domingo, 19 de fevereiro de 2012

Cuidado com as doenças causadas pelo beijo

http://www.blog.saude.gov.br/
Cuidado com as doenças causadas pelo beijo:

Foto: Max Haack / Agência Haack


O Carnaval é marcado por várias comemorações. Lugares cheios, várias pessoas reunidas para festejar e pular a folia. E é justamente nesse clima que muitas paqueras acontecem. Mas por causa da baixa na imunidade, causada pelos vários dias de pouco sono e muita atividade, aumentam as chances de contrair doenças transmitidas pelo beijo.


De acordo com o coordenador geral de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Ricardo Pio Marins, o contato direto boca a boca pode provocar várias doenças. “Existe a possibilidade de transmissão de hepatite B através de saliva em contato mais íntimo e não precisa ser tão íntimo quanto do HIV. Hepatite B se transmite muito mais facilmente do que as outras infecções. Se a pessoa estiver com uma lesão em atividade de herpes labial, o contato direto também vai facilitar a infecção. Além disso, tem a doença dita doença do beijo que é a mononucleose e citomegalovirose, que são doenças que ocorrem, principalmente, na idade adulta especialmente no indivíduo adulto jovem e no adolescente.”


Ricardo Pio Marins explica que para evitar uma baixa muito forte da imunidade, é preciso se alimentar bem, dormir o necessário e se manter hidratado.



Fonte: Hortência Guedes / Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário