sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Cuidados com a pele no carnaval vão além do uso de protetor solar

http://www.blog.saude.gov.br/
Cuidados com a pele no carnaval vão além do uso de protetor solar:

Foto: Holger Spiering/Westend61/Corbis


Para os foliões que passam horas nos blocos de rua ou seguindo o trio elétrico, a dica principal do chefe da área de dermatologia do Hospital Federal de Bonsucesso (RJ), vinculado ao Ministério da Saúde, Paulo Cotrim, é não esquecer de usar protetor solar. “A proteção é essencial para evitar queimaduras. No carnaval, se estiver exposto ao sol, é muito importante não sair de casa sem passar o protetor solar, de no mínimo FPS 15, repetindo a aplicação a cada três horas”, frisa Paulo Cotrim.


O médico aconselha evitar o sol entre 10h e 17h, considerando o horário de verão. Mas como estes horários coincidem com a hora da apresentação de muitos blocos do carnaval de rua, é aconselhável investir em acessórios como bonés ou chapéus de abas largas e abusar do protetor labial.


Maquiagem - Na hora de preparar a fantasia, Cotrim avisa que é necessário cuidado redobrado com a maquiagem. “Quem é alérgico tem que verificar o que compõem a maquiagem. E dependendo da substância, pode ter ação nociva, ainda mais se exposta ao sol”, diz o dermatologista de Bonsucesso.


A dermatologista Márcia Senra, do Hospital Federal de Ipanema, também vinculado ao Ministério da Saúde, afirma que produtos para pele que contém tinta e corante, como sprays, purpurinas e colas, podem causar alergias, caracterizadas por placas vermelhas e coceira. “É recomendado fazer um teste antes de usar na região anterior ao antebraço. É preciso deixar, se possível, de um dia para o outro para ter certeza que não vai ter nenhuma reação”, observa.


A dermatologista dá dicas para descobrir antecipadamente uma alergia: “A criança que tem alergia a iogurte de morango, por exemplo, possivelmente tem alergia a corante e deve evitar pintar o rosto”, acrescenta Márcia.


Crianças - Chefe da área de dermatologia do Hospital Federal de Bonsucesso (RJ), vinculado ao Ministério da Saúde, Paulo Cotrim, é enfático quando o assunto é maquiagem em criança: “Eu preconizo que criança não deve usar maquiagem. Uma bolinha para se vestir de pierrot é aceitável, mas a maquiagem propriamente dita, não recomendo”. Isso porque a pele da criança é fina, o que facilita o aparecimento de irritações. “Quem se importa com a maquiagem são os pais, a criança só quer brincar. Os adultos tem que prezar pela saúde dos pequenos”, recomenda Cotrim.


Segundo o dermatologista, após a folia a melhor forma de higienizar a pela é no banho. “Lembrando de usar o sabonete indicado para o tipo de pele”, acrescenta.


Limão e sol - Dermatologista do Hospital Federal de Ipanema, Márcia Senra, observa, ainda, que as pessoas devem evitar ingerir caipirinha e outras bebidas ou comidas com limão no sol. “É importante não expor a pele ao sol. O limão faz verdadeiras queimaduras, até com bolhas. Lavar não é só passar água, precisa de sabão para retirar todo o resíduo”, conclui Senra.


Fonte: Ana Paula Ferraz / Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário