terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Crianças asmáticas podem fazer atividades físicas?

http://blogdalergia.blogspot.com/
Leiam, bem interessante!!
Crianças asmáticas podem fazer atividades físicas?:

A prática regular de exercício físico reduz sintomas alérgicos em crianças. Mas, na prática, o que se vê é a limitação das atividades esportivas, em especial nos portadores de asma (ou bronquite). Estudos recentes chamam a atenção para este fato e enfatizam a importância do tratamento adequado da asma, baseado nas diretrizes nacionais e internacionais pois a asma bem controlada permite atividades normais para crianças  asmáticas. 


O exercício físico exerce efeitos positivos nos sistemas cardiovascular, respiratório e muscular, sendo essencial para o desenvolvimento infantil, destaca a pesquisa da universidade italiana. E enfatiza que no caso de crianças alérgicas o benefício é ainda maior: a atividade física regular age beneficamente sobre o sistema imunológico e pode reduzir a inflamação alérgica. O condicionamento físico através de exercícios reduz o número de crises e melhora a qualidade de vida das crianças asmáticas.


Mas, atenção para estes fatores:


- É importante avaliar as condições do recinto em que a atividade é realizada para evitar a exposição das crianças a alérgenos ambientais. 
- Pergunte ao alergista se seu filho tem asma por exercício e, em caso positivo, solicite uma orientação 
- Fatores como o ar frio, umidade, materiais empoeirados, etc. podem provocar sintomas. Da mesma forma, o estudo indica que certos materiais usados durante o exercício como esteiras, tapetes, devem receber limpeza adequada. 
- Natação é um esporte apropriado pois fortalece a musculatura respiratória. Mas, cada criança deve escolher a modalidade esportiva que mais aprecia, sendo algumas mais recomendáveis, como tênis, voleibol, futebol, artes marciais e natação.
- É recomendado fazer exercícios de alongamento e aquecimento gradual antes de iniciar a atividade física.

Crianças com asma podem praticar esportes, desde que se respeite 
o controle da asma e a sua preferência. 

Fonte: Sociedade Latinoamericana de Alergia Asma e Imunologia



Nenhum comentário:

Postar um comentário