS - Traçar relações entre o texto lido e outros materiais, em especial com outros artigos, ajuda a consolidar, a firmar as ideias. Por exemplo: Você leu um texto em que o autor fala sobre a digestão dos alimentos para sua aula de ciências. Já havia lido materiais sobre alimentação em revistas como a Superinteressante ou as semanais de informação, como Época ou Veja. Utilize estes conhecimentos suplementares para melhorar a sua argumentação e o debate. Esta orientação também pode ser utilizada em relação a filmes, músicas, obras de arte, dados extraídos da internet...


e) FAÇA UM RESUMO DO TEXTO AO FINAL DA LEITURA - Ao fazer isto, você estará colocando no papel a sua compreensão do que foi lido e, ao mesmo tempo, fixando as ideias principais ali presentes. Escreva procurando recriar o texto, com suas palavras, de forma a traduzi-lo, a torná-lo mais acessível a sua compreensão, interpretação e estudo.


Por João Luís de Almeida Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário